Logo CEFSA

FTT tem uma das melhores práticas de estágios do país, segundo a CNI


terça-feira, 12 de novembro de 2019 às 9:06

A Faculdade de Tecnologia Termomecanica (FTT), que oferece ensino superior gratuito e está há 8 anos consecutivos no grupo de excelência do Ministério da Educação (MEC), é a segunda colocada no Prêmio IEL de Estágio, oferecido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A iniciativa visa reconhecer programas de estágio de excelência e boas práticas desenvolvidas por empresas, instituições de ensino e estudantes. Em seletiva regional, a FTT ficou em primeiro lugar.

“Esta é a primeira vez que concorremos ao Prêmio IEL (Instituto Euvaldo Lodi) e ficamos felizes com o reconhecimento. A formação e o desenvolvimento de oportunidades de diversas formas, fazem parte do cotidiano da Instituição. Nossos alunos são reconhecidos no mercado pela formação técnica e comportamental, e o trabalho do NAC (Núcleo de Apoio a Carreiras) é parte importante deste processo”, explica Luciana Guimarães Borges, diretora acadêmica da FTT.

Os projetos que concorreram ao prêmio foram submetidos a avaliação de uma banca examinadora composta por representantes das empresas Duratex S.A, Robert Bosch Ltda, Promotrend do Brasil Serviços de Marketing e Divulgação Ltda., Suzano S.A; e das instituições de ensino Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP) e Centro Universitário Sumaré. Desta fase, foram selecionados os finalistas das etapas regionais, realizadas entre maio e agosto deste ano nos 13 núcleos distribuídos pelos estados brasileiros.

Na categoria Instituição de Ensino Superior, os critérios de avaliação envolveram, entre outros, o apoio ao estudante na conexão entre conhecimento acadêmico e a experiência prática. Na ocasião, a FTT apresentou os programas que são desenvolvidos, com esta finalidade, pelo Núcleo de Apoio a Carreiras (NAC).

Camila Cheruti Santos, do Núcleo de Apoio a Carreira, explica que o setor apresenta como diferencial para ampliação da formação do aluno, uma política interna inteligente de estágios, com um olhar estratégico para o processo. A iniciativa inclui visitas às unidades concedentes de estágio, encontro com supervisores de estágio, orientação de currículos, eventos de mercado, além de projetos realizados em parceria com empresas para o desenvolvimento profissional de estudantes.