Crescendo Juntos

Centro Educacional da Fundação Salvador Arena

Dicas de planejamento de estudo

Mais um ano, mais aulas e mais metas de estudos. Normalmente, é assim que se inicia um novo ciclo, no qual estudantes procuram encontrar uma forma mais eficiente de conseguirem boas notas, ou, pelo menos, “passar de ano”.

Porém, para que uma meta ou um objetivo seja definitivamente cumprido, é necessário que, em primeiro lugar, seja feito um planejamento, pois desta maneira é mais fácil garantir que caminho percorrer e evitar ainda mais a temível desistência.

Assim sendo, apresentamos abaixo algumas dicas de como se planejar para os estudos:

  1. Identifique-se com seu objetivo

É comum ao estudante que pesquisa sobre planejamento de estudos, deparar-se com uma dica relacionada ao autoconhecimento, ou seja, a sua identidade. Isso porque esse fator é uma necessidade para aqueles que querem alcançar o objetivo almejado. Lembre-se: nada vai mudar realmente em sua vida se você não tiver pleno conhecimento de suas potencialidades e de suas metas!

  1. Lembre-se do seu objetivo

Estabeleça bem qual é o seu objetivo, aquilo que lhe dá inspiração e vontade para fazer tudo o que foi proposto e que o levou a encarar esse desafio.

Durante uma mudança ou o início de um projeto, é comum surgirem certas dificuldades, como o estresse, a ansiedade e diversos outros fatores emocionais, além de problemas externos. Para lidar com esses impasses é necessário ter algo que dê motivação, a fim de que você consiga concentrar a sua força e energia quando pensar em desistir.

É importante ressaltar que um objetivo não precisa ser algo grandioso, mas que seja significativo para você.

  1. Inicie com pequenos hábitos

Por mais natural que seja os estudantes desejarem começar se jogando com tudo nos livros e cadernos e pensarem em ficar horas estudando até dormir, é necessário começar aos poucos.

Quando se quer fazer muita coisa de início é fácil se cansar e querer desistir, principalmente se os planos não vão de acordo com o que foi imaginado. Logo, é necessário criar pequenos hábitos de estudos. Aos poucos, conforme os estudos forem se desenvolvendo, a quantidade de afazeres irá aumentar, e para isso será necessário muita disposição.

  1. Monte um cronograma

Um cronograma pode ser feito de diversas formas; uma de suas vantagens é que ele pode ser moldado de acordo com cada rotina. Para utilizá-lo, basta analisar bem quais são as suas metas, sendo elas diárias, semanais, mensais, ou um conjunto de todas elas. Exemplo: estudar duas horas por dia durante toda a semana.

Então, comece utilizando uma folha, um caderno, planner ou bullet journal, aquilo que for de acordo com a sua preferência e que tenha praticidade, pois este será o seu melhor amigo e direcionador para o que será feito.

Defina quais matérias serão estudadas a cada dia, e de preferência, o horário para cada uma delas também. É importante que o horário estabelecido não seja posto em um momento de cansaço ou sono, para que o estudo torne-se mais produtivo. Além disso, é fundamental que o cronograma seja realista com a sua rotina, pois sua função é ajudar, e não atrapalhar.

Por fim, insira no cronograma os conteúdos das matérias a serem estudados; dessa forma, quando chegar o momento de estudá-los, você não perderá tempo pensando no que deve ser feito.

E não se esqueça: de início, é melhor não assumir muitos afazeres. Construa o hábito, e a partir dele, o amplie.

  1. Color Code

Um método que é muito conhecido pelos estudantes é o Color Code, onde cada cor representa uma matéria ou um tipo de tarefa.

Você pode utilizar esse método para organizar também o seu cronograma e até mesmo o seu caderno, e assim, quando olhar a cor, irá se lembrar instantaneamente de uma matéria ou tarefa que necessita ser feita.

  1. Tenha um caderno de conteúdos

A última, mas não menos importante dica de como se planejar para os estudos, é ter um caderno com todos os títulos de módulos ou temas que são passados em aula, juntamente com suas respectivas datas. Esse método pode ser comparado a uma espécie de sumário.

Com esse caderno, será mais fácil para você visualizar os conteúdos que já foram contemplados e analisar o que precisa ser estudado ou revisado, podendo também auxiliar na montagem do cronograma.

Com isso, finalizamos as dicas de como se planejar para os estudos!

Obviamente, existem muitos outros métodos para se planejar, e cada um tem sua especificidade e capacidade de ajudar os alunos de diferentes formas. O que pode ser eficiente para um, pode não o ser para outro. Por isso, perceba o que é melhor para você, mas não se esqueça do mais importante, que é realmente entrar em ação e cumprir suas tarefas.

O planejamento é um grande auxiliar, mas não se esqueça de que os resultados só vão depender de você!

Colaboração: Ana Paula Masuno Cardoso (aluna da FTT do curso de Engenharia de Alimentos)

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo