Crescendo Juntos

Centro Educacional da Fundação Salvador Arena

Técnicas de Redação – Parte X – Os Sete Requisitos do Bom Texto (cont.)

Como já foi destacado nos artigos anteriores, é de suma importância procurar obter a melhor qualidade possível quando se produz um texto. Nesse sentido, vale muito a pena conhecer e colocar em prática os requisitos do bom texto. No capítulo anterior, apresentamos os dois primeiros. Neste, vamos dar sequência a esse assunto.

 3º) “Tente obedecer à organização básica do texto.”

Tivemos a oportunidade de ver anteriormente que todo texto possui três partes fundamentais: introdução, desenvolvimento e conclusão. A introdução é a parte em que se apresenta o assunto ou tema ao leitor. É onde mais se evidencia o chamado tópico frasal, uma frase ou afirmação essencial, que concentra a ideia-núcleo do parágrafo. A não ser no caso dos textos dirigidos especificamente a pessoas determinadas, que já conhecem o assunto, deve-se partir do princípio de que o leitor nada conhece do que está sendo escrito.

Por esse motivo, na introdução, devemos ter o cuidado de apresentar o máximo de informações, a fim de situar o leitor, trazê-lo para dentro do texto. Isso, logicamente, de forma sintética. Em geral, a introdução é constituída por um ou dois parágrafos. O desenvolvimento é o corpo da redação, onde fazemos a explanação, a especificação, a discussão da ou das ideias anteriormente enunciadas.

Finalmente, a conclusão é o desfecho. Nela, podem ser incluídas a síntese do que foi exposto, uma tomada de posição e a proposta de soluções, se for o caso; enfim, o objetivo que se deseja atingir ao escrever o texto. 

4º) “Procure construir bons parágrafos.”

Se são as particularidades que formam um conjunto, bons parágrafos constituirão, no seu todo, um bom texto. O parágrafo é a unidade básica de composição: um grupo de duas ou mais orações, ligadas por um tema central. Daí sua importância.

A extensão do parágrafo é variável: tanto pode ter duas linhas como cinco ou dez. Tudo vai depender da simplicidade ou complexidade das ideias abordadas ou do texto propriamente dito. Todavia, assim como já foi orientado em relação às frases, não é aconselhável criar parágrafos excessivamente longos, que podem dificultar a leitura.

Um princípio básico pode ser observado na construção do parágrafo: ele não deve ser tão curto a ponto de deixar o assunto insuficientemente esclarecido, nem tão longo, com excesso de explicações redundantes.

A maneira mais comum, simples e direta de se desenvolver um parágrafo é utilizar a estrutura de texto linear, ou seja, ir do mais específico para o genérico. Ou seja, a partir de uma ideia em destaque, o tópico frasal, vamos acrescentando progressivamente argumentos, ideias, informações, e conduzindo o leitor para a questão principal, que se encontra na conclusão.

Contudo, seja qual for a estrutura utilizada, deve-se sempre escrever de maneira clara e precisa, sem fazer afirmações vagas, incorporando ao texto particularizações e detalhes, os quais vão deixando a ideia central mais precisa e significativa. Uma dica importante: seja em textos curtos ou longos, o primeiro parágrafo é sempre o de maior importância. Ele proporciona ao leitor uma primeira avaliação daquilo que o texto contém. Esse parágrafo inicial deve, pois, conquistar o interesse de quem lê o texto e deixar claros o propósito e a amplitude da composição. Por fim, não se pode perder de vista que, para se construir um bom parágrafo, é preciso manter sua unidade, coerência e continuidade.

Na próxima matéria, daremos continuidade aos demais requisitos de qualidade do texto escrito.

 

Colaboração: Sérgio Martins (ex-professor do CEFSA e atual colaborador do Setor de Comunicação nos serviços de revisão de textos)

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo