SOBRE A FACULDADE

A Faculdade de Tecnologia Termomecanica – FTT, mantida pela Fundação Salvador Arena, oferece cursos superiores gratuitos. Sua história tem início no ano de 2002, quando seus dois primeiros cursos de graduação – Tecnologia em Alimentos e Tecnologia em Mecatrônica – foram reconhecidos pelo MEC. Seu campus localiza-se na cidade de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, que faz parte da região metropolitana da Grande São Paulo.

A FTT tem por objetivo a formação de excelentes profissionais, que possuam pleno domínio das competências e habilidades relativas às suas áreas de atuação e a consciência de cidadania e de participação na sociedade. Para isso, ela conta com uma completa estrutura educacional, oferecendo aos alunos dos diversos cursos os mais avançados recursos tecnológicos: uma planta de Processos de Industrialização de Alimentos; um sistema de manufatura integrada por computador – CIM; e laboratórios de automação industrial, informática e gestão.

Além disso, para que a formação seja completa, é necessário contar com excelentes profissionais de ensino. Por essa razão, a FTT esmera-se em selecionar e manter em seu quadro profissional, professores altamente capacitados e especializados, o que assegura aos seus alunos cursos de excelente qualidade. Por tudo isso, a Faculdade de Tecnologia Termomecanica – FTT tem plena convicção de que desempenha um importante papel na formação de indivíduos altamente qualificados, preparados para o mercado de trabalho e para o progresso social de nosso país.

 

LOCALIZAÇÃO

Estrada dos Alvarengas, 4001 – Assunção, São Bernardo do Campo (SP)

NOSSOS CURSOS

Administração

Noturno (19h15 às 22h45) de segunda a sexta-feira e aos sábados para aulas normais, aulas de recuperação, nivelamento, libras, cursos de extensão (07h45 às 11h20)

SAIBA MAIS

Engenharia de Alimentos

Matutino (7h às 12h10) de segunda a sexta-feira e aos sábados para aulas normais, aulas de recuperação, nivelamento, libras, cursos de extensão (07h45 às 11h20)

SAIBA MAIS

Engenharia de Computação

Noturno (19h15 às 22h45) de segunda a sexta-feira e aos sábados para aulas normais, aulas de recuperação, nivelamento, libras, cursos de extensão (07h45 às 11h20)

SAIBA MAIS

Engenharia de Controle e Automação

Matutino (07h às 12h10) de segunda a sexta-feira e aos sábados para aulas normais, aulas de recuperação, nivelamento, libras, cursos de extensão (07h45 às 11h20)

SAIBA MAIS

CALENDÁRIO

Período de inscrições: Das 9h do dia 05 de novembro às 16h do dia 30 de novembro de 2018.

Prova agendada: Dias 04 e 05 de dezembro de 2018 (manhã e noite).

Lista de classificados para a 2ª fase: 14 de dezembro de 2018 a partir das 10h.

Resultado da 2ª fase: Dia 21 de janeiro de 2019 a partir das 10h.

Reunião com os coordenadores: Dias 22 e 23 de janeiro de 2019 em horário agendado.

Matrícula: Dias 22 e 23 de janeiro de 2019 das 8h às11h, e das 13h às 15h.

INSCRIÇÕES

As inscrições poderão ser realizadas de acordo com as datas de provas estabelecidas pela FTT, conforme o quadro abaixo.


A inscrição implica no conhecimento e na aceitação das normas e instruções estabelecidas no Edital. Não há taxa de inscrição.

O candidato deverá optar pela inscrição em um único curso e indicar apenas uma data para realização da prova. As alterações dos dados preenchidos na ficha de inscrição só poderão ser realizadas após a finalização da inscrição.

As informações prestadas na ficha de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato mesmo que este delegue essa responsabilidade a terceiros.

A Faculdade de Tecnologia Termomecanica reserva-se o direito de excluir do processo seletivo aquele que não preencher a ficha de forma correta ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos verificados em qualquer etapa do processo.

Recomenda-se a leitura do Código de Conduta dos Alunos da FTT, para efeito de inscrição no referido processo seletivo, disponível no site www.cefsa.org.br .

VAGAS DISPONÍVEIS

O Processo de Transferência Externa 2019 / 1º semestre visa o preenchimento de vagas remanescentes dos cursos de graduação (bacharelados) da FTT, efetivamente existentes, conforme quadro abaixo.

Caso haja mais vagas após o fechamento do 2º semestre de 2018, estas poderão ser preenchidas pelos próximos candidatos classificados neste processo seletivo (prova), de acordo com a avaliação realizada (histórico e ementas) e mediante aprovação da Direção Geral.

Os cursos são gratuitos e desenvolvidos nos seguintes horários:

– Cursos matutinos Engenharia de Alimentos e Engenharia de Controle e Automação – das 7h às 12h10, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 7h45 às 11h20;
– Cursos noturnos Engenharia de Computação e Administração – das 19h15 às 22h45, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 7h45 às 11h20.

Estes cursos reconhecidos/autorizados são oferecidos no campus da FTT, localizado na Estrada dos Alvarengas, nº 4001, São Bernardo do Campo/SP e são autorizados pelo Ministério da Educação.

O Processo de Transferência Externa 2019/1º semestre, ocorrerá em duas fases, a saber:

– 1ª fase: Prova agendada de conhecimentos específicos. As datas e horários disponíveis podem ser consultados no Edital;
– 2ª fase: Avaliação curricular, mediante a verificação do histórico escolar e os planos de disciplina, para os candidatos aprovados na 1ª fase.

Poderão participar deste processo os candidatos que estejam regularmente matriculados em curso de bacharelado (anual ou semestral) pertencente à mesma área de conhecimento do curso de interesse, conforme critérios abaixo e atendimento às vagas disponíveis.

SOBRE A PROVA - 1ª FASE DO PROCESSO

O dia da prova será agendado pelo candidato, no ato da inscrição, de acordo com as seguintes datas estabelecidas pela FTT: 04 e 05/12/2018. O candidato deverá fazer a opção por um desses dias e indicar o horário de interesse para a realização da prova, às 8h ou às 19h30.

A prova terá duração máxima de 2 horas e deverá ser realizada na Faculdade de Tecnologia Termomecanica, localizada na Estrada dos Alvarengas, nº 4001, Bairro Alvarenga, São Bernardo do Campo/SP.

O candidato deverá comparecer na data e horário agendado com antecedência, munido de caneta esferográfica transparente, de tinta azul ou preta, lápis preto e borracha, calculadora científica simples (exemplo: HP10S, Casio 82 MS, Casio 82 TL) além de documento original com foto, como Cédula Oficial de Identidade, Certificado de Reservista ou Carteira Nacional de Habilitação com foto.

Para o curso de Administração, a 1ª fase do processo consiste em uma prova abrangendo 3 questões abertas relacionadas a uma case (estudo de caso) da área de gestão, conforme o Edital.

Para o curso de Engenharia de Computação, a 1ª fase do processo consiste numa prova de conhecimentos específicos, abrangendo 20 (vinte) questões referentes aos conteúdos programáticos pertinentes aos cursos, conforme o Edital.

Para o curso de Engenharia de Alimentos, a 1ª fase do processo consiste numa prova de conhecimentos específicos, abrangendo 20 (vinte) questões referentes aos conteúdos programáticos pertinentes aos cursos, conforme o Edital.

Para o curso de Engenharia de Controle e Automação, a 1ª fase do processo consiste numa prova de conhecimentos específicos, abrangendo 18 (dezoito) questões referentes aos conteúdos programáticos pertinentes aos cursos, conforme o Edital.

Serão considerados aprovados para a 2ª fase, os candidatos com as maiores notas, desde que tenham atingido a nota mínima de 10 (dez) pontos.

Se ocorrer empate na classificação final, prevalecerá, sucessivamente, para efeito de classificação, o candidato com maior nota e melhor aproveitamento no histórico apresentado. Devido às características deste processo seletivo, não haverá, em nenhuma hipótese, vista ou revisão de prova, segunda chamada ou repetição de provas, sejam quais forem os motivos alegados.

PARA TODAS AS INFORMAÇÕES COMPLETAS CONSULTE O
EDITAL DO PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA!

AVALIAÇÃO CURRICULAR (2ª FASE)

A 2ª Fase do processo consiste na entrega dos documentos de formação acadêmica dos candidatos aprovados na 1ª fase, indicados abaixo.

Documentos necessários para a avaliação curricular:

– Histórico escolar atualizado, comprovando a matrícula no curso em que se inscreveu para transferência à FTT, em via original e devidamente assinado pelo responsável da instituição de origem;
– Planos de disciplina ou ementas de todas as disciplinas concluídas pelo candidato, em via original, devidamente assinados/carimbados ou validados pela instituição de origem.

Não serão aceitos boletins eletrônicos ou quaisquer outros documentos emitidos eletronicamente para fins de consulta de situação acadêmica de alunos (em portais de acesso ou portais de alunos de outras instituições para comprovação de aprovação em disciplinas), sem a devida anotação da certificação digital para conferência das informações.

A entrega desses documentos deverá ser feita pessoalmente na Faculdade de Tecnologia Termomecanica, impreterivelmente até às 16h do dia 16 de janeiro de 2019.

Para mais informações, consulte o Edital.

PARA TODAS AS INFORMAÇÕES COMPLETAS CONSULTE O
EDITAL DO PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA!

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA

As matrículas serão realizadas na FTT, nos dias 22 e 23 de janeiro de 2019, das 8 às 11h e das 13h às 15h.

Para matrícula, o candidato deverá apresentar obrigatoriamente:

Os originais e duas cópias simples dos seguintes documentos:
a) Cédula de Identidade – RG.

Os originais e uma cópia simples dos seguintes documentos:
b) Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio;
c) Certidão de Nascimento ou de Casamento;
d) CPF ou documento que comprove essa informação (RG, CNH ou Declaração emitida no site da Receita Federal, etc.);
e) Comprovante de residência recente (conta de telefone, luz, boleto bancário).
f) Ficha Médica (recebida e preenchida no ato da matrícula), conforme informações descritas a seguir.

A Ficha Médica é um documento onde constam os dados referentes à saúde em geral da criança, os dados das vacinas obrigatórias, entre outras informações necessárias. Havendo qualquer tipo de restrição relacionada ao candidato, indicada na Ficha Médica, os pais ou responsável legal deverão entregar, no ato da matrícula ou até o início das aulas, a prescrição de profissional especializado, para avaliação sobre a viabilidade do atendimento pelo Colégio.

Na eventualidade de ser necessário o fornecimento de dieta específica para atendimento a algum tipo de restrição alimentar, a análise da viabilidade do atendimento será realizada mediante a entrega de prescrição de profissional especializado (médico ou nutricionista) devidamente identificada, assinada e carimbada com o número do registro profissional do conselho regional competente. Se viável, o atendimento será realizado por meio de adaptação das opções disponíveis no cardápio oferecido habitualmente.

Além disso, Ficha Socioeconômica Familiar, recebida e preenchida no ato da matrícula, com a apresentação dos seguintes documentos referentes à comprovação das informações prestadas na referida ficha:

• Menores de 18 anos: Cópia da Certidão de Nascimento ou do RG;
• Maiores de 18 anos: Cópia do RG e CPF (ou de um documento que contenha os números desses
documentos) de todos os membros, inclusive irmãos, tios, madrasta, padrasto, avó, avô, etc.
• Em caso de pais falecidos (do aluno), entregar também cópia da Certidão de Óbito.

• Cópia dos holerites (contracheques) do estudante, quando aplicável, e dos integrantes do seu grupo familiar nessa condição, referente aos meses de outubro, novembro e dezembro de 2018.

• Declaração de próprio punho (informando a renda média mensal datada e assinada).
• Carteira profissional – cópias das páginas: foto, identificação, última baixa de registro de emprego e a próxima folha em branco ou declaração que não possui a CTPS.

• Cópia dos holerites (contracheques) do estudante, quando aplicável, e dos integrantes do seu grupo familiar nessa condição, referente aos meses de meses de outubro, novembro e dezembro de 2018.

• Pró-labore dos meses de outubro, novembro e dezembro de 2018 e;
• Declaração de próprio punho, datada e assinada informando a retirada mensal, além do pró-labore

• Extrato mais recente do pagamento de benefício do INSS ou extrato bancário dos meses de outubro, novembro e dezembro de 2018.

Para consulta do benefício do INSS – Acessar o site da Previdência Social, www.previdencia.gov.br, clicar em
Serviço – item Extratos de Benefícios de Pagamento

• Extrato mais recente do pagamento de benefício do INSS ou Extratos bancários dos meses de outubro, novembro e dezembro de 2018.

• Carteira profissional – cópias das páginas: foto, identificação, última baixa de registro de emprego e a próxima folha em branco ou declaração que não possui a CTPS.
• Declaração que não possui renda de qualquer natureza, de próprio punho, datada e assinada.

• Cópia do comprovante da bolsa-auxílio, dos meses de outubro, novembro e dezembro de 2018 ou cópia do contrato de trabalho.

• Declaração, de próprio punho, datada e assinada pelo menor e seu responsável legal, que não possui renda de qualquer natureza.

• Declaração, de próprio punho, datada e assinada, que recebe ou não a Pensão Alimentícia e, em caso positivo, o valor recebido.

• Cópia dos recibos dos meses de outubro, novembro e dezembro de 2018 ou cópia do contrato de locação ou declaração de próprio punho, datada e assinada, constando nome, RG, CPF e o valor recebido.

• Cópia da Declaração Completa do Imposto de Renda 2018 (calendário 2017) de Pessoa Física (IRPF) ou Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ), acompanhada da primeira página do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil.
• Não será aceito apenas o recibo de entrega da declaração do imposto de renda.
• Isentos: deverá ser entregue cópia do comprovante de rendimentos de 2017, fornecido pela empresa e declaração de isenção de imposto de renda, feita de próprio punho. Caso não tenha recebido o comprovante de rendimento, deverá ser entregue uma declaração, datada e assinada, explicando esta situação.
• Desempregados, Donas de Casa e Estudantes maiores de 18 anos (Isentos) – Deverão declarar que são isentos do Imposto de renda em uma declaração, de próprio punho, datada e assinada. Se constar como dependente do IR de algum membro do grupo familiar, não será necessário entregar essa declaração.
• Quem não teve renda em 2017 e for isento do IR não precisa fazer a declaração de isenção. Os modelos de declaração estarão disponíveis no site www.cefsa.org.br.

PARA TODAS AS INFORMAÇÕES COMPLETAS CONSULTE O
EDITAL DO PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA!