Crescendo Juntos

Centro Educacional da Fundação Salvador Arena

Motocicleta + Segura

Com o crescente número de usuários de motocicletas no CEFSA e no mundo, é importante conhecermos algumas dicas de segurança que podem ajudar a evitar acidentes.

Segue um conjunto de recomendações para uma condução segura.

> O uso correto do capacete minimiza as possibilidades de ferimentos fatais.

Ele deve estar devidamente fixado à cabeça, preso ao queixo por meio da cinta, sem folgas, e com a viseira totalmente abaixada.  O capacete deve estar dentro da validade e ter o selo do INMETRO e preferencialmente com cores vivas.

> Uso de roupas adequadas.

As vestimentas adequadas para motocicletas devem ser: uma calça com tecido mais grosso e jaquetas resistentes; além disso, ele deve estar calçado com botas resistentes, que oferecem boa proteção aos pés.

> Distância entre os veículos e ultrapassagem.

O motociclista não deve pilotar “colado” ao veículo da frente; manter distância adequada em relação aos demais veículos é fator primordial de segurança.  A Legislação Federal de trânsito proíbe a circulação de motos pelo “corredor” que se forma entre as filas de veículos. O condutor deve manter distância segura entre os veículos que estão à sua frente e na sua lateral. As ultrapassagens devem ser feitas sempre pela esquerda.

> Frenagem

A maneira correta de frenagem deve ser aplicando-se 70% da força na roda dianteira e 30% na roda traseira, para que se consiga maior eficiência na parada total da motocicleta. Dessa forma, evita-se o travamento da roda traseira, e consequentemente quedas.

Um item importante para a proteção do motociclista é o uso de antenas laterais contra pipas.

> Manutenção preventiva

Outro fator importante na condução da motocicleta é realizar a manutenção preventiva como: calibragem dos pneus, lubrificação da corrente, verificação periódica do sistema elétrico e dos freios e troca dos pneus quando estiverem gastos.

Rubens Fogaça Junior (Colaborador do setor de Segurança do Trabalho, do CEFSA)
Técnico em Segurança do Trabalho

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo