COLÉGIO TERMOMECANICA

Colégio Termomecanica, mantido pela Fundação Salvador Arena, deu início às suas atividades em 1990.

Atualmente, conta com mais de 1.700 alunos em seus cursos regulares de Educação Básica, oferecendo, além das matérias obrigatórias, disciplinas diversificadas e atividades extracurriculares, contando com um ensino de altíssima qualidade e gratuito.

O aluno que estuda no Colégio Termomecanica recebe um ensino intensivo, aprofundado e abrangente, que busca desenvolver toda a sua potencialidade, tendo em vista sua formação como cidadão livre, responsável, autônomo e solidário, capaz de entender e de atuar na sociedade em que vive, dentro de elevados padrões éticos e morais. Tudo isso é proporcionado por um corpo docente especializado, além de instalações contendo modernos recursos educacionais como, por exemplo, salas de aulas temáticas, laboratórios, oficinas e bibliotecas interativas. Todos os cursos mantidos pelo Colégio Termomecanica são gratuitos, sendo oferecidos ainda ao aluno alimentação (dentro do período escolar), primeiro uniforme, material didático e escolar.

As informações gerais dos cursos mantidos pelo Colégio Termomecanica (infraestrutura, grade curricular, corpo docente, etc.) estão disponíveis para consulta no site www.cefsa.org.br.

Estrada dos Alvarengas, 4001 – Assunção, São Bernardo do Campo (SP).

O CURSO

O Curso Técnico em Mecânica visa atender as demandas da indústria metalmecânica da região do Grande ABCD, reconhecida como berço da indústria automotiva nacional e pioneira na atividade petroquímica, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social. Neste contexto, o curso confere conhecimentos científicos, tecnológicos e criatividade para solução de problemas relativos ao processo de instalação e manutenção de máquinas e ferramentas, bem como na elaboração de projetos, operação de processos produtivos e no controle de qualidade de produtos, preparando o técnico para os desafios do mercado de trabalho.

O Técnico em Mecânica encontra as melhores oportunidades nas indústrias de máquinas, equipamentos e componentes mecânicos, atividades de manutenção, indústria aeroespacial, automobilística, termoelétricas e siderúrgicas, atuando, especialmente, na elaboração de projetos de produtos, especificação de materiais para a construção mecânica, ferramentas, controle de qualidade, controle de processos produtivos e manutenção relacionada às máquinas e equipamentos mecânicos. O planejamento e controle de procedimentos de instalação, de manutenção e inspeção mecânica de máquinas e equipamentos, também são atividades totalmente aderentes a este profissional.

O curso está sempre atendendo às inovações tecnológicas de um setor em constante transformação. Sendo assim, objetiva-se direcionar ao mercado de trabalho, um profissional alinhado com o nível de expectativa das empresas.

PROCESSO SELETIVO

Período de inscrições: das 10h do dia 01 de abril de 2019 às 23h59 do dia 07 de maio de 2019, no site www.vunesp.com.br, de acordo com as instruções do MANUAL DO CANDIDATO.

Local de inscrição: As inscrições serão feitas, exclusivamente, pela internet, pelo site: www.vunesp.com.br.

Taxa de inscrição: R$40,00.

Período para pedido de isenção da taxa: Das 10h do dia 01/04/2019 às 23h59h do dia 12/04/2019, no site www.vunesp.com.br, de acordo com as instruções do MANUAL DO CANDIDATO.

Divulgação do resultado do pedido de isenção: 23/04/2019 a partir das 10h, no site www.vunesp.com.br.

Divulgação do local da prova: 31/05/2019 (a partir das 10h), no site www.vunesp.com.br.

Prova:09/06/2019 às 14h (domingo).

Divulgação do Gabarito: 10/06/2019 às 10h, no site www.vunesp.com.br.

Recursos: 11 e 12/06/2019, no site www.vunesp.com.br.

Divulgação do resultado final:02/07/2019, às 10h, na portaria do Colégio Termomecanica e no site www.vunesp.com.br.

► INSCRIÇÃO

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, das 10h do dia 01 de abril de 2019 às 23h59 do dia 07 de maio de 2019, no site www.vunesp.com.br, mediante o preenchimento da Ficha de Inscrição e o pagamento da taxa no valor de R$ 40,00 (quarenta reais) à VUNESP – Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista, por meio de boleto a ser pago em qualquer agência bancária. A inscrição encerrar-se-á, improrrogavelmente, às 23h59 do dia 07 de maio de 2019. O candidato ou responsável legal deve ler atentamente as instruções do MANUAL DO CANDIDATO.

► COMO FAZER A INSCRIÇÃO

Acessar o site www.vunesp.com.br, ler atentamente o MANUAL DO CANDIDATO, preencher todos os campos da ficha de inscrição e imprimir o boleto bancário. A inscrição somente será validada após o recolhimento, na rede bancária, da taxa correspondente.

Para efetuar a inscrição, o candidato que não tiver acesso à internet poderá utilizar-se de serviços públicos de acesso à internet, como o PROGRAMA ACESSA SÃO PAULO, que disponibiliza infocentros (locais públicos para acesso à internet), em todas as regiões da cidade de São Paulo e em várias cidades do Estado. Esse programa, além de oferecer facilidade para os candidatos que não têm acesso à internet, é completamente gratuito. Para utilizar os equipamentos, basta fazer um cadastro apresentando o documento de identidade (RG) nos próprios Postos Acessa SP.

► PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS

O candidato que necessitar de atendimento especial para a realização da prova deverá solicitar no ato da inscrição a condição especial e encaminhar, via Sedex, para a VUNESP, situada na Rua Dona Germaine Burchard, 515 – CEP 05002-062 – São Paulo – SP, laudo emitido por especialista, que descreva com precisão a natureza, o tipo e o grau da deficiência, bem como as condições necessárias para a realização da prova. Este laudo deverá ser postado até o último dia de inscrição, 07 de maio de 2019. Escrever no envelope: Processo Seletivo do Curso Técnico em Mecânica do Colégio Termomecanica 2º Semestre 2019 – Provas Especiais.

► PROVAS

A seleção será realizada em uma única fase no dia 09 de junho de 2019 (domingo), às 14h (com duração máxima de três horas), por meio de prova de conhecimentos específicos das disciplinas de Matemática, Física e Língua Portuguesa, abrangendo conteúdos programáticos pertinentes ao Ensino Médio. A prova será classificatória e eliminatória, e composta de questões objetivas de múltipla escolha.

Não será permitida, em qualquer hipótese, a realização da prova em outra data. Os candidatos que não se apresentarem para a realização da prova serão automaticamente desclassificados deste processo.

O local de realização da prova estará disponível, para consulta, a partir das 10h do dia 31 de maio de 2019, no site www.vunesp.com.br.

Confira todas as informações e o conteúdo programático para as provas no MANUAL DO CANDIDATO.

► PONTUAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

Será considerada, para a composição da nota final do candidato, a quantidade total de acertos. Será eliminado do processo o candidato que “zerar” em qualquer disciplina, independentemente do número de acertos totais.

O  gabarito da prova será divulgado no dia 10 de junho de 2019, a partir das 10h, no site www.vunesp.com.br.

Os candidatos serão classificados pela ordem decrescente da nota da prova, de acordo com o tipo de vaga em que foram inscritos. Haverá uma lista, por ordem de classificação, dos candidatos inscritos na condição de “vagas gerais” e outra dos candidatos inscritos na condição de “vagas sociais”.

Confira todas as informações sobre a seleção e classificação no MANUAL DO CANDIDATO.

► PREENCHIMENTO DAS VAGAS

Serão convocados para matrícula:

• 20 candidatos com as melhores notas da lista de “vagas gerais”

• 20 candidatos com as melhores notas da lista de “vagas sociais”

Para o preenchimento das “vagas gerais” serão convocados os candidatos em ordem de classificação na prova, nesta condição. Para vagas sociais, serão convocados os candidatos em ordem de classificação na prova, nesta condição.

O candidato aprovado no exame e convocado para matrícula das vagas sociais que não conseguir comprovar a situação socioeconômica do grupo familiar, prevista no MANUAL DO CANDIDATO, será excluído definitivamente do processo seletivo, independentemente das demais chamadas e de seu desempenho na prova.

► DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS

Os resultados serão divulgados no dia 02 de julho de 2019, a partir das 10h. A divulgação consiste na afixação da listagem dos 40 (quarenta) candidatos convocados para matrícula na portaria do Colégio Termomecanica, situado na Estrada dos Alvarengas, 4.001, Bairro Alvarenga, São Bernardo do Campo – SP e, na divulgação dos resultados individuais, pelo site www.vunesp.com.br.

► MATRÍCULAS

A matrícula deverá ser feita no Colégio Termomecanica, localizado na Estrada dos Alvarengas, n.º 4.001, Bairro Alvarenga, São Bernardo do Campo – SP, obrigatoriamente pelo candidato aprovado, para conhecimento e aceitação dos termos. Sendo menor de idade, deverá estar acompanhado do responsável legal.

A comprovação da renda, estabelecido neste processo, faz parte do processo de seleção. O candidato aprovado no exame e convocado para matrícula das vagas sociais que não conseguir comprovar a situação socioeconômica do grupo familiar, prevista no MANUAL DO CANDIDATO, será excluído definitivamente do processo seletivo, independentemente das demais chamadas e de seu desempenho na prova.

O candidato de vaga geral também deverá entregar os documentos de renda do grupo familiar, porém, neste caso, serão utilizados para fins estatísticos da instituição. O não comparecimento no prazo estabelecido para a matrícula implicará a exclusão do candidato do processo seletivo e a vaga será oferecida ao próximo candidato classificado.

Os candidatos convocados para a matrícula deverão apresentar os documentos listados no MANUAL DO CANDIDATO.