Crescendo Juntos

Centro Educacional da Fundação Salvador Arena

Por que fazer um curso técnico?

Com a chegada da pandemia do coronavírus, muitos dos problemas que já atingiam pessoas do mundo todo, especialmente as mais vulneráveis economicamente, tornaram-se ainda mais graves. Um deles foi o desemprego. Milhares de trabalhadores, das mais diferentes profissões, perderam seus cargos e salários, muitos de forma abrupta e inesperada. Dentre esses, um grupo que sofreu mais duramente o impacto dessa situação foi o dos jovens.

Se falamos em jovens, automaticamente nos lembramos do grande contingente de moças e rapazes que estão finalizando o Ensino Médio. De modo geral, a maioria deles demonstra grande interesse por cursos superiores, principalmente, os mais concorridos. Porém, tão logo iniciam o curso, descobrem que fizeram a escolha errada ou não conseguem arcar com os custos necessários para sua conclusão.

É justamente para esse público que existe uma excelente opção: os cursos técnicos. Trata-se de um conjunto enorme de possibilidades oferecendo qualificações nas mais variadas áreas. Vejamos algumas de suas vantagens:

1ª) Rapidez na formação profissional. Normalmente, os cursos técnicos duram de 1 a 2 anos, ou seja, o jovem torna-se um profissional em menos tempo e inicia sua prática na área escolhida de forma quase que imediata. Os cursos dão prioridade ao aprendizado prático da ocupação profissional.

2ª) Menor custo de formação. Uma das maiores vantagens de se fazer um curso técnico está no fato de que as mensalidades são menores do que as de uma faculdade (geralmente equivalem a 10% dos custos de cursos superiores). Além disso, existem cursos gratuitos e programas de bolsas que podem auxiliar em situações excepcionais.

3ª) Retorno financeiro. Os cursos técnicos permitem um rápido ingresso no mercado de trabalho, sem necessidade de estágio, e o desenvolvimento pessoal em funções com alta demanda de bons profissionais e bem remuneradas.

4ª) Maior índice de empregabilidade. No momento atual, esta é, sem dúvida, uma das maiores vantagens dos cursos técnicos. A capacidade que os profissionais técnicos adquirem de atuar de forma ágil e focada em seu campo de trabalho é um importante diferencial para a contratação desse tipo de mão de obra por parte das empresas. Vale a pena destacar que, até pouco tempo atrás, o mercado de trabalho buscava quase que exclusivamente profissionais formados em faculdades, porém esse cenário mudou, notadamente após a pandemia. Hoje, a procura por profissionais técnicos cresce em todos os setores da economia.

5ª) Compatibilidade com profissionais de países desenvolvidos. O técnico bem formado consegue se conectar com profissionais de países evoluídos em sua área e atualizar-se em relação às tendências e inovações de seu campo de atuação, adquirindo habilidades práticas e conhecimentos que se transformam em diferencial na sua carreira.

Como se pode verificar, a formação técnica é uma excelente maneira de um jovem direcionar sua carreira para a área desejada. De acordo com dados recentes divulgados por órgãos governamentais, a cada 500 mil postos de trabalho abertos, somente 37% são preenchidos. Isso porque, para a maioria das vagas oferecidas, cerca de 63% dos candidatos não possuem a qualificação desejada por não terem feito um curso técnico.

Para você que está prestes a encerrar o ensino médio, ou que já se formou e ainda não se decidiu sobre a futura carreira profissional, essa é, sem dúvida, uma boa opção. Procure conhecer melhor as vantagens e dificuldades das funções técnicas, as especialidades, o currículo dos cursos, o campo profissional e obter mais informações sobre o desenvolvimento de carreira nas áreas de sua preferência. Afinal vale a pena investir num campo que pode se tornar o alicerce de seu futuro profissional.

Aproveitando o ensejo, aqui vai uma informação oportuna a você que reside na cidade de Santa Rita do Passa Quatro ou nas redondezas: estão abertas as inscrições para o Curso Técnico de Agropecuária, gratuito, com duração de 1 ano, na Escola Técnica de Agropecuária Salvador Arena. Trata-se de uma ótima oportunidade para crescer profissionalmente. As inscrições vão até o dia 18 de janeiro de 2021. Para mais informações, consulte o manual do candidato através do link: www.escolatecnicasalvadorarena.com.br/processoseletivo

 

Fonte: www.catho.com.br/carreira-sucesso/carreira 

 

Colaboração:
Helena Cristina (Colaboradora do setor de Comunicação do CEFSA)

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo