Crescendo Juntos

Centro Educacional da Fundação Salvador Arena

Indicação de Obras – Romances de Formação

Romances de formação, do alemão “Bildungsroman”, são livros que narram o caminho percorrido por um personagem rumo ao amadurecimento, ou as experiências cruciais para sua formação e o desenvolvimento de sua identidade. Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, romance de Goethe que narra a história de um jovem burguês decidido a se aventurar junto a uma trupe de comediantes é considerado o romance fundador desse gênero.

Sempre centrados na trajetória pessoal de um indivíduo, essas histórias possibilitam uma ligação intensa entre leitor e personagem. O curioso é que, em muitos casos, os romances de formação têm como personagens centrais homens ou mulheres comuns, sem grandes feitos ou qualidades. Em A Montanha Mágica, o próprio narrador já adianta, nas primeiras páginas, que Hans Castorp – o personagem principal – é um sujeito medíocre, em sua concepção. Ora, e qual a graça de ler centenas de páginas sobre a vida de uma pessoa medíocre? O próprio Thomas Mann nos explica:

“ O homem não vive somente sua vida pessoal como indivíduo; consciente ou inconscientemente, participa também da vida de sua época e de seus contemporâneos.”  E “…a idade sumamente avançada de nossa história provém do fato de ela se desenrolar antes de determinada peripécia e de certo limite que abriram um sulco profundo na vida e consciência dos homens…”

(Thomas Mann – A Montanha Mágica)

Conhecer a história de um indivíduo é, portanto, conhecer vestígios da história de seu tempo e espaço, e é isso que torna os romances de formação tão fascinantes.

Indicações:

  • O apanhador no campo de centeio, de J.D. Salinger
  • Ciranda de pedra, de Lygia Fagundes Telles
  • Minha vida de menina, de Helena Morley
  • The adventures of Tom Sawyer, de Mark Twain
  • O caçador de pipas, de Khaled Hosseini
  • A Montanha Mágica, de Thomas Mann
  • Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, de Goethe
  • Tetralogia Napolitana, de Elena Ferrante

 

Colaboração: Cintia Yamanaka (Colaboradora do CDMR)

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo