Vestibular, e agora? – Parte I

O exame do vestibular representa um dos momentos mais importantes na vida de um jovem. Afinal, ele é a porta de entrada para o futuro de qualquer pessoa que almeja seguir uma carreira profissional ou acadêmica.

Para ser bem-sucedido, não basta que o estudante tenha bom domínio dos conteúdos programados ao longo da educação escolar. É preciso que ele conte com uma boa preparação, com muita dedicação, disciplina, organização e planejamento na assimilação desses conteúdos. Além disso, outros fatores como boa alimentação, períodos adequados de sono e exercícios de autocontrole do nervosismo e da ansiedade são indispensáveis para que os resultados almejados sejam alcançados.

Todas essas orientações são importantes para aquele aluno que já definiu com precisão que curso superior pretende seguir e, consequentemente, qual faculdade deseja frequentar. No entanto, nem todos os jovens que estão cursando o ensino médio estão nessa condição. Boa parte desses alunos, para não dizer a maioria, tem dúvidas sobre qual caminho seguir rumo a uma futura profissão.

Por essa razão, reuni algumas orientações importantes sobre como escolher, de forma consciente e segura, o curso e a faculdade em que você irá completar sua formação.

Você ainda não decidiu o curso?

Apesar do apoio oferecido aos alunos, a escolha do curso superior e, consequentemente, da futura profissão não é tarefa fácil. Selecionei algumas dicas para ajudá-lo na tomada dessa decisão:

1. Busque informações sobre a profissão que você deseja seguir.
2. Faça pesquisa sobre o mercado de trabalho da área.
3. Conheça bem suas áreas de interesse, profissionais e pessoais.
4. Converse com pessoas que já se formaram e trabalham na área.
5. Tire todas as dúvidas com sua família e com seus professores.
6. Identifique seus talentos e suas afinidades: o autoconhecimento é essencial nesse momento.

Helena Cristina (Colaboradora do setor de Comunicação, do CEFSA)
Graduada em Marketing

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *