Crescendo Juntos

Centro Educacional da Fundação Salvador Arena

Realidade aumentada e realidade virtual

Em um mundo cada vez mais instável, em que a cada momento surgem tecnologias diferentes, é natural que não compreendamos o significado de alguns termos. A realidade virtual e a realidade aumentada são alguns deles que, apesar de já fazerem parte da nossa atualidade, ainda são confundidos.

A realidade virtual surgiu há bastante tempo, de maneira bem simples de acordo com a época, e foi evoluindo ao longo dos anos, até chegar a esse conceito bem conhecido e moderno atualmente. Basicamente, a realidade virtual buscar inserir o indivíduo em um cenário totalmente diferente da sua realidade, ou seja, pode estimular os sentidos da pessoa por meio de efeitos sonoros e visuais.

Além disso, é muito comum o uso dos óculos VR (Virtual Reality) e seus acessórios, que estimulam ainda mais essa aventura virtual. Alguns exemplos de realidade virtual são os simuladores de montanha-russa, os videogames de diversos tipos de aventuras, de corridas de carro e tantos outros que fazem o usuário sentir a adrenalina como se fosse na vida real; ademais, essa tecnologia também auxilia no âmbito profissional em treinamento de pilotos de avião com uso de simuladores.

Já a realidade aumentada busca fazer os elementos digitais interagirem no mundo real. Um jogo bastante conhecido que utiliza a realidade aumentada é o Pokémon Go: os personagens aparecem em diferentes lugares e seus usuários precisam localizá-los para conseguir capturá-los, como se realmente estivessem naqueles locais, porém tudo em um ambiente virtual.

A realidade aumentada é muito utilizada em filtros do Instagram e Snapchat, em que as animações aparecem no rosto do usuário ou no ambiente da câmera sem que realmente estejam ali. Os códigos QR code também são formas de realidade aumentada já que, através deles, é possível apresentar vídeos e arquivos somente ao ter acesso ao código.

Ainda há infinitas possibilidades para a utilização dessas tecnologias, como nas áreas da saúde, educação, customização, publicidade, ambiente corporativo etc. E com o passar dos anos, elas se tornarão cada vez mais abrangentes e eficientes em diversos ramos do conhecimento. Se utilizadas da maneira correta e para fins humanitários, poderão ser de grande auxílio no nosso dia a dia.

 

Colaboração: Sarah Rocha dos Santos (aluna do curso de Administração da FTT)

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo