SOBRE O COLÉGIO

Colégio Termomecanica, mantido pela Fundação Salvador Arena, deu início às suas atividades em 1990.

Atualmente, conta com mais de 1.700 alunos em seus cursos regulares de Educação Básica, oferecendo, além das matérias obrigatórias, disciplinas diversificadas e atividades extracurriculares, contando com um ensino de altíssima qualidade e gratuito.

O aluno que estuda no Colégio Termomecanica recebe um ensino intensivo, aprofundado e abrangente, que busca desenvolver toda a sua potencialidade, tendo em vista sua formação como cidadão livre, responsável, autônomo e solidário, capaz de entender e de atuar na sociedade em que vive, dentro de elevados padrões éticos e morais. Tudo isso é proporcionado por um corpo docente especializado, além de instalações contendo modernos recursos educacionais como, por exemplo, salas de aulas temáticas, laboratórios, oficinas e bibliotecas interativas. Todos os cursos mantidos pelo Colégio Termomecanica são gratuitos, sendo oferecidos ainda ao aluno alimentação (dentro do período escolar), primeiro uniforme, material didático e escolar.

As informações gerais dos cursos mantidos pelo Colégio Termomecanica (infraestrutura, grade curricular, corpo docente, etc.) estão disponíveis para consulta no site www.cefsa.org.br.

LOCALIZAÇÃO

Estrada dos Alvarengas, 4001 – Assunção, São Bernardo do Campo (SP)

ENSINO FUNDAMENTAL

O objetivo geral do Ensino Fundamental I é o desenvolvimento integral da criança nos aspectos físico, psicológico, intelectual, social e cognitivo. A prática adotada pelo Colégio é fundamentada na articulação dos conteúdos das áreas de Ciências Sociais e Naturais, das noções Lógico-Matemáticas e das Linguagens, compreendendo a importância do desenvolvimento de competências e habilidades específicas a cada série / ano escolar.

A partir do Ensino Fundamental II o aluno é levado a ampliar questões relativas à cidadania, tais como participação social e política, além de seus deveres civis e sociais, fazendo com que ele passe a adotar atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o próximo e exigindo o mesmo para si.

Dessa forma, ele é capaz de questionar a realidade, formulando problemas e os resolvendo, por meio de pensamento lógico, da criatividade, da dedução e de sua capacidade de análise crítica. A dinâmica da escola é estruturada para fornecer ao aluno um ambiente de reflexão, para que ele passe a compreender e cuidar de si e do seu corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida. Aprende ainda como utilizar diferentes linguagens, explorando sua capacidade para produzir, expressar e comunicar suas ideias e usufruir da cultura de um modo geral.

Período integral: das 7h50 às 15h45, de segunda a sexta-feira.
Sábados: das 7h45 às 11h20 – aulas de apoio e de recuperação.

Todos os alunos devem cumprir as normas estabelecidas no “Código de Disciplina do Colégio Termomecanica”.

CALENDÁRIO

Inscrições: das 14h do dia 14 de janeiro de 2019 às 16h do dia 25 de janeiro de 2019, no site www.colegiotermomecanica.com.br, de acordo com as instruções do MANUAL DO CANDIDATO;

Divulgação da lista dos inscritos, para conferência dos pais ou do responsável legal: a partir das 14h do dia 31 de janeiro de 2019, no site www.colegiotermomecanica.com.br.

Divulgação da lista oficial de inscritos, por ano, com o número com o qual o candidato irá concorrer ao sorteio: a partir das 14h do dia 11 de fevereiro de 2019, no site colegiotermomecanica.com.br.

Sorteio (1ª etapa): dia 16 de fevereiro de 2019, baseado nos resultados da Loteria Federal.

Resultado do sorteio: a partir das 15h do dia 18 de fevereiro de 2019 no site colegiotermomecanica.com.br.

Recebimento da documentação dos candidatos sorteados, para participação na 2ª etapa: 19, 20 e 21 de fevereiro de 2019, das 8h às 11h, no Colégio Termomecanica.

Resultado (2ª etapa): a partir das 14h do dia 28 de fevereiro de 2019, no site colegiotermomecanica.com.br.

Redação (3ª etapa), só para candidatos aprovados na 2ª etapa: dia 01 de março de 2019 (sexta-feira), às 18h no Colégio Termomecanica.

Resultado (3ª etapa): a partir das 15h do dia 12 de março de 2019, no site colegiotermomecanica.com.br.

Reunião com os pais ou responsável legal para apresentação da proposta pedagógica do Colégio: dia 13 de março de 2019 (quarta-feira), às 9h no Colégio Termomecanica.

Matrícula: dias 15 março de 2019 no Colégio Termomecanica.

Obs.: o dia e horário para realização da matrícula de cada candidato aprovado será informado na reunião do dia 13/3/2019.

Início das aulas: 18 de março de 2019 (segunda-feira).

INSCRIÇÕES

Para a inscrição, o candidato deverá obrigatoriamente:

a) estar matriculado, em 2019, no “Ano” correspondente à vaga remanescente disponível e indicada neste Manual, em escola da rede pública ou particular, e ter idade compatível com os Anos cursados, de acordo com a legislação vigente;
b) não ter sido reprovado em nenhum dos Anos cursados do Ensino Fundamental;
c) atender aos critérios de notas/conceitos estabelecidos no item 4 (2ª etapa) do MANUAL DO CANDIDATO.

É importante, antes de realizar a inscrição, verificar se o candidato atende aos critérios estabelecidos no MANUAL DO CANDIDATO, especialmente ao critério de notas/conceitos definidos para a 2ª etapa (ver item 4 do MANUAL DO CANDIDATO). Só participarão da 3ª etapa (Redação) os candidatos sorteados (1ª etapa) e que atenderem aos critérios de notas/conceitos (2ª etapa).

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site www.colegiotermomecanica.com.br , das 14h do dia 14 de janeiro de 2019 às 16h do dia 25 de janeiro de 2019, mediante o preenchimento e confirmação dos dados cadastrais constantes da Ficha de Inscrição, disponível no referido site.

Na Ficha de Inscrição, os dados de identificação do candidato deverão ser cadastrados de acordo com sua Certidão de Nascimento e sem abreviações. Após a conclusão de todas as informações do cadastro, o responsável pelo preenchimento deverá confirmar a inscrição, no campo específico, para efeito de registro no banco de dados do sistema da instituição.

A inscrição não garante a vaga e a Mantenedora reserva-se o direito, apoiada na legislação educacional em vigor, de estabelecer os critérios para a efetivação da matrícula dos candidatos aprovados, bem como de alterar, a qualquer tempo, as condições do processo seletivo ora anunciadas, inclusive de decidir pela sua suspensão definitiva, mesmo que o processo esteja finalizado.

Concluído o prazo de inscrições, o Colégio divulgará, no dia 31 de janeiro de 2019, a partir das 14h, no site www.colegiotermomecanica.com.br , a lista dos candidatos cadastrados, de cada ano que houve possibilidade de inscrição nesse processo seletivo.

Deverá ser feita uma única inscrição para cada candidato.

O candidato ou responsável legal deve ler atentamente as instruções do MANUAL DO CANDIDATO para realizar a inscrição.

PROCESSO DE SELEÇÃO

As vagas, deste processo, serão oferecidas de acordo com as informações abaixo, atendendo à correspondência de Ano/Série, em conformidade com a legislação educacional em vigor:

3º Ano: 01 (uma vaga)
4º Ano: 03 (três vagas)
6º Ano: 01 (uma vaga)
7º Ano: 01 (uma vaga)
8º Ano: 01 (uma vaga)

Não há vaga para o 1º, 2º, 5º e 9º ano.

A seleção será realizada em três etapas, de acordo com os seguintes critérios:

1.ª Etapa: sorteio baseado nos resultados da Loteria Federal de acordo com os critérios indicados no MANUAL DO CANDIDATO.

2.ª Etapa: avaliação do histórico escolar (notas ou conceitos) de 2018, de acordo com o que estabelece o item 4 do MANUAL DO CANDIDATO (somente para os candidatos que forem sorteados na 1ª etapa).

3.ª Etapa: Redação, apenas para os candidatos aprovados na 2.ª etapa deste processo seletivo.

A participação do candidato no processo seletivo não garante a vaga, mesmo que ele tenha sido sorteado na 1.ª etapa e aprovado na 2.ª etapa do processo. Para serem contemplados com a vaga, os candidatos devem ser aprovados nas três etapas e atenderem a todos os critérios estabelecidos no MANUAL DO CANDIDATO.

As vagas oferecidas neste processo de cada “Ano” serão preenchidas de acordo com a classificação do candidato na 3ª etapa.

 

PARA TODAS AS INFORMAÇÕES COMPLETAS SOBRE O SORTEIO E AS ETAPAS,
CONSULTE O MANUAL DO CANDIDATO!

RESULTADOS E MATRÍCULAS

Os resultados finais serão divulgados por meio de listagem dos candidatos aprovados e convocados para a matrícula, no site www.colegiotermomecanica.com.br, no dia 12 de março de 2019, a partir das 15h, de acordo com o número de vagas estabelecido nesse processo.

Será disponibilizado também, na portaria do Colégio Termomecanica, a relação de todos os candidatos que participaram da 3ª etapa (Redação), por ordem de classificação.

Os pais ou responsáveis dos candidatos aprovados deverão participar de uma reunião no Colégio Termomecanica, no dia 13 de março de 2019 (quarta-feira), às 9h, para apresentação da proposta educacional do Colégio e das instruções da matrícula.

MATRÍCULA

As matrículas serão realizadas no dia 15 de março de 2019, no Colégio Termomecanica, localizado à Estrada dos Alvarengas, n.º 4.001, no Bairro Alvarenga, São Bernardo do Campo, SP e deverá ser feita, obrigatoriamente, pelo responsável legal do candidato aprovado.

O dia e horário de matrícula de cada candidato será definido na reunião do dia 13/3/2019.

Os detalhes para a matrícula e as demais informações, encontram-se no MANUAL DO CANDIDATO.

 

PARA TODAS AS INFORMAÇÕES COMPLETAS CONSULTE O
MANUAL DO CANDIDATO!

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA

É importante que o candidato aprovado também esteja presente no ato da matrícula para conhecimento dos termos e para as medidas do uniforme.

A matrícula será feita mediante a apresentação obrigatória dos seguintes documentos do candidato:

a) Declaração de transferência de 2019, constando o “Ano” em que o(a) aluno(a) está matriculado(a), de acordo com a vaga em que foi classificado no atual processo seletivo do Colégio Termomecanica;

b) 2 Cópias e a via original da Certidão de Nascimento;

c) 2 Cópias e a via original da Cédula Oficial de Identidade (RG);

Além disso:

d) Cópia de um comprovante de residência recente (conta de luz, telefone, correspondência bancária ou outros);

e) Cópia e a via original do Termo de Guarda ou Adoção, expedida pelo Poder Judiciário, para os casos de adoção ou tutela;

f) 2 Cópias do RG e CPF do pai e da mãe da criança ou de um documento que contenha os números desses documentos.

g) Ficha Médica (recebida e preenchida no ato da matrícula), conforme informações descritas no MANUAL DO CANDIDATO.

h) Ficha Socioeconômica Familiar (recebida e preenchida no ato da matrícula) e documentos relacionados, conforme informações no MANUAL DO CANDIDATO.

i) Relação de documentos do grupo familiar a serem entregues, referentes à comprovação das informações prestadas na Ficha Socioeconômica Familiar.

Ressalta-se a importância do preenchimento correto da Ficha Socioeconômica Familiar e da entrega dos documentos solicitados, uma vez que os alunos, seus pais ou responsáveis, quando for o caso, respondem legalmente pela veracidade e autenticidade das informações por eles prestadas.

A não apresentação dos documentos indicados ou de documentos que não atendam aos critérios estabelecidos no MANUAL DO CANDIDATO implicará perda do direito à vaga deste processo.

 

 

 

 

Documentos referentes à condição socioeconômica do grupo familiar

*Menores de 18 anos: cópia da Certidão de Nascimento ou do RG;
*Maiores de 18 anos: cópia do RG e do CPF (ou de um documento que contenha os números desses documentos) de todos os membros, inclusive irmãos, tios, madrasta, padrasto, avó, avô etc.;
*Em caso de pais falecidos (do aluno), entregar também cópia da Certidão de Óbito.

*Cópia dos holerites (contracheques) de todos os integrantes do grupo familiar nessa condição, referentes aos meses de dezembro de 2018, janeiro e fevereiro de 2019.

* Declaração de próprio punho informando a renda média dos dezembro de 2018, janeiro e fevereiro de 2019, datada e assinada e,
*Carteira profissional (CTPS) – cópias das páginas: foto, identificação, última baixa de registro de emprego e a próxima folha em branco ou declaração de que não possui a CTPS.

* Cópia dos holerites (contracheques) de todos os integrantes do grupo familiar nessa condição, dos meses de outubro, novembro e dezembro de 2018.

*Pró-labore dos meses dezembro de 2018, janeiro e fevereiro de 2019 e,
*Declaração de próprio punho, datada e assinada, informando a retirada média mensal da empresa, sem considerar o pró-labore.

* Extrato mais recente do pagamento de benefício do INSS ou extrato bancário dos meses de dezembro de 2018, janeiro e fevereiro de 2019
Para consulta do benefício do INSS – Acessar o site da Previdência Social, www.mpas.gov.br . clicar em Serviço, item Extratos de Benefícios de Pagamento.

*Extratos bancários dos meses de dezembro de 2018, janeiro e fevereiro de 2019 ou comprovante que contenha essa informação.

* Carteira profissional (CTPS) – cópias das páginas: foto, identificação, última baixa de registro de emprego e a próxima folha em branco ou declaração de que não possui a CTPS e,
*Declaração de próprio punho informando que não possui renda de qualquer natureza, datada e assinada.

*Cópia do comprovante da bolsa-auxílio, dos meses de dezembro de 2018, janeiro e fevereiro de 2019, ou cópia do contrato de trabalho.

* Declaração, de próprio punho, datada e assinada pelo menor e seu responsável, de que não possui renda de qualquer natureza.

*Documento que indique os recebimentos referentes aos meses de dezembro de 2018, janeiro e fevereiro de 2019 ou declaração de próprio punho do responsável, datada e assinada, de que recebe ou não a pensão alimentícia do(s) filho(s).

 

*Cópia dos comprovantes de recebimento do aluguel dos meses de dezembro de 2018, janeiro e fevereiro de 2019 ou cópia do contrato de locação ou ainda declaração de próprio punho do responsável pelo recebimento do aluguel, datada e assinada, constando nome, RG, CPF do inquilino e o valor recebido.

*Cópia da declaração completa do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) ou declaração de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ), acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil, de 2018 – calendário 2017. Devem ser entregues as declarações referentes a todos membros do grupo familiar nessa condição, exceto os isentos.
*Não será aceito apenas o recibo de entrega da declaração do Imposto de Renda.
*Isentos do IR: deverá ser entregue a cópia do comprovante de rendimentos de 2017, fornecido pela empresa e declaração de isenção de Imposto de Renda, feita de próprio punho. Caso não possuir ou não ter recebido o comprovante de rendimentos de 2017 da empresa, deverá ser entregue uma declaração, datada e assinada, explicando esta situação.
*Desempregados, donas de casa e estudantes maiores de 18 anos (isentos) – Deverão declarar que são isentos do Imposto de Renda em uma declaração de próprio punho, datada e assinada, caso não sejam dependentes no IRPF de algum dos responsáveis.

 

PARA TODAS AS INFORMAÇÕES COMPLETAS CONSULTE O

MANUAL DO CANDIDATO!