SOBRE O COLÉGIO

O Colégio Termomecanica, mantido pela Fundação Salvador Arena, deu início às suas atividades em 1990.

Atualmente, conta com mais de 1.700 alunos em seus cursos regulares de Educação Básica, oferecendo, além das matérias obrigatórias, disciplinas diversificadas e atividades extracurriculares, contando com um ensino de altíssima qualidade e gratuito.

O aluno que estuda no Colégio Termomecanica recebe um ensino intensivo, aprofundado e abrangente, que busca desenvolver toda a sua potencialidade, tendo em vista sua formação como cidadão livre, responsável, autônomo e solidário, capaz de entender e de atuar na sociedade em que vive, dentro de elevados padrões éticos e morais. Tudo isso é proporcionado por um corpo docente especializado, além de instalações contendo modernos recursos educacionais como, por exemplo, salas de aulas temáticas, laboratórios, oficinas e bibliotecas interativas. Todos os cursos mantidos pelo Colégio Termomecanica são gratuitos, sendo oferecidos ainda ao aluno alimentação (dentro do período escolar), primeiro uniforme, material didático e escolar.

As informações gerais dos cursos mantidos pelo Colégio Termomecanica (infraestrutura, grade curricular, corpo docente, etc.) estão disponíveis para consulta no site www.cefsa.org.br.

 

LOCALIZAÇÃO

Estrada dos Alvarengas, 4001 – Assunção, São Bernardo do Campo (SP)

ENSINO INFANTIL

Na Educação Infantil, o Colégio Termomecanica busca oferecer condições para que o desenvolvimento da identidade e da autonomia ocorram de forma didática e efetiva, criando assim condições para que crianças e adolescentes descubram novos conhecimentos, sentimentos, valores, ideias e costumes, por meio de estratégias de aprendizagem, ambientes e espaços diferenciados, o que gera uma maior interação entre os alunos e os profissionais de ensino, proporcionando um melhor aprendizado.

Com ambientes especialmente projetados para atender as necessidades dos docentes com toda a segurança, e contando com corpo docente e equipe técnico-pedagógica altamente qualificados e material pedagógico adequado, são oferecidas todas as condições para que a criança construa uma imagem positiva de si e utilize diferentes linguagens, entre elas, a corporal, a musical, a plástica, a oral e a escrita, construindo a possibilidade de ampliar suas relações sociais de maneira harmoniosa.

Período integral, das 7h50 às 15h45, de segunda a sexta-feira.

CALENDÁRIO

Para participar deste processo, a criança deverá:

Ter nascido de 01/4/2013 a 31/3/2014, não estar matriculada no Nível V (segunda fase ou última etapa da Pré-Escola), ou equivalente, do Curso de Educação Infantil no ano de 2018 e, atender aos demais critérios estabelecidos no presente MANUAL DO CANDIDATO!

Inscrições: das 10h do dia 15 de outubro de 2018 às 16h do dia 09 de novembro de 2018, no site www.colegiotermomecanica.com.br, de acordo com as instruções do MANUAL DO CANDIDATO;

Divulgação da lista dos inscritos, por tipo de vaga (geral e social), para conferência dos pais ou do responsável legal: a partir das 14h do dia 23 de novembro de 2018, no site www.colegiotermomecanica.com.br;

Divulgação da lista oficial de inscritos, por tipo de vaga, com o número com o qual o candidato irá concorrer ao sorteio: a partir das 10h do dia 04 de dezembro de 2018, no site www.colegiotermomecanica.com.br.

Sorteio: dia 08 de dezembro de 2018, baseado nos resultados da Loteria Federal.

Resultado do sorteio: a partir das 14h do dia 10 de dezembro de 2018, na portaria do Colégio Termomecanica e no site www.colegiotermomecanica.com.br .

Reunião com os pais ou responsável legal para apresentação da proposta pedagógica do Colégio:

Vagas gerais: dia 12 de dezembro de 2018 às 8h, no Colégio Termomecanica.
Vagas socais:
dia 13 de dezembro de 2018 às 8h, no Colégio Termomecanica.

Matrículas:

Vagas gerais: dias 17 e 18 de dezembro de 2018.
Vagas sociais:
dias 19 e 20 de dezembro de 2018.

Obs.: os horários para realização das matrículas serão agendados pelo Colégio e informados aos pais/responsáveis legais na reunião dos dias 12 e 13 de dezembro de 2018.

INSCRIÇÕES

Para inscrever-se no presente processo seletivo, o candidato deverá, obrigatoriamente, atender aos seguintes critérios:

  • ter nascido de 1/4/2013 a 31/3/2014;
  • não estar matriculado no Nível V (segunda fase/ última etapa da Pré-Escola) ou equivalente, no ano de 2018 e,
  • atender aos demais critérios estabelecidos no MANUAL DO CANDIDATO.

Os candidatos inscritos na condição de “vaga social” deverão também atender, integralmente, às condições de comprovação de renda do grupo familiar, de acordo com as instruções contidas no MANUAL DO CANDIDATO.

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, das 10h do dia 15 de outubro de 2018 às 16h do dia 09 de novembro de 2018, no site www.colegiotermomecanica.com.br , mediante o preenchimento da Ficha de Inscrição, escolha e confirmação do tipo de vaga estabelecida neste processo.

Deverá ser feita uma única inscrição do candidato para a participação no sorteio, do referido processo seletivo, com a indicação de opção de vaga geral ou vaga social.

Na ficha de inscrição, os dados de identificação do candidato deverão ser cadastrados de acordo com a sua Certidão de Nascimento e sem abreviações. Após a conclusão de todas as informações do cadastro, os pais ou o responsável legal deverão confirmar a inscrição, no campo específico, para efeito de registro no banco de dados do sistema da instituição.

Os pais ou o responsável legal que tiverem dificuldade de acesso à internet para o preenchimento da Ficha de Inscrição e impressão do comprovante poderão utilizar gratuitamente os postos do PROGRAMA ACESSA SÃO PAULO (www.acessasaopaulo.sp.gov.br).

Os pais ou o responsável legal deverão conferir os dados publicados pelo Colégio, especialmente se o candidato foi inscrito no tipo de vaga correta (social ou geral).  Caso identifiquem alguma irregularidade de cadastro, deverão encaminhar, até o dia 28 de novembro de 2018, uma solicitação ao Colégio, pelo e-mail colegio@cefsa.edu.br, indicando as correções necessárias.

Concluído o prazo de inscrições, o Colégio divulgará, no dia 23 de novembro de 2018, a partir das 14h, no site www.colegiotermomecanica.com.br, a lista dos candidatos cadastrados, separados por tipo de vaga.

Até o último dia de inscrição, os pais ou o responsável legal poderão alterar quaisquer dados do cadastro já realizado, inclusive o tipo de vaga, por exemplo: de social para geral ou vice-versa. Para isso, é necessário acessar a ficha de inscrição do candidato por meio do número de CPF cadastrado anteriormente, no site www.colegiotermomecanica.com.br .

Leia atentamente todas as instruções completas do MANUAL DO CANDIDATO para realizar a inscrição.

SORTEIO

Serão sorteados 40 (quarenta) candidatos, por tipo de vaga.

O sorteio será baseado nos resultados da Loteria Federal do dia 08 de dezembro de 2018 (sábado), considerando somente a milhar do prêmio, conforme as regras descritas no MANUAL DO CANDIDATO.

A atribuição do número aos candidatos será aleatória, definida por meio de um gerador de números obtidos por um programa de computador (função random do Delphi 7). Haverá uma lista com os nomes dos candidatos e o número de sorteio referentes às vagas sociais, e uma lista com os nomes dos candidatos e o número de sorteio referentes às vagas gerais. O número para concorrer ao sorteio será precedido com as letras relacionadas ao tipo de processo em que o candidato foi inscrito: VS, para vagas sociais, e VG, para vagas gerais. Exemplos: VS 0002; VG 0002.

Ressalta-se que, mesmo sorteado, o candidato só receberá a vaga se atender a todos os critérios estabelecidos no MANUAL DO CANDIDATO, especialmente a entrega e comprovação da documentação referente à renda do grupo familiar, para os que se inscreveram nas vagas sociais; caso contrário, perderá o direito a vaga sem direito de contestação.

Para facilitar o entendimento do sorteio, um exemplo com números fictícios, somente como simulação de resultado, está detalhado no MANUAL DO CANDIDATO.

O resultado do sorteio será divulgado a partir das 14h do dia 10 de dezembro de 2018, no site www.colegiotermomecanica.com.br, por meio de lista com os nomes dos candidatos convocados para matrícula, por tipo de inscrição (vaga social e vaga geral). Essas listas também serão afixadas na portaria do Centro Educacional da Fundação Salvador Arena.

MATRÍCULA

As matrículas serão realizadas nos dias abaixo indicados, em horários a serem definidos e divulgados durante a realização deste processo.

  • Vagas gerais: dias 17 e 18 de dezembro de 2018.
  • Vagas sociais: dias 19 e 20 de dezembro de 2018.

A matrícula deverá ser feita no Colégio Termomecanica, localizado na Estrada dos Alvarengas, n.º 4.001, Bairro Alvarenga, São Bernardo do Campo – SP, obrigatoriamente pelos pais ou pelo responsável legal do candidato. A criança também deverá comparecer no dia da matrícula, para a medida do uniforme e registro fotográfico.

O não comparecimento no prazo estabelecido para a matrícula implicará a exclusão do candidato do processo seletivo. Neste caso, a vaga será oferecida ao próximo candidato, de acordo com os critérios estabelecidos no MANUAL DO CANDIDATO.

A relação completa dos documentos para a matrícula, pode ser consultada no MANUAL DO CANDIDATO.

PARA TODAS AS INFORMAÇÕES COMPLETAS CONSULTE O
MANUAL DO CANDIDATO!

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA

A matrícula dos aprovados far-se-á mediante a apresentação obrigatória dos seguintes documentos:

  1. Certidão de Nascimento do candidato (via original e duas cópias simples);
  2. Carteira de Vacinação do candidato (via original e uma cópia simples);
  3. Cédula de Identidade (RG) do candidato, se possuir (via original e duas cópias simples);
  4. RG e CPF do pai e da mãe do candidato ou documento que contenha o número desses documentos (duas cópias simples);
  5. Cópia simples de comprovante de residência recente (conta de telefone, luz, água, boleto bancário etc.);
  6. Termo de Guarda ou de Adoção (no caso de filho adotivo) expedido pelo Poder Judiciário, em via original e uma cópia simples, bem como cópia simples do RG e do CPF do responsável legal indicado no Termo de Adoção;
  7. Ficha Médica (recebida e preenchida no ato da matrícula).
  8. Ficha Socioeconômica Familiar (recebida e preenchida no ato da matrícula) e documentos relacionados, conforme informações descritas no MANUAL DO CANDIDATO.

A Ficha Médica é um documento onde constam os dados referentes à saúde em geral da criança, os dados das vacinas obrigatórias, entre outras informações necessárias. Havendo qualquer tipo de restrição relacionada ao candidato, indicada na Ficha Médica, os pais ou responsável legal deverão entregar, no ato da matrícula ou até o início das aulas, a prescrição de profissional especializado, para avaliação sobre a viabilidade do atendimento pelo Colégio.

Em atendimento à política interna da Instituição, a Ficha Socioeconômica Familiar é necessária para compor a documentação de matrícula para todos os candidatos (vagas gerais e vagas sociais). Para a comprovação das informações prestadas nessa ficha, os candidatos, ou seu responsável legal, deverão entregar os documentos referentes à condição socioeconômica do grupo familiar.

Para os candidatos aprovados como “vagas sociais”, exclusivamente, os documentos recebidos serão utilizados para comprovação da renda per capita exigida para a obtenção da vaga nessa condição. A não comprovação estará sujeita às condições estabelecidas no MANUAL DO CANDIDATO.

Documentos referentes à condição socioeconômica do grupo familiar

• Menores de 18 anos: cópia da Certidão de Nascimento ou do RG;
• Maiores de 18 anos: cópia do RG e do CPF (ou de um documento que contenha os números desses documentos) de todos os membros, inclusive irmãos, tios, madrasta, padrasto, avó, avô etc.;
• Em caso de pais falecidos (do aluno), entregar também cópia da Certidão de Óbito.

• Cópia dos holerites (contracheques) de todos os integrantes do grupo familiar nessa condição, referentes aos meses de setembro, outubro e novembro de 2018.

• Declaração de próprio punho informando a renda média dos meses de setembro, outubro e novembro de 2018, datada e assinada e,
• Carteira profissional (CTPS) – cópias das páginas: foto, identificação, última baixa de registro de emprego e a próxima folha em branco ou declaração de que não possui a CTPS.

• Cópia dos holerites (contracheques) de todos os integrantes do grupo familiar nessa condição, aos meses de setembro, outubro e novembro de 2018.

• Pró-labore dos meses de setembro, outubro e novembro de 2018 e,
• Declaração de próprio punho, datada e assinada, informando a retirada média mensal da empresa, sem considerar o pró-labore.

• Extrato mais recente do pagamento de benefício do INSS ou extrato bancário dos meses de setembro, outubro e novembro de 2018. – Para consulta do benefício do INSS – Acessar o site da Previdência Social, www.mpas.gov.br . clicar em Serviço, item Extratos de Benefícios de Pagamento.

• Extratos bancários dos meses de setembro, outubro e novembro de 2018 ou comprovante que contenha essa informação.

• Carteira profissional (CTPS) – cópias das páginas: foto, identificação, última baixa de registro de emprego e a próxima folha em branco ou declaração de que não possui a CTPS
• Declaração de próprio punho informando que não possui renda de qualquer natureza, datada e assinada.

• Cópia do comprovante da bolsa-auxílio, dos meses de setembro, outubro e novembro de 2018, ou cópia do contrato de trabalho (se for recente).

• Declaração, de próprio punho, datada e assinada pelo menor e seu responsável, de que não possui renda de qualquer natureza.

• Documento que indique os recebimentos referentes aos meses de setembro, outubro e novembro de 2018 ou declaração de próprio punho do responsável, datada e assinada, de que recebe ou não a pensão alimentícia do(s) filho(s).

• Cópia dos comprovantes de recebimento do aluguel dos meses de setembro, outubro e novembro de 2018 ou cópia do contrato de locação ou ainda declaração de próprio punho do responsável pelo recebimento do aluguel, datada e assinada, constando nome, RG, CPF do inquilino e o valor recebido.

Cópia da declaração completa do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) ou declaração de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ), acompanhada da primeira página do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil, de 2018 – calendário 2017. Devem ser entregues as declarações referentes a todos membros do grupo familiar nessa condição, exceto os isentos.

  • Não será aceito apenas o recibo de entrega da declaração do Imposto de Renda.
  • Isentos do IR: deverá ser entregue a cópia do comprovante de rendimentos de 2017, fornecido pela empresa e declaração de isenção de Imposto de Renda, feita de próprio punho. Caso não possuir ou não ter recebido o comprovante de rendimentos de 2017 da empresa, deverá ser entregue uma declaração, datada e assinada, explicando esta situação.

Desempregados, donas de casa e estudantes maiores de 18 anos (isentos) – Deverão declarar que são isentos do Imposto de Renda em uma declaração de próprio punho, datada e assinada, caso não sejam dependentes no IRPF de algum dos responsáveis.

PARA TODAS AS INFORMAÇÕES COMPLETAS CONSULTE O
MANUAL DO CANDIDATO!