Crescendo Juntos

Centro Educacional da Fundação Salvador Arena

Técnicas de Redação – Parte XII – Os Sete Requisitos do Bom Texto

Nesta página, encerramos o estudo sobre os requisitos do bom texto técnico, apresentando os dois itens finais desse conteúdo.

6º) “Mantenha a ordem e o equilíbrio do texto.”

Muitas redações perdem sua força devido à desorganização e ao embaralhamento das ideias. Às vezes, a pessoa que redige apresenta uma ideia importante completamente isolada, logo no início; acrescenta informações ambíguas a seguir; volta a enunciar a mesma ideia num momento seguinte e termina o texto de forma confusa e abrupta.

Para evitar que isso aconteça, mantenha-se atrelado ao esquema de redação, item já visto em capítulos anteriores deste curso, que lhe dará uma visão global do que será desenvolvido, e não perca de vista as três partes fundamentais do texto. Além disso, dê especial atenção à ordem dos parágrafos. Após o título e o parágrafo introdutório, onde se evidencia o tópico frasal, também já apresentado anteriormente, os demais parágrafos devem ser dispostos de modo a conduzir, logicamente, à conclusão.

A ordem, a divisão e o equilíbrio do texto dependem fundamentalmente dos parágrafos. Portanto, deve haver um parágrafo para cada aspecto do assunto ou tema. É comum encontrarmos frases separadas, que deveriam estar no mesmo parágrafo, ou frases que estariam melhor abrindo um novo período incluídas num único parágrafo. Isso deve ser evitado. Um texto bem organizado e equilibrado é mais fácil de ser lido e compreendido. A ordenação pode ser ditada por princípios lógicos, cronológicos e/ou espaciais.

Uma técnica muito usada é a da extensão: em trabalhos curtos, apresentam-se as ideias em importância crescente (fatos menos relevantes no início, ideias fundamentais no fim); em textos longos, expõe-se a ideia ou o fato mais importante logo no começo, elementos complementares no desenvolvimento e reiteração da ideia principal na conclusão.

7º) “Procure dar ênfase aos aspectos fundamentais.”

Toda redação, em alguma de suas partes, enfatiza um determinado aspecto do assunto tratado. A ênfase está presente em qualquer tipo de texto, esteja ou não o autor consciente disso. Mas ela só irá surtir efeito quando soubermos distinguir e ressaltar os pontos essenciais de nossa composição escrita, fazendo com que se sobressaiam dos indispensáveis pormenores. Ou seja, distinguir as ideias principais das secundárias é vital para quem pretende escrever bem.

Existem múltiplas maneiras de se dar ênfase ao texto. Por exemplo, usando-se título, subtítulo, itens, palavras ou frases sublinhadas, destacadas, entre aspas ou parênteses, frases curtas e incisivas etc. Começos e finais são de grande importância. Já foi constatado por meio de pesquisas que a maioria dos leitores lê e assimila o primeiro e o último parágrafos. As palavras mais lembradas, em geral, são as primeiras e as últimas; assim, devemos eliminar frases introdutórias e conclusivas dispensáveis.

Porém, se você achar necessário destacar um aspecto relevante do que está sendo apresentado no texto, repita palavras-chave. É recomendável, também, assinalar no esquema de redação os pontos que você deseja enfatizar, e depois concluir a terceira etapa, certificando-se de que eles foram realmente destacados no texto.

Nos próximos capítulos, estaremos tratando da finalização do trabalho de escrita e um ponto que merece muita atenção a quem deseja se desenvolver na árdua tarefa de escrever bem: as partículas de transição e as palavras de referência.

 

Leia as publicações anteriores sobre os “Requisitos para um Bom Texto”:

1º) “Não construir frases muito longas, nem muito curtas.”

2º) “Dê uma sequência lógica ao texto.”

3º) “Tente obedecer à organização básica do texto.”

4º) “Procure construir bons parágrafos.”

5º) “Tente respeitar ao máximo as qualidades essenciais de um bom texto técnico.”

 

Colaboração: Sérgio Martins (ex-professor do CEFSA e atual colaborador do Setor de Comunicação nos serviços de revisão de textos)

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo