Logo CEFSA

Professor Dr. Herman Voorwald avalia o trabalho desenvolvido no CEFSA


quinta-feira, 12 de dezembro de 2019 às 7:48

O Centro Educacional da Fundação Salvador Arena (CEFSA) destaca-se na região do ABC pela qualidade dos serviços educacionais prestados, assumindo a missão de promover a transformação social de seus alunos por meio da educação. O Dr. Herman Voorwald, engenheiro, professor e ex-Secretário da Educação do Estado de São Paulo, tem acompanhado o trabalho desenvolvido na nossa Instituição e contou suas percepções sobre os projetos pedagógico e acadêmico, infraestrutura do CEFSA e a implantação dos cursos de pós-graduação na Faculdade de Tecnologia Termomecanica (FTT) em 2019.

Seu primeiro contato com a Fundação Salvador Arena ocorreu há alguns anos, quando foi convidado para ministrar uma palestra sobre materiais aeronáuticos no Teatro Eng. Salvador Arena e se impressionou com as instalações do CEFSA e o modelo de disciplina aplicado aqui. “Neste primeiro contato, já percebi a seriedade com que a questão educacional é tratada pela Fundação Salvador Arena, tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior; fica claro que o processo educacional é o caminho para que as pessoas consigam ter um projeto de vida melhor, e a Fundação proporciona isso a muitos jovens e suas famílias”, relatou o educador.

O professor acredita que não há como viabilizar um processo educativo sem trabalhar a disciplina e considera a forma como a Instituição desenvolve essa questão um diferencial em relação ao mercado. “Me agrada a forma como o CEFSA utiliza a corresponsabilidade do aluno no processo educativo. Os profissionais valorizam a disciplina e trabalham essa questão com o jovem que, por sua vez, entende que tem um compromisso com seu processo formativo”, explica.

Voorwald abordou a reforma proposta pelo Governo para o Ensino Médio, na qual parte da grade do aluno seria composta por disciplinas eletivas, de acordo com seus interesses. Segundo ele, nesse contexto, o professor torna-se um tutor do conhecimento, que viabiliza as competências e habilidades trabalhadas em conjunto. O estudante, por sua vez, é estimulado a transformar os conhecimentos adquiridos em algo prático. E acrescenta: “Gosto muito de como o Colégio Termomecanica trata essa questão, trabalhando a interdisciplinaridade e incentivando o jovem a construir, a desenvolver. E isso, sem dúvidas, prepara o aluno para obter desempenho elevado no Enem e em outros vestibulares”.

Sobre a FTT, o professor destacou o planejamento com metas claras e etapas bem definidas para a implantação da pós-graduação lato sensu. O desenvolvimento dos cursos foi iniciado com a criação de grupos de pesquisa, que trabalharam o tema através de projetos, publicações e participações de congressos, construindo as propostas dos cursos de Gestão Educacional e Gestão de Projetos em Inovação e Sustentabilidade. “O caminho da pós-graduação na FTT está sendo muito bem desenvolvido. A Instituição acertou ao criar e consolidar uma cultura de pesquisa antes de estabelecer o programa”.

A alta procura pelos novos cursos da FTT também chamou a atenção de Voorwald: “A quantidade de pessoas que se inscreveram para o lato sensu foi astronômica, o que, para mim, corrobora com o conceito da Fundação de promover educação de qualidade; não fosse isso, não haveria a procura monumental que houve”.

O professor também comentou sobre a importância de proporcionar uma infraestrutura adequada ao aprendizado, na qual o aluno se sente respeitado e valorizado como ser humano. O jovem entende que aquele espaço lhe permite aprender de forma plena e seu comportamento se adequa ao ambiente. “Quando você proporciona um ambiente adequado, como o CEFSA faz, o aluno se sente valorizado e responsável por manter o espaço daquela forma, para que outros também possam usufruí-lo. Isso faz parte do processo de aprendizagem”, afirma Voorwald.

Por fim, o professor elogiou o trabalho desenvolvido pela Fundação Salvador Arena ao longo dos anos: “Todas as vezes que eu tenho possibilidade, cito a Fundação como exemplo. Se houvesse no país mais pessoas como o Salvador Arena, com o espírito de viabilizar educação de qualidade para essa quantidade de jovens que jamais teriam possibilidade por conta de sua condição econômica e social, nós mudaríamos o país. Então a instituição faz um trabalho magnífico e a única coisa que posso fazer é parabenizá-la”.