Crescendo Juntos

Centro Educacional da Fundação Salvador Arena

Teatro: um roteiro para nossa formação pessoal e cultural

Historicamente, o homem sempre sentiu a necessidade de representar a si próprio e seus comportamentos e, por meio da arte, preservou um cotidiano onde a interpretação não depende de tradução. Os diversos grupos que compõem nossa sociedade são o grande desafio para a percepção e representação das diferenças culturais.

O conceito de cultura é um dos mais complexos da atualidade. Resumidamente, podemos compreender cultura como o conjunto de tradições e saberes, aquilo que aprendemos sem perceber, o modo como nos relacionamos com aqueles que convivem conosco, a percepção do que ocorre à nossa volta e como nos identificamos com o grupo em que vivemos.

Nos dias de hoje, em que as diferenças culturais se acentuam cada vez mais, oferecer acesso a diferentes projetos culturais significa democratizar o repertório de informações artísticas e conceituais ao público, possibilitando ampliar as fronteiras do conhecimento e rever valores já estabelecidos.

O teatro é um local que oferece infinitas possibilidades de contato com as mais diferentes formas de expressão cultural, sendo um dos ambientes mais democráticos para a informação e o acesso a diferentes modalidades artísticas. Trata-se de um espaço que serve como uma grande oficina de formação, onde é preciso diversificar e apoiar a oferta de projetos culturais, para que cada espectador tenha a oportunidade de travar contato, conhecer e escolher entre gostar ou não de determinados espetáculos de arte dramática ou dança, shows, apresentações musicais, filmes, entre outros meios de manifestação artística. Além disso, o universo lúdico do teatro possibilita o desenvolvimento da criatividade, da memorização, do vocabulário e também da socialização.

O contato com o teatro desperta a curiosidade do público para conhecer autores, obras, expressões culturais que até então não sabiam existir, contribuindo assim com o propósito de formação cultural pela busca da informação.

Se a partir do acesso aos projetos e realizações de um teatro já temos a centelha da formação cultural em processo, o “fazer” cultural nos permite uma atuação ainda mais efetiva: não somente assistir a uma apresentação teatral, musical ou de dança, mais também ter a oportunidade de aprender a tocar instrumentos musicais, a atuar e dançar, para uma interação mais aprofundada com a linguagem artística.

A proposta do Teatro Engenheiro Salvador Arena é justamente a democratização cultural, ou seja, colocar todas as formas de manifestação artística à disposição do seu público, por meio das seguintes modalidades:

  • Arena em cena
  • Arena em movimento
  • Arena musical
  • Cine Arena
  • Espaço Arena
  • Arena em Debate

O principal objetivo é fornecer ao público uma programação cultural de qualidade, respeitando a diversidade de gêneros e linguagens, pois somente dessa forma é possível garantir um desenvolvimento cultural pleno. Buscamos proporcionar entretenimento com informação e o conhecimento de diferentes grupos e propostas culturais, que estimulem o senso crítico e a reflexão, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e atuantes.

Participe da programação cultural do Teatro Engenheiro Salvador Arena. Ela foi feita especialmente para você!

Viviane Viana (Colaboração – Núcleo de Apoio à Carreira)

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo