Logo CEFSA

FACEBOOK CTM   FACEBOOK FTT

Infraestrutura

Complementando sua excelente infraestrutura educacional, o Centro Educacional da Fundação Salvador Arena possui o Teatro Eng. Salvador Arena, com capacidade para 600 espectadores e condições arquitetônicas e técnicas para um espaço cênico de primeira linha.

Além disso, possui o Estádio Olímpico Bronze TM 23, com dimensões oficiais, arquibancada, pista de atletismo e Conjunto Aquático com duas piscinas (uma delas semiolímpica), isso sem contar a Sala de Treinamento, o Auditório e as quatro Bibliotecas interativas, montadas especialmente para atender alunos de diferentes faixas etárias.

O Conjunto Aquático é composto por duas piscinas, sendo uma semiolímpica, com 25 metros de comprimento, 1,40m a 1,80m de profundidade e seis raias. Nesta, a temperatura da água varia entre 28 e 30 graus. A outra, infantil, com 14 metros de comprimento, tem 1,40m de profundidade, sendo que é possível a utilização de plataformas de redução de profundidade, chegando a 0,80m. Ela possui quatro raias e a temperatura da água varia entre 30 e 32 graus.

Além das piscinas, a instalação conta com dois amplos vestiários e um espaço externo descoberto, suficiente para a realização de exercícios motores para a complementação do trabalho de técnica, força e flexibilidade realizados em água.

A aulas acontecem de terça a sábado, abrangendo turmas do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da FTT, e são fundamentadas numa metodologia própria, dividida em níveis de aprendizagens, inicialmente visando à natação formativa e direcionando-se para a natação escolar competitiva.
O Estádio Olímpico Bronze TM 23 é um complexo esportivo composto por um campo de futebol com gramado natural, pista de atletismo e arquibancada coberta que pode acomodar aproximadamente 1.050 pessoas sentadas. Além disso, na parte inferior da arquibancada, existem vestiários para os atletas e árbitros, banheiros para os espectadores, bebedouro e uma sala de musculação.

O campo de futebol possui dimensões oficiais (100m de comprimento por 56m de largura) com características similares às dos mais modernos estádios brasileiros, no que diz respeito ao tipo de grama utilizada, sistema de irrigação, drenagem e iluminação para a prática de esportes no período noturno. A manutenção do campo é feita diariamente, além dos cuidados tomados durante as aulas, como, por exemplo, a utilização de uma lona para proteger a pequena área (área de meta), de modo a preservar o gramado nesse local.

Ao redor do campo existe uma pista de atletismo com 350 metros de comprimento e 6 raias, tendo a reta principal disponibilidade para abrigar provas de 100m e 110m rasos com até 8 raias. Além da pista para as provas de corrida, há outra para a prática das modalidades de salto em distância e salto triplo.

O treinamento de futebol é feito com turmas compostas pelo Ensino Médio matutino, vespertino e noturno. As aulas iniciam-se com um trabalho de alongamento e aquecimento com bola; em seguida, são aprimorados os fundamentos da modalidade e as jogadas ensaiadas. Aspectos táticos e técnicos são trabalhados durante o treino coletivo, no qual também é observada a habilidade individual de cada aluno, pois eles participam de atividades seletivas para a formação da equipe que leva o nome do Colégio em competições externas. Além das turmas de treinamento, existem as de iniciação esportiva para o Ensino Fundamental II e para a FTT (Faculdade de Tecnologia Termomecanica). No Ensino Fundamental II, as aulas são ministradas com um trabalho inicial de alongamento; em seguida, são enfatizados os fundamentos da modalidade, o que constitui a maior parte da aula e, no final, é promovido um treino coletivo. Já as aulas da FTT têm uma sequência diferente: elas se iniciam com alongamento, seguido dos fundamentos da modalidade. Porém, a maior parte da aula é dedicada ao treino coletivo.
O Centro Educacional da Fundação Salvador Arena disponibiliza a todos os docentes quatro bibliotecas interativas, montadas especialmente para atender alunos de diferentes faixas etárias.

Sua missão é atender às unidades de ensino do CEFSA, contribuindo com o processo de ensino-aprendizagem através da mediação infoeducacional, bem como promover a construção das autonomias relativas ao acesso, organização e uso dos diferentes dispositivos informacionais.

Os recursos informacionais disponíveis são compostos por material impresso, dispositivos audiovisuais, multimídia, equipamentos eletrônicos e artefatos tridimensionais, organizados de forma que os usuários tenham livre acesso a esses recursos, o que lhes possibilita explorar todo o acervo.

A base de dados é disponibilizada em diferentes terminais de consulta e possibilita conexão em rede. Há também computadores ligados à Internet a fim de que os alunos possam transitar pelos diferentes meios de informação. Nas séries iniciais, os alunos são orientados quanto ao uso correto e funcional do acervo, bem como sua preservação. Quanto ao tratamento dos documentos, são utilizados padrões internacionais de manutenção e arquivamento, porém, com adaptações que visam a atender às especificidades e necessidades dos diferentes públicos que frequentam as bibliotecas.

O acervo é atualizado periodicamente e a comunidade acadêmica (diretores, coordenadores, professores, alunos e funcionários) pode participar da seleção do acervo, de acordo com o procedimento vigente. Os alunos são orientados quanto ao uso correto e funcional do acervo, bem como sua preservação.