Crescendo Juntos

Centro Educacional da Fundação Salvador Arena

INDICAÇÃO DE OBRAS: JOSÉ SARAMAGO

José de Sousa Saramago (16/11/1922 – 18/6/2010) foi um escritor português, considerado o responsável pelo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa, que recebeu diversos prêmios em sua carreira, entre eles, o Prêmio Nobel de Literatura em 1998, o primeiro a conquistar tal honraria em língua portuguesa.

O autor publicou seu primeiro livro aos 25 anos; a partir daí escreveu muitos outros, todos de grande sucesso, como O Evangelho Segundo Jesus Cristo, A Caverna, O ensaio sobre a lucidez e O ensaio sobre a cegueira, este último adaptado para o cinema em 2008.

José Saramago foi membro do Partido Comunista Português; em 1992, destacou-se como um dos fundadores da Frente Nacional para a Defesa da Cultura (FNDC) e em 2007 constituiu a Fundação José Saramago para a defesa e difusão da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos problemas do meio ambiente.

Saramago faleceu no dia 18 de junho de 2010, aos 87 anos de idade, na sua casa em Lanzarote, vítima de leucemia crônica.  O seu funeral teve honras de Estado; seu corpo foi cremado no Cemitério do Alto de São João, e as cinzas foram depositadas aos pés de uma oliveira, em Lisboa.

“Este mundo não presta, venha outro. / Já por tempo de mais aqui andamos / A fingir de razões suficientes. / Sejamos cães do cão: sabemos tudo / De morder os mais fracos se mandamos, / E de lamber as mãos, se dependentes.” José Saramago, Poemas Possíveis – 1966.

 INDICAÇÕES DE LIVROS:

• Memorial do convento
• Ensaio sobre a cegueira
• Ensaio sobre a lucidez
•  O evangelho segundo Jesus Cristo
•  A caverna
•  A maior flor do mundo

Rafael Giovede Costa (Colaborador do setor de Disciplina)

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo