Crescendo Juntos

Centro Educacional da Fundação Salvador Arena

O papel das estruturas de dados na defesa cibernética

No mundo digitalizado de hoje, a defesa cibernética tem sido uma preocupação constantemente discutida. A cada dia, dados sensíveis, como por exemplo, informações pessoais, referências financeiras ou até segredos comerciais são armazenados e transmitidos pela internet. Sendo assim, como as estruturas de dados podem ajudar a manter a integridade desses dados e auxiliar na defesa contra ameaças cibernéticas?

Estrutura de dados é o ramo da computação que estuda os diversos mecanismos de organização de dados para atender aos diferentes requisitos de processamento. Elas definem a organização, os métodos de acesso e as opções de processamento para a informação manipulada pelo programa (Ricarte, 2001), e trabalham para coletar vários tipos de dados (estruturados e não estruturados) e, em seguida, convertê-los em informações úteis e significativas (Sahni & Horowitz, 1982)

Essas estruturas geralmente desempenham um papel crucial na defesa cibernética, permitindo que as organizações analisem grandes volumes de dados para proteger sistemas e redes contra ameaças. As maneiras mais comuns de utilizar estrutura de dados na defesa cibernéticas são: análise de logs de segurança, detecção de intrusão, análise de tráfego de rede, análise comportamental, gerenciamento de vulnerabilidades, análise de malware, entre outros.

Um exemplo de recurso que faz uso de diversas estruturas de dados e que pode ser utilizado para auxiliar na defesa cibernética é o Wireshark. Essa ferramenta permite realizar análise do tráfego de redes, capturando pacotes de dados e analisando individualmente as características exibidas por eles; ou identificar atividades ilícitas, como por exemplo, ataque de invasores ou tráfego suspeito. Essas são algumas das funcionalidades disponibilizadas pelo Wireshark, que permitem uma fácil identificação de fragilidades na segurança da rede.

            Alguns exemplos das estruturas de dados utilizadas pelo Wireshark são: listas encadeadas, que são utilizadas para armazenar pacotes capturados em uma sequência ordenada e árvore sintática, ou árvores de análise, utilizadas para organizar e exibir os campos e informações em um pacote de maneira hierárquica.

Concluindo, pode-se afirmar que o papel das estruturas de dados na defesa cibernética é abrangente e de capital importância. Considerando-se que as ameaças cibernéticas continuam a evoluir em complexidade e sofisticação, as estruturas de dados são as principais responsáveis pela segurança dos usuários e irão desempenhar um papel cada vez mais imprescindível na coleta, organização e análise de informações que permitem a proteção eficaz de sistemas e redes.

  • Autores: Arthur Alves de Oliveira, Giovana Moreira da Silva e Victor Bueno Kato, alunos de Engenharia de Computação, da Faculdade Engenheiro Salvador Arena
  • Orientador: professor Eduardo Rosalem Marcelino

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo