Crescendo Juntos

Centro Educacional da Fundação Salvador Arena

Indicação de Obras: Mitologia Grega

A Mitologia Grega é um conjunto de mitos (histórias e lendas) sobre vários deuses, heróis, titãs, ninfas e centauros. Ela originou-se da união das mitologias dórica e micênica. Seu desenvolvimento ocorreu por volta de 700 a. C. Pode-se dizer que na Grécia Antiga a religião era politeísta, pois os gregos adoravam vários deuses.

Não existem escrituras sagradas (como a Bíblia para os cristãos) sobre o universo mitológico. As principais fontes a esse respeito foram escritas no século VIII a.C. por Hesíodo (Teogonia) e por Homero (Ilíada e Odisseia). Os deuses, além de ter forma humana, tinham sentimentos humanos como amor, inveja, ambição, ódio, ira, entre outros. Suscetíveis a esses sentimentos, era comum os deuses se apaixonarem por humanos e com eles terem filhos.

Alguns heróis da Mitologia Grega eram filhos de deuses e humanos. Os deuses, diferentemente de seus filhos, eram imortais.

LIVROS COM A TEMÁTICA MITOLOGIA GREGA:

  • Mitos gregos: O voo de Ícaro e outras lendas
  • A maldição de Édipo
  • Viagem ao reino das sombras
  • Afrodite: amores e traições
  • Ilíada
  • Odisseia
  • O destino de Perseu
  • A Grécia: mitos e lendas

Fonte: www.infoescola.com

Mayara Ferreira (Colaboradora da Biblioteca, do CEFSA)

Compartilhe!

Um comentário em “Indicação de Obras: Mitologia Grega

  1. Existem algumas incorrecções neste artigo. Por exemplo:
    – É dito que a Mitologia Grega originou “da união das mitologias dórica e micênica”, mas não existe qualquer prova real disso mesmo;
    – Não é possível datar o “seu desenvolvimento”, porque é um processo que demorou mais de um milénio;
    – Se não existem “escrituras sagradas”, existiam conteúdos que todos os crentes deviam conhecer, nomeadamente a Ilíada e a Odisseia. A Teogonia, de Hesíodo, era apenas uma entre muitas teogonias que existiam, não sendo considerada “canónica” por todos;
    – Existiam vários casos de filhos de deuses que foram imortais, ou quase. Os mais óbvios são Herácles, Aquiles, Mémnon, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo