Logo CEFSA

Projeto “Trilhas de Carreiras” auxilia a consolidação da escolha profissional


terça-feira, 02 de abril de 2019 às 9:18

Entender o mundo do trabalho e fazer uma escolha profissional alinhada ao seu projeto de vida não é uma decisão fácil ao formando do ensino médio. E, para aqueles que ingressam na faculdade, alguns desses questionamentos podem persistir sobre a escolha profissional.

Pensando nisso, o Núcleo de Apoio à Carreira (NAC) iniciou o projeto “Trilhas de Carreiras” que busca a consolidação da escolha profissional para os cursos bacharelados oferecidos pela FTT. São 4 encontros promovidos entre às turmas ingressantes e profissionais do mercado de trabalho, compartilhando trajetórias profissionais e possíveis trilhas da profissão escolhida pelo calouro.

Até o final de março já foram realizados 2 encontros para os cursos de Eng. de Controle e Automação e Administração. Confira abaixo um resumo de cada evento:

Trilhas de Carreiras em Eng. de Controle e Automação

No dia 20 de fevereiro, o projeto Trilhas de Carreiras contou com a participação da Eng. Lívia Rodrigues, profissional de Performance em Produção na General Motors. Lívia é uma das líderes da área produtiva na General Motors e compartilhou um pouco do seu dia-a-dia na empresa. Ela também falou sobre sua trajetória acadêmica, em especial, sobre a oportunidade de realizar a graduação sanduíche em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Destacou a importância dos seus estágios na construção da identidade profissional, onde percebeu sua aptidão pela trilha de carreira em Operações. Ao retornar para o Brasil, atuou em algumas multinacionais até ser aprovada no Programa de Trainee da General Motors. Hoje, ela supervisiona um grupo de funcionários nas operações de produção de planta, sendo uma das responsáveis pela otimização de processos e atendimento à produtividade.

Trilhas de Carreiras em Administração

No dia 22 de fevereiro, o foi a vez do Trilhas de Carreiras receber o Guilherme La Vecchia, profissional de Gestão da Qualidade na Valeo Sistemas Automotivos. Guilherme é analista de qualidade na Valeo, mas sua trajetória profissional teve início na área de vendas. Atuou também na área de logística em multinacional de alimentação e na área comercial no setor bancário. Ao se graduar em Administração, foi aprovado como trainee da Valeo, na região de Campinas em São Paulo. Em 2018, tornou-se responsável pelo Sistema e Gestão da Qualidade da empresa em São Bernardo do Campo. Além de compartilhar a Trilha de Carreiras em Gestão da Qualidade, o profissional apresentou o conceito de algumas ferramentas como: Diagrama de Causa e Efeito, Princípio de Pareto, Zero Defeito, Ciclo PDCA, San Gen Shugi e QRQC.

Após esses eventos, a FTT identificou que o Trilhas de Carreiras também é uma oportunidade de relacionamento com as empresas participantes. Desde a sua realização, a faculdade já programou visitas técnicas aos estudantes e a divulgação exclusiva de oportunidades de estágio.

A programação do Trilhas de Carreiras continua no mês de abril. Aguarde por mais novidades desse projeto. Confira as fotos dos eventos logo abaixo:

Para empresas:

Se interessou pelo projeto e gostaria de contratar os estudantes do ensino técnico do Colégio Termomecanica e dos cursos bacharelados da Faculdade de Tecnologia Termomecanica?! Acesse nosso portal de vagas: www.cefsa.org.br/portaldevagas e divulgue as oportunidades de estágio e emprego da sua empresa para os nossos alunos!