Crescendo Juntos

Centro Educacional da Fundação Salvador Arena

Receita – Arroz com lentilha e cebolas caramelizadas

O ano de 2020, sem dúvidas, proporcionou muitas reflexões, ressignificações e aprendizados. E 2021 está chegando para colocarmos em prática tudo que aprendemos.

Algumas pessoas acreditam que certas simpatias durante a virada do ano podem trazer sorte para o ano seguinte, como por exemplo: pular sete ondinhas, usar roupas brancas, colocar dinheiro no sapato, comer certo tipo de alimento e assim por diante.

Se essas simpatias dão certo, não há como garantir, mas é unanime que, neste período de festas, o que mais desejamos é comemorar junto com família, mesmo que em grupos menores, devido à pandemia. E como comemorar acaba se tornando sinônimo de comer, selecionamos uma receitinha bem simples, nutritiva e saborosa, que pode ser preparada na virada de ano, utilizando a lentilha.

 

Antes de ler a receita, veja alguns dos benefícios da lentilha:

  1. Ajuda a diminuir o colesterol – possui fibras insolúveis que diminuem a absorção de gorduras.
  2. Desintoxica o organismo– limpa e regula os intestinos, absorvendo as toxinas.
  3. Diminui a Tensão Pré-Menstrual – contém uma substância chamada de lignanas, que tem uma ação semelhante aos hormônios femininos como os estrogênios, ajudando a diminuir os sintomas de TPM.
  4. Combate a diabetes – apesar de ter muitos carboidratos, possui muitas fibras, fazendo com que o açúcar não aumente muito no sangue.
  5. Previne e trata a anemia –alimento muito rico em ferro, recomendado especialmente para vegetarianos com tendência a desenvolver anemia.
  6. Ajuda a prevenir o câncer –além de ser rica em fibras, que diminuem o risco de câncer no cólon, tem antioxidantes que protegem as células do corpo.
  7. Melhora a saúde dos ossos – além de ter cálcio, contém isoflavonas, que ajudam a produzir hormônios importantes para fortalecer os ossos.

  

Receita: Arroz com lentilha e cebolas caramelizadas

Rendimento:
Serve 4 pessoas

Ingredientes:

  • 1 xícara (de chá) de arroz
  • 1/4 xícara (de chá) de azeite
  • 2 cebolas grandes
  • 1/2 xícara (de chá) de lentilha (deixadas de molho na noite anterior)
  • 1/2 colher (de sobremesa) de páprica doce ou defumada
  • Sal e temperos que desejar

 Modo de preparo:

  1. Faça o arroz da maneira que sempre faz (sugestão: arroz, sal, temperos e para 1 xícara de arroz, 2 xícaras de água na panela de arroz elétrica) e assim que estiver pronto, solte e deixe repousar até que a lentilha fique pronta.
  2. Retire a lentilha da água e lave com o auxílio de uma peneira em água corrente. Coloque-a em uma panela, cubra com 4 dedos de água com sal acima da margem das lentilhas e leve ao fogo para cozinhar descoberto. Verifique a textura provando um grãozinho. Quando estiver macia, escorra novamente a água e lave para frear a cocção.
  3. Leve as cebolas já fatiadas, o azeite e a páprica para a frigideira, deixe em fogo baixo, mexendo às vezes para não queimar até que todas as fatias estejam douradas.
  4. Retire 3/4 da cebola da frigideira e reserve. Junte a lentilha à cebola que ficou na frigideira, tempere com sal e salteie só para que a lentilha ganhe o sabor da cebola com azeite e páprica.
  5. Misture o arroz com a lentilha, acomode no prato que vai servir e coloque a cebola caramelizada sobre o arroz com lentilha.

 

Fonte: www.tuasaude.com.br
Receita: www.acasaencantada.com.br

 

Colaboração:
Helena Cristina (Colaboradora do setor de Comunicação do CEFSA)
Michelle Regina Ramos Gratieri (Coordenadora do Restaurante do CEFSA)

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo