SOBRE O COLÉGIO

O Colégio Termomecanica, mantido pela Fundação Salvador Arena, deu início às suas atividades em 1990.

Atualmente, conta com mais de 1.700 alunos em seus cursos regulares de Educação Básica, oferecendo, além das matérias obrigatórias, disciplinas diversificadas e atividades extracurriculares, contando com um ensino de altíssima qualidade e gratuito.

O aluno que estuda no Colégio Termomecanica recebe um ensino intensivo, aprofundado e abrangente, que busca desenvolver toda a sua potencialidade, tendo em vista sua formação como cidadão livre, responsável, autônomo e solidário, capaz de entender e de atuar na sociedade em que vive, dentro de elevados padrões éticos e morais. Tudo isso é proporcionado por um corpo docente especializado, além de instalações contendo modernos recursos educacionais como, por exemplo, salas de aulas temáticas, laboratórios, oficinas e bibliotecas interativas. Todos os cursos mantidos pelo Colégio Termomecanica são gratuitos, sendo oferecidos ainda ao aluno alimentação (dentro do período escolar), primeiro uniforme, material didático e escolar.

As informações gerais dos cursos mantidos pelo Colégio Termomecanica (infraestrutura, grade curricular, corpo docente, etc.) estão disponíveis para consulta no site www.cefsa.org.br.

 

LOCALIZAÇÃO

Estrada dos Alvarengas, 4001 – Assunção, São Bernardo do Campo (SP)

ENSINO MÉDIO

Atendendo ao disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e aos princípios que regem as políticas para as unidades Educacionais da Fundação Salvador Arena, o Ensino Médio é considerado uma etapa básica do processo educacional por assegurar aos jovens, de forma articulada, o acesso à cidadania plena.

No Ensino Médio do Colégio Termomecanica prioriza-se a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico dos jovens, por meio da aquisição de competências e habilidades, que lhes permitam buscar e gerar informações utilizando-as adequadamente de acordo com as necessidades impostas, sendo, portanto, gestores do próprio conhecimento.

As aulas do Ensino Médio do Colégio Termomecanica são ministradas nos períodos matutino e vespertino. O período matutino corresponde ao horário das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira e, aos sábados, das 7h50 às 11h20, com aulas de apoio pedagógico, recuperação, simulados, entre outros. O período vespertino, das 13h15 às 19h15, de segunda a sexta-feira e, aos sábados, das 7h50 às 11h20, com aulas de apoio pedagógico, recuperação, simulados entre outros. Todos os alunos devem cumprir as normas estabelecidas no “Código de Disciplina do Colégio Termomecanica”.


Clique aqui e saiba mais sobre o curso.

CALENDÁRIO

Inscrições: das 10h do dia 12 de setembro de 2018 às 23h59 do dia 18 de outubro de 2018, no site www.vunesp.com.br, de acordo com as instruções do MANUAL DO CANDIDATO;

Solicitação de isenção da taxa de inscrição: das 10h do dia 12 de setembro de 2018 às 23h59 do dia 25 de setembro de 2018 no site www.vunesp.com.br, de acordo com as instruções do MANUAL DO CANDIDATO;

Divulgação do local da prova: a partir das 10h do dia 12 de novembro de 2018, no site www.vunesp.com.br.

Prova: dia 18 de novembro de 2018 (domingo) as 14h (com duração máxima de 4 horas e 30 minutos).

Divulgação do gabarito da prova: dia 19 de novembro de 2018, a partir das 10h, no site www.vunesp.com.br.

Recursos: Dias 20 e 21 de novembro de 2018, no site www.vunesp.com.br.

Mantenedora: Fundação Salvador Arena.

Resultado da prova: a partir das 10h do dia 12 de dezembro de 2018, na portaria do Colégio Termomecanica e no site www.vunesp.com.br.

INSCRIÇÕES

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, das 10h do dia 12 de setembro de 2018 às 23h59 do dia 18 de outubro de 2018, no site www.vunesp.com.br, mediante o preenchimento da Ficha de Inscrição e o pagamento da taxa no valor de R$ 40,00 (quarenta reais) à VUNESP – Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista, por meio de boleto a ser pago em qualquer agência bancária.

A inscrição somente será efetivada após o pagamento do boleto e após confirmação da quitação pela rede bancária. O não pagamento da taxa de inscrição ou a apresentação de cheque devolvido por insuficiência de fundos acarretará o cancelamento da inscrição.

O benefício (isenção de taxa) deverá ser solicitado das 10h do dia 12 de setembro de 2018 às 16h do dia 25 de setembro de 2018 eletronicamente no site da Fundação Vunesp e a divulgação da relação dos isentos será em 04 de outubro de 2018 a partir das 10h, no site www.vunesp.com.br. Caberá ao Colégio a responsabilidade de analisar a documentação correspondente e, após análise, encaminhar à VUNESP os nomes dos contemplados, para divulgação no site www.vunesp.com.br.

Não será permitida a realização de mais de uma inscrição.

O candidato ou responsável legal deve ler atentamente as instruções do MANUAL DO CANDIDATO para realizar a inscrição.

PROVA

A prova será realizada, em uma única fase, no dia 18 de novembro de 2018 (domingo), às 14h (com duração máxima de 4 horas e 30 minutos), para todos os candidatos.

Não será permitida, em qualquer hipótese, a realização da prova em outra data. Os candidatos que não se apresentarem para a realização da prova serão automaticamente desclassificados deste processo.

O local de realização da prova estará disponível, para consulta, a partir das 10h do dia 12 de novembro de 2018, no site www.vunesp.com.br.

Somente será admitido à sala de prova o candidato que estiver munido de documento que o identifique: a Cédula Oficial de Identidade (RG) ou outro documento original equivalente com foto.

Será considerada, para a composição da nota final do candidato, a quantidade total de acertos. Será eliminado do processo o candidato que “zerar” em qualquer disciplina, independentemente do número de acertos totais.

As orientações e os programas completos para a prova encontram-se no MANUAL DO CANDIDATO.

CLASSIFICAÇÃO, RESULTADOS E MATRÍCULAS

Os candidatos serão classificados pela ordem decrescente da nota da prova, de acordo com o tipo de vaga em que em que foram inscritos. Haverá uma lista, por ordem de classificação, dos candidatos inscritos na condição de “vagas gerais” e outra dos candidatos inscritos na condição de “vagas sociais”.

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

O prazo para a interposição de recursos será de dois dias úteis, a contar do dia subsequente da divulgação do gabarito da prova objetiva, previsto para 19 de novembro de 2018.

MATRÍCULA

A matrícula deverá ser feita no Colégio Termomecanica, localizado na Estrada dos Alvarengas, n.º 4.001, Bairro Alvarenga, São Bernardo do Campo – SP, obrigatoriamente pelo responsável legal do candidato aprovado. É importante que o candidato também esteja presente para o conhecimento e a aceitação das normas gerais. A matrícula será realizada nas seguintes datas:

* Vagas Gerais – de 07, 08, 09 e 10 de janeiro de 2019.
* Vagas Sociais – de 11, 14, 15 e 16 de janeiro de 2019.

Os detalhes para a matrícula e as demais informações, encontram-se no MANUAL DO CANDIDATO.

PARA TODAS AS INFORMAÇÕES COMPLETAS CONSULTE O
MANUAL DO CANDIDATO!

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA

A matrícula dos aprovados far-se-á mediante a apresentação obrigatória dos seguintes documentos do candidato:

a) Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Fundamental (cópia e via original) e, caso ainda não o possua, Declaração de Conclusão do Ensino Fundamental em 2018 (via original), emitida pela escola de origem, constando:
– a conclusão do aluno no 9º Ano do Ensino Fundamental em 2018;
– informação de que o (a) aluno(a) não foi reprovado(a) no Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano.
Obs.: o modelo desta declaração está disponível para consulta no MANUAL DO CANDIDATO.
b) Certidão de Nascimento – duas cópias e via original;
c) Cédula Oficial de Identidade (RG), duas cópias e via original;
d) Comprovante do CPF ou de um documento que contenha o número do CPF – uma cópia;
e) Cópia de um comprovante de residência recente (conta de luz, telefone, correspondência bancária ou outros);
f) Cópias (duas) do RG e do CPF do pai e da mãe ou de um documento que contenha os dois números.
g) Cópia e o original do Termo de Guarda ou Adoção, expedido pelo Poder Judiciário, quando couber
h) Ficha Socioeconômica Familiar (recebida e preenchida no ato da matrícula) e documentos relacionados conforme as informações no MANUAL DO CANDIDATO.
i) Ficha Médica (recebida e preenchida no ato da matrícula), conforme informações descritas no MANUAL DO CANDIDATO.
j) Relação de documentos do grupo familiar a serem entregues, referentes à comprovação das informações prestadas na Ficha Socioeconômica Familiar (tanto das vagas gerais como das vagas sociais):

Em atendimento à política interna da Instituição, a Ficha Socioeconômica Familiar é necessária para compor a documentação de matrícula para todos os candidatos (vagas gerais e vagas sociais). Para a comprovação das informações prestadas nessa ficha, os candidatos, ou seu responsável legal, deverão entregar os documentos referentes à condição socioeconômica do grupo familiar.

Para os candidatos aprovados como “vagas sociais”, exclusivamente, os documentos recebidos serão utilizados para comprovação da renda per capita exigida para a obtenção da vaga nessa condição. A não comprovação estará sujeita às condições estabelecidas no MANUAL DO CANDIDATO.

Documentos referentes à condição socioeconômica do grupo familiar

• Menores de 18 anos: cópia da Certidão de Nascimento ou do RG;
• Maiores de 18 anos: cópia do RG e do CPF (ou de um documento que contenha os números desses documentos) de todos os membros, inclusive irmãos, tios, madrasta, padrasto, avó, avô etc.;
• Em caso de pais falecidos (do aluno), entregar também cópia da Certidão de Óbito.

• Cópia dos holerites (contracheques) de todos os integrantes do grupo familiar nessa condição, referentes aos meses de outubro, novembro e dezembro de 2018.

• Declaração de próprio punho informando a renda média dos meses de outubro, novembro e dezembro de 2018, datada e assinada e,
• Carteira profissional (CTPS) – cópias das páginas: foto, identificação, última baixa de registro de emprego e a próxima folha em branco ou declaração de que não possui a CTPS.

• Cópia dos holerites (contracheques) de todos os integrantes do grupo familiar nessa condição, dos meses de outubro, novembro e dezembro de 2018.

• Pró-labore dos meses outubro, novembro e dezembro de 2018 e,
• Declaração de próprio punho, datada e assinada, informando a retirada média mensal da empresa, sem considerar o pró-labore.

• Extrato mais recente do pagamento de benefício do INSS ou extrato bancário dos meses de outubro, novembro e dezembro de 2018.

Para consulta do benefício do INSS – Acessar o site da Previdência Social, www.mpas.gov.br . clicar em Serviço, item Extratos de Benefícios de Pagamento.

• Extratos bancários dos meses de outubro, novembro e dezembro de 2018 ou comprovante que contenha essa informação.

• Carteira profissional (CTPS) – cópias das páginas: foto, identificação, última baixa de registro de emprego e a próxima folha em branco ou declaração de que não possui a CTPS e,
• Declaração de próprio punho informando que não possui renda de qualquer natureza, datada e assinada.

• Cópia do comprovante da bolsa-auxílio, dos meses de outubro, novembro e dezembro de 2018, ou cópia do contrato de trabalho.

• Declaração, de próprio punho, datada e assinada pelo menor e seu responsável, de que não possui renda de qualquer natureza.

• Documento que indique os recebimentos referentes aos meses de outubro, novembro e dezembro de 2018 ou declaração de próprio punho do responsável, datada e assinada, de que recebe ou não a pensão alimentícia do(s) filho(s).

• Cópia dos comprovantes de recebimento do aluguel dos meses de outubro, novembro e dezembro de 2018 ou cópia do contrato de locação ou ainda declaração de próprio punho do responsável pelo recebimento do aluguel, datada e assinada, constando nome, RG, CPF do inquilino e o valor recebido.

• Cópia da declaração completa do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) ou declaração de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ), acompanhada da primeira página do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil, de 2018 – calendário 2017. Devem ser entregues as declarações referentes a todos membros do grupo familiar nessa condição, exceto os isentos.
• Não será aceito apenas o recibo de entrega da declaração do Imposto de Renda.
• Isentos do IR: deverá ser entregue a cópia do comprovante de rendimentos de 2017, fornecido pela empresa e declaração de isenção de Imposto de Renda, feita de próprio punho. Caso não possuir ou não ter recebido o comprovante de rendimentos de 2017 da empresa, deverá ser entregue uma declaração, datada e assinada, explicando esta situação.
• Desempregados, donas de casa e estudantes maiores de 18 anos (isentos) – Deverão declarar que são isentos do Imposto de Renda em uma declaração de próprio punho, datada e assinada, caso não sejam dependentes no IRPF de algum dos responsáveis.

PARA TODAS AS INFORMAÇÕES COMPLETAS CONSULTE O
MANUAL DO CANDIDATO!