SOBRE A FACULDADE

A Faculdade de Tecnologia Termomecanica – FTT, mantida pela Fundação Salvador Arena, oferece cursos superiores gratuitos. Sua história tem início no ano de 2002, quando seus dois primeiros cursos de graduação – Tecnologia em Alimentos e Tecnologia em Mecatrônica – foram reconhecidos pelo MEC. Seu campus localiza-se na cidade de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, que faz parte da região metropolitana da Grande São Paulo.

A FTT tem por objetivo a formação de excelentes profissionais, que possuam pleno domínio das competências e habilidades relativas às suas áreas de atuação e a consciência de cidadania e de participação na sociedade. Para isso, ela conta com uma completa estrutura educacional, oferecendo aos alunos dos diversos cursos os mais avançados recursos tecnológicos: uma planta de Processos de Industrialização de Alimentos; um sistema de manufatura integrada por computador – CIM; e laboratórios de automação industrial, informática e gestão.

Além disso, para que a formação seja completa, é necessário contar com excelentes profissionais de ensino. Por essa razão, a FTT esmera-se em selecionar e manter em seu quadro profissional, professores altamente capacitados e especializados, o que assegura aos seus alunos cursos de excelente qualidade. Por tudo isso, a Faculdade de Tecnologia Termomecanica – FTT tem plena convicção de que desempenha um importante papel na formação de indivíduos altamente qualificados, preparados para o mercado de trabalho e para o progresso social de nosso país.

 

LOCALIZAÇÃO

Estrada dos Alvarengas, 4001 – Assunção, São Bernardo do Campo (SP)

NOSSOS CURSOS

Administração

Noturno (19h15 às 22h45) de segunda a sexta-feira e aos sábados para aulas normais, aulas de recuperação, nivelamento, libras, cursos de extensão (07h45 às 11h20)

SAIBA MAIS

Engenharia de Alimentos

Matutino (7h às 12h10) de segunda a sexta-feira e aos sábados para aulas normais, aulas de recuperação, nivelamento, libras, cursos de extensão (07h45 às 11h20)

SAIBA MAIS

Engenharia de Computação

Noturno (19h15 às 22h45) de segunda a sexta-feira e aos sábados para aulas normais, aulas de recuperação, nivelamento, libras, cursos de extensão (07h45 às 11h20)

SAIBA MAIS

Engenharia de Controle e Automação

Matutino (07h às 12h10) de segunda a sexta-feira e aos sábados para aulas normais, aulas de recuperação, nivelamento, libras, cursos de extensão (07h45 às 11h20)

SAIBA MAIS

CALENDÁRIO

Período de inscrições: Das 10h do dia 12 de setembro às 23h59 do dia 18 de outubro de 2018.

Local de inscrição: As inscrições serão feitas, exclusivamente, pela internet, pelo site: www.vunesp.com.br.

Taxa de inscrição: R$40,00.

Período para pedido de isenção da taxa: Das 10h do dia 12 de setembro de 2018 às 23h59 do dia 25 de outubro de 2018.

Local do pedido de isenção: Eletronicamente pelo site www.vunesp.com.br.

Divulgação do resultado do pedido de isenção: Dia 04 de outubro de 2018, no site www.vunesp.com.br.

Divulgação do local da prova: a partir das 10h do dia 12 de novembro de 2018, no site www.vunesp.com.br.

Prova de Conhecimentos Gerais e Redação: Dia 18 de novembro de 2018, das 14h às 18h30.

Divulgação do Gabarito: Dia 19 de novembro de 2018, a partir das 10h.

Recursos: 20 e 21 de novembro de 2018.

Divulgação do resultado final: Dia 12 de dezembro de 2018, a partir das 10h.

INSCRIÇÕES

As inscrições deverão ser efetuadas no período entre as 10h do dia 12 de setembro até às 23h59 do dia 18 de outubro de 2018 pelo site: www.vunesp.com.br.


COMO FAZER A INSCRIÇÃO

Acessar o site www.vunesp.com.br, ler atentamente o EDITAL e o MANUAL DO CANDIDATO, preencher todos os campos da ficha de inscrição e imprimir o boleto bancário. A inscrição somente será validada após o recolhimento, na rede bancária, da taxa correspondente.

Para efetuar a inscrição, o candidato que não tiver acesso à internet poderá utilizar-se de serviços públicos de acesso à internet, como o PROGRAMA ACESSA SÃO PAULO, que disponibiliza infocentros (locais públicos para acesso à internet), em todas as regiões da cidade de São Paulo e em várias cidades do Estado. Esse programa, além de oferecer facilidade para os candidatos que não têm acesso à internet, é completamente gratuito. Para utilizar os equipamentos, basta fazer um cadastro apresentando o documento de identidade (RG) nos próprios Postos Acessa SP.

 

PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS

Os candidatos portadores de deficiência, que necessitar de atendimento especial para a realização da prova deverá solicitar no ato da inscrição a condição especial e encaminhar, via Sedex, para a VUNESP, laudo emitido por especialista, que descreva com precisão a natureza, o tipo e o grau da deficiência, bem como as condições necessárias para a realização da prova. Este laudo deverá ser postado até o último dia de inscrição (18 de outubro de 2018).

O endereço da VUNESP para envio da documentação é na Rua Dona Germaine Burchard, 515 – CEP 05002-062 – São Paulo – SP. Anotar no envelope: Processo Seletivo 1º Semestre 2019 – FTT – Provas Especiais.


O candidato deverá fazer a opção de inscrição em um único curso.

PROVA E REDAÇÃO

A prova será aplicada no dia 18 de novembro de 2018, às 14h, com duração máxima de 4 horas e meia, na cidade de São Bernardo do Campo, no Estado de São Paulo. A prova é constituída de 60 (sessenta) questões, abrangendo os conteúdos programáticos pertinentes ao Ensino Médio.

A partir das 10h do dia 12 de novembro de 2018 o candidato deverá consultar o site da VUNESP (www.vunesp.com.br) para tomar ciência do local de realização da prova.

O candidato que não encontrar o seu nome no site www.vunesp.com.br deverá entrar em contato com o Disque VUNESP: (11) 3874-6300, em dias úteis, de segunda-feira a sábado, das 08h às 20h, ou pelo e-mail: vunesp@vunesp.com.br.

Somente será admitido à sala de prova o candidato que estiver munido de um documento original com foto, como Cédula Oficial de Identidade, RG, Certificado de Reservista, Carteira Nacional de Habilitação com foto, CTPS (Carteira de Trabalho), passaporte.

As orientações completas para a prova encontram-se no EDITAL. Os programas completos para as provas encontram-se no MANUAL DO CANDIDATO.

A redação terá nota variando de 0 a 40, e será avaliada conforme os critérios no MANUAL DO CANDIDATO.

CLASSIFICAÇÃO, RESULTADOS E MATRÍCULAS

PONTUAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

A prova de Conhecimentos Gerais (NP) será calculada da seguinte forma:

– PD = Pontos da Disciplina = quantidade de acertos na disciplina X valor do respectivo peso
– NP = Nota da Prova de Conhecimentos Gerais = somatória dos pontos obtidos em cada disciplina

A redação terá nota variando de 0 a 40 pontos.

A NOTA FINAL (NF) do candidato será calculada pela somatória da Nota da Prova de Conhecimentos Gerais e da Nota da Prova de Redação. Para fins de classificação, somente serão considerados os candidatos que tenham realizado todas as
provas, obtendo, no mínimo, 15 acertos na prova de Conhecimentos Gerais e nota 15 na Redação. Se ocorrer empate na classificação final, prevalecerão, sucessivamente, para efeito de classificação, os seguintes critérios:

a) desempenho na redação;
b) candidato de maior idade.

Não haverá revisão, nem vista de prova.

PREENCHIMENTO DAS VAGAS

O preenchimento das vagas de cada curso será feito obedecendo-se rigorosamente à ordem de opção de curso, tipo de vaga e à classificação final, até se completar o número de vagas. Assim, neste processo seletivo, o total de 40 (quarenta) vagas para os cursos de bacharelado serão distribuídas da seguinte forma:

– 20 vagas – (50% do total) para a condição de “vagas gerais”.
– 20 vagas – (50% do total) para a condição de “vagas sociais”.

Para o preenchimento das “vagas gerais” serão convocados os candidatos em ordem de classificação na prova do vestibular, nesta condição. Para vagas sociais, serão convocados os candidatos em ordem de classificação na prova do vestibular, nesta condição. O candidato aprovado no exame e convocado para matrícula das vagas sociais que não conseguir comprovar a situação socioeconômica do grupo familiar, prevista no EDITAL, será excluído definitivamente do processo seletivo, independentemente das demais chamadas e de seu desempenho na prova.

As outras chamadas (2ª e 3ª) se houver, ou convocação para vagas remanescentes das chamadas anteriores durante este processo serão preenchidas pelos próximos candidatos classificados deste processo seletivo de acordo com o tipo de inscrição realizada (vagas gerais ou vagas sociais). Se necessário, será aplicado também os critérios do item 7.4 do EDITAL.

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

A classificação final dos candidatos será divulgada em 12 de dezembro de 2018, a partir das 10h, no site www.vunesp.com.br e na portaria da Faculdade de Tecnologia Termomecanica – FTT. O candidato deverá acessar o site da Vunesp nesta data para verificar seu resultado individual ou, comparecer na faculdade para verificar os resultados gerais afixados na Portaria.

MATRÍCULA

A convocação dos candidatos para a matrícula e comprovação da situação socioeconômica (vagas gerais e vagas sociais), em primeira chamada será em 12 de dezembro de 2018, a partir das 10h, por meio de Lista de Convocados a ser publicada no site www.vunesp.com.br e na portaria da Faculdade de Tecnologia Termomecanica – FTT, conforme item 7 e 9 do EDITAL.

PARA TODAS AS INFORMAÇÕES COMPLETAS CONSULTE O
EDITAL E O MANUAL DO CANDIDATO!

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA

Para matrícula, o candidato deverá apresentar obrigatoriamente:

Os originais e cópias simples dos seguintes documentos:

a) Cédula de Identidade – RG (trazer 3 cópias);
b) Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio, ou documento equivalente (Declaração de Conclusão do Ensino Médio) em via original (trazer 2 cópias)

Obs.: O Histórico Escolar e o Certificado de Conclusão são pré-requisitos para ingressar em curso superior, previsto pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e são documentos obrigatórios para a realização da matrícula. Se até a data da matrícula o candidato não estiver de posse destes documentos poderá entregar um documento equivalente (Declaração de Conclusão do Ensino Médio, em via original).

Os originais e uma cópia simples dos seguintes documentos:

c) Certidão de Nascimento ou de Casamento;
d) CPF ou documento que comprove essa informação (RG, CNH ou Declaração emitida no site da Receita Federal, etc.).
e) Comprovante de residência recente (conta de telefone, luz, boleto bancário).
f) Ficha Médica (recebida e preenchida no ato da matrícula).
g) Ficha Socioeconômica Familiar (recebida e preenchida no ato da matrícula) e documentos relacionados conforme informações a seguir.

Em atendimento política interna da instituição, a Ficha Socioeconômica Familiar é necessária para todos os candidatos (vagas gerais e vagas sociais). Para a comprovação das informações prestadas nessa ficha, os candidatos ou seus responsáveis legais deverão entregar os documentos citados no MANUAL DO CANDIDATO referentes à condição socioeconômica do grupo familiar.

Para os candidatos aprovados como “vagas sociais”, exclusivamente, os documentos recebidos serão utilizados para comprovação da renda per capita exigida para a obtenção da vaga nessa condição. A não comprovação estará sujeita às condições estabelecidas no MANUAL DO CANDIDATO.

Documentos referentes à condição socioeconômica do grupo familiar

  • Menores de 18 anos: Cópia da Certidão de Nascimento ou do RG;
  • Maiores de 18 anos: Cópia do RG e CPF (ou de um documento que contenha os números desses documentos) de todos os membros, inclusive irmãos, tios, madrasta, padrasto, avó, avô, etc.
  • Em caso de pais falecidos (do aluno), entregar também cópia da Certidão de Óbito.

Para convocados na 1ª chamada:

  • Cópia dos holerites (contracheques) do estudante, quando aplicável, e dos integrantes do seu grupo familiar nessa condição, referente aos meses de setembro, outubro e novembro de 2018.

Para convocados na 2ª e 3ª chamada:

  • Cópia dos holerites (contracheques) do estudante, quando aplicável, e dos integrantes do seu grupo familiar nessa condição, referente aos meses de outubro, novembro e dezembro de 2018.

Obs.: Em caso de renda fixa com variação por horas extras e/ou outros, necessário entregar os últimos 6 (seis) contracheques (holerites), para avaliação da instituição.

  • Declaração de próprio punho (informando a renda média mensal datada e assinada).
  • Carteira profissional – cópias das páginas: foto, identificação, última baixa de registro de emprego e a próxima folha em branco ou declaração que não possui a CTPS.

Para convocados na 1ª chamada:

  • Cópia dos holerites (contracheques) do estudante, quando aplicável, e dos integrantes do seu grupo familiar nessa condição, referente aos meses de setembro, outubro e novembro de 2018.

Para convocados na 2ª e 3ª chamada:

  • Cópia dos holerites (contracheques) do estudante, quando aplicável, e dos integrantes do seu grupo familiar nessa condição, referente aos meses de outubro, novembro e dezembro de 2018.

Obs.: Em caso de renda fixa com variação por horas extras e/ou outros, necessário entregar os últimos 6 (seis) contracheques (holerites), para avaliação da instituição.

Para convocados na 1ª chamada:

  • Pró-labore dos meses setembro, outubro e novembro de 2018 e;
  • Declaração de próprio punho, datada e assinada informando a retirada mensal, além do pró-labore.

Para convocados na 2ª e 3ª chamada:

  • Pró-labore dos meses outubro, novembro e dezembro de 2018 e;
  • Declaração de próprio punho, datada e assinada informando a retirada mensal, além do pró-labore.

Para convocados na 1ª chamada:

  • Extrato mais recente do pagamento de benefício do INSS ou extrato bancário dos meses setembro, outubro e novembro de 2018.

Para convocados na 2ª e 3ª chamada:

  • Extrato mais recente do pagamento de benefício do INSS ou extrato bancário dos meses outubro, novembro e dezembro de 2018.

Para consulta do benefício do INSS – Acessar o site da Previdência Social, www.previdencia.gov.br, clicar em Serviço – item Extratos de Benefícios de Pagamento.

Para convocados na 1ª chamada:

  • Extrato mais recente do pagamento de benefício do INSS ou Extratos bancários dos meses setembro, outubro e novembro de 2018.

Para convocados na 2ª e 3ª chamada:

  • Extrato mais recente do pagamento de benefício do INSS ou Extratos bancários dos meses outubro, novembro e dezembro de 2018.
  • Carteira profissional – cópias das páginas: foto, identificação, última baixa de registro de emprego e a próxima folha em branco ou declaração que não possui a CTPS.
  • Declaração que não possui renda de qualquer natureza, de próprio punho, datada e assinada.

Para convocados na 1ª chamada:

  • Cópia do comprovante da bolsa-auxílio, dos meses setembro, outubro e novembro de 2018 ou cópia do contrato de trabalho.

Para convocados na 2ª e 3ª chamada:

Cópia do comprovante da bolsa-auxílio, dos meses outubro, novembro e dezembro de 2018 ou cópia do contrato de trabalho.

  • Declaração, de próprio punho, datada e assinada pelo menor e seu responsável legal, que não possui renda de qualquer natureza.
  • Declaração, de próprio punho, datada e assinada, que recebe ou não a Pensão Alimentícia e, em caso positivo, o valor recebido.

Para convocados na 1ª chamada:

  • Cópia dos recibos dos meses setembro, outubro e novembro de 2018 ou cópia do contrato de locação ou declaração de próprio punho, datada e assinada, constando nome, RG, CPF e o valor recebido.

Para convocados na 2ª e 3ª chamada:

  • Cópia dos recibos dos meses outubro, novembro e dezembro de 2018 ou cópia do contrato de locação ou declaração de próprio punho, datada e assinada, constando nome, RG, CPF e o valor recebido.
  • Cópia da Declaração Completa do Imposto de Renda 2018 (calendário 2017) de Pessoa Física (IRPF) ou Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ), acompanhada da primeira página do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil.
  • Não será aceito apenas o recibo de entrega da declaração do imposto de renda.
  • Isentos: deverá ser entregue cópia do comprovante de rendimentos de 2017, fornecido pela empresa e declaração de isenção de imposto de renda, feita de próprio punho. Caso não tenha recebido o comprovante de rendimento, deverá ser entregue uma declaração, datada e assinada, explicando esta situação.
  • Desempregados, Donas de Casa e Estudantes maiores de 18 anos (Isentos) – Deverão declarar que são isentos do Imposto de renda em uma declaração, de próprio punho, datada e assinada. Se constar como dependente do IR de algum membro do grupo familiar, não será necessário entregar essa declaração.
  • Quem não teve renda em 2017 e for isento do IR não precisa fazer a declaração de isenção.

 Os modelos de declaração estarão disponíveis no site www.cefsa.org.br.

PARA TODAS AS INFORMAÇÕES COMPLETAS CONSULTE O
EDITAL E O MANUAL DO CANDIDATO!