Crescendo Juntos

Centro Educacional da Fundação Salvador Arena

Explorando a gestão financeira em Hollywood

O estudo de finanças é fundamental na gestão de recursos financeiros, tanto em cenários corporativos quanto na vida pessoal. Neste artigo, mostraremos um pouco da relação entre a gestão de finanças e sua representação em filmes populares, destacando as imprecisões e simplificação que ocorrem nas narrativas cinematográficas.

Um grande exemplo disso é o filme “A Grande Aposta”, lançado em 2015, que explora a crise financeira de 2008 e aqueles que a previram e lucraram com ela. O longa-metragem aborda conceitos financeiros altamente complexos, como Obrigação de Dívida Colateralizada (CDOs), títulos hipotecários e até mesmo swaps de inadimplência de crédito. Os personagens principais são investidores e gestores de fundos, e o enredo traz uma narrativa educativa, na qual os personagens quebram a quarta parede e explicam os conceitos financeiros aos espectadores, para tornar claros esses conceitos ao público leigo. Porém, mesmo tendo detalhes realistas, ainda existe uma simplificação do conteúdo, priorizando o entretenimento em detrimento do estudo.

Além disso, também é possível citar o filme “O Lobo de Wall Street”, que retrata a vida de Jordan Belfort, um corretor da bolsa de valores. A película dá enfoque ao ambiente de ganância e excessos do mundo financeiro de Wall Street(norte-americano), assim como atividades ilegais e antiéticas, manipulações de ações e esquemas de “pump and dump” (inflar e despejar). Apesar de o filme não explorar em grande medida a educação financeira de forma educativa como em “A Grande Aposta”, ainda há menções a conceitos como ações, IPOs (Ofertas Públicas Iniciais) e negociações de títulos, por exemplo.

Embora os filmes tenham excelente potencial para entreter e até, de certa forma, educar o espectador sobre o estudo de finanças, é de extrema importância inferir que eles frequentemente irão simplificar a realidade para se tornarem mais atraentes, e não devem ser considerados fontes definitivas de educação financeira.

Os filmes não substituem a necessidade de estudar e compreender os princípios na vida real e, para obter um conhecimento mais profundo e preciso dessa disciplina, é necessário recorrer a materiais educacionais especializados e fontes acadêmicas seguras.

Trata-se de um tema essencial e é essencial expor os motivos para isso, como, por exemplo, tomadas de decisões financeiras (investimentos, empréstimos, financiamentos, etc.), planejamento financeiro – em especial, um projeto previdenciário, entendendo o impacto dos juros compostos e a acumulação de riqueza -, controle financeiro pessoal e avaliação de riscos em geral.

A educação financeira desempenha um papel valioso para qualquer pessoa, mas é ainda mais crucial na formação de estudantes universitários que optaram pelos cursos de Economia, Administração, Engenharias, Contabilidade e áreas correlatas, para que possam tomar decisões financeiras sólidas em suas vidas pessoais e em suas profissões, prosperando no mundo dinâmico atual.

SUGESTÕES DE FILMES E SÉRIES

Autora: Isabella Martins Lubeck, aluna de Administração, da Faculdade Engenheiro Salvador Arena

Orientador: Professor Diogo Martins Gonçalves Morais

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo