Logo CEFSA

FACEBOOK CTM   FACEBOOK FTT

Receita de Canjica


terça-feira, 11 de junho de 2013 às 11:29

Receita de Canjica - CEFSA

 

Prato tradicional, indispensável e típico das festas juninas, a canjica é uma iguaria cada vez mais apreciada pelos brasileiros. Também conhecida como curau”, “canjiquinhae papa de milho”, sua origem é pauta para muitas discussões.

 

Alguns peritos da área afirmam que a canjica é um prato de procedência nativa, sendo na verdade uma herança dos índios Tupinambás, que habitavam o litoral brasileiro na época em que os portugueses aqui chegaram, no século XVI.

 

No entanto, para alguns estudiosos da língua portuguesa, o termo canjica não é indígena, mas sim africana, sendo uma metamorfose de “kanzika”, que significa “papa grossa de milho cozido” no dialeto quicongo, falado no Congo e Angola.

 

Há ainda estudiosos que afirmam que a canjica é indiana e que seu nome tem origem no termo canja. Esse termo seria uma variação de “kanji”, que na língua malaia (falada no sudoeste da Índia) significa “arroz com água”. E assim, com a intensa presença portuguesa no país a partir do século XVI e com a substituição do arroz pelo milho e da água pelo leite de coco, a canjica teria se tornado o que conhecemos hoje.

 

Seja qual for a sua origem, a canjica já é um patrimônio da culinária brasileira. E para apreciar essa delícia, segue a receita da canjica do CEFSA, que deve ser consumida com moderação, pois é rica em carboidratos e açúcares simples.

 

Confira a receita:

 

 

 

Receita - Canjica Nome da Receita: Canjica
Rendimento: aproximadamente 20 porções
Valor Calórico:
105 kcal/porção de 100g (1 potinho de sobremesa)

 

Ingredientes

250g de milho pra canjica

1,5L de água

1L de leite integral

500g de açúcar

 

 

Modo de preparo

Deixar o milho de molho durante 1 hora.

Desprezar a água do molho, colocar o milho em uma panela e acrescentar 1,5L de água.

Cozinhar até amolecer bem o milho.

Acrescentar 1L de leite* e deixar cozinhar em fogo baixo até atingir a consistência desejada.

Acrescentar canela e cravo a gosto.

OBS: Também pode ser adicionado coco ralado.

 

 

* Calda de açúcar queimado

Se quiser fazer a canjica moreninha, pode ser adicionada a calda de açúcar queimado junto com o leite:

Colocar 500g de açúcar para derreter em uma panela.

Quando o açúcar perder a consistência, acrescentar 500mL de água aos poucos e deixar ferver até o açúcar dissolver na água.



PDFDownload da receita em pdf.

 

 

Lembre-se: a escolha saudável depende de você! O ideal é consumir, nas refeições, um alimento de cada grupo (com exceção dos doces) para garantir uma alimentação variada e equilibrada. Observe que as cores e o tamanho das porções são indicações proporcionais, porém, nem todo mundo irá precisar da porção completa, pois cada pessoa necessita de uma quantidade específica de calorias diferentes, de acordo com o peso, sexo, idade, estatura e atividade física. Assim, se for consumida metade da porção de um determinado grupo de alimento para suprir a quantidade de energia ou de calorias necessárias, as demais porções também deverão obedecer a essa proporção, ou seja, metade. Portanto, não é indicado, por exemplo, consumir duas porções de carne e meia porção de vegetais. O correto é manter a proporcionalidade das porções.

 

Se você tem alguma dúvida sobre a quantidade de energia e de calorias de que necessita para aproveitar bem o seu dia, consulte o site Nutriweb para efetuar a melhor escolha saudável.

 

Clique aqui e veja a campanha completa!