Crescendo Juntos

Centro Educacional da Fundação Salvador Arena

Segurança de pedestres no trânsito: dicas para andar com as crianças

Quem nunca viu uma criança correndo sozinha pela calçada ou pela rua, e um adulto desesperado correndo atrás dela? Um dos principais perigos desse tipo de situação é o atropelamento, um acidente que pode ser fatal. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil ocupa o quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito. Todos os anos, cerca de 45 mil brasileiros vão a óbito em acidentes de trânsito no país, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Embora nos dias atuais muitas famílias utilizem o carro ou o transporte público a todo instante, todos somos pedestres em algum momento. Andar pelas calçadas e atravessar as ruas é inevitável. Então, o jeito é preparar seu filho para conviver bem com essa situação. É de extrema importância alertar a criança desde pequena sobre bons hábitos, que podem prevenir ocorrências irreversíveis. Dessa forma, ela cresce consciente dos perigos e atenta ao que se passa ao seu redor.

A seguir, veja dicas sugeridas pelo Guia do Programa Criança Segura Pedestre, para tornar o trajeto diário pelas ruas menos ariscado.

  • Toda criança com menos de 10 anos deve ser acompanhada por um adulto quando circular por ruas e calçadas, com mãos dadas. A supervisão de um responsável é fundamental para minimizar riscos.
  • Oriente a criança aos poucos, desde bem pequena, quando estiverem caminhando a pé. O treinamento e o aprendizado de bons hábitos acontecem gradualmente.
  • Ensine-a sempre a atravessar na faixa de pedestres, em qualquer situação.
  • Ande sempre pela calçada e não pela rua.
  • Quando estiver caminhando com a criança, escolha sempre os trajetos mais seguros, com menos ruas para atravessar.
  • Mostre que só se pode atravessar a rua quando o sinal para pedestre estiver verde. Ensine-a também a fazer contato visual com os motoristas dos veículos antes de atravessar. Além disso, é importante olhar bem para os dois lados da rua, porque alguns motoristas podem infelizmente não obedecer ao semáforo.
  • Explique que ela nunca deve tentar atravessar uma rua ou avenida correndo, pois é perigoso ser atropelada.
  • Caso o sinal de pedestre fique vermelho durante a travessia sobre a faixa, o pedestre deve continuar em frente, e não voltar para trás.
  • Em locais onde não há faixa de segurança para a travessia, deve-se utilizar a passarela, ainda que o trajeto seja mais longo.
  • Em regiões onde não existe nenhum tipo de calçada e a única opção é caminhar na rua, ensine a criança a andar o mais distante possível dos carros e de frente para o tráfego (no contra fluxo).
  • Dê o exemplo! A criança aprende ao observar o que os pais e adultos fazem; por isso, nada de atravessar fora da faixa ou com o semáforo de pedestres fechado.
  • Fique especialmente atento nos dias com alto volume de tráfego e tempo chuvoso e também em locais com pouca luminosidade e com limite de velocidade superior a 40 quilômetros por hora. Todos esses são fatores que aumentam os riscos de atropelamento.
  • Não permita que as crianças brinquem em ruas, estacionamentos ou perto de entradas e saídas de garagens.
  • Utilize jogos, livros e filmes para orientar as crianças sobre segurança no trânsito; explicações lúdicas atraem a atenção e ajudam a memorizar a mensagem.

Fonte: www.revistacrescer.globo.com

Rubens Fogaça Junior (Colaborador do setor de Segurança do Trabalho, do CEFSA)
Técnico em Segurança do Trabalho

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo