Logo CEFSA

FTT promove SIMAC, Encontro de Empresas Júniores e Show de Talentos


segunda-feira, 18 de novembro de 2019 às 8:48

O dia 9 de novembro, sábado, foi movimentado e muito importante para todos da Faculdade de Tecnologia Termomecanica (FTT), devido à realização de diversos eventos, que promoveram a união entre conhecimento científico e arte.

SIMAC

O I Simpósio Acadêmico (SIMAC) da FTT aconteceu das 8h às 12h, com o objetivo de estimular a reflexão e desenvolvimento científico dos alunos da faculdade, uma vez que essas competências fundamentam o desenvolvimento de profissionais e cidadãos críticos e criativos, com habilidades para a formulação de perguntas, elaboração de análise e de síntese de dados e proposição de soluções inovadoras para organizações e para a sociedade.

Foram apresentados 56 trabalhos, parte deles concluída e outra em andamento, em salas de aula e em banners espalhados pelo bloco 10 da FTT, referentes aos quatro cursos oferecidos pela Instituição: Administração, Engenharia da Computação, Engenharia de Alimentos e Engenharia de Controle e Automação. A avaliação dos trabalhos apresentados foi realizada por pares, com a participação dos professores da faculdade.

O evento contou com a presença dos alunos apresentadores, professores avaliadores e alunos ouvintes da graduação e pós-graduação.

“O I SIMAC excedeu as expectativas pelo volume de trabalhos apresentados, qualidade dos mesmos e pela quantidade de participantes, demonstrando que há um grande interesse dos alunos da FTT por produção e divulgação de pesquisa. Isso é um grande incentivo para a continuidade da realização de eventos desse tipo”, explicou a Coordenadora do Curso de Engenharia de Alimentos e de Pesquisa e Extensão da FTT, Márcia Pulzatto.

Encontro de Empresas Júniores

Na Estação Literária, foi realizado o II Encontro de Empresas Júniores, com o objetivo de promover formação e integração aos membros da FTT Júnior. O evento contou com um workshop sobre o tema “Pensamento Estratégico e Modelagem de Negócios”, ministrado por Marcelo Toledo, professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e sócio da empresa de consultoria 3.0 Inteligência & Marketing, com a participação de integrantes da FTT Júnior e demais alunos interessados no assunto.

A atividade propiciou aos estudantes um interessante contato com ferramentas utilizadas em processos de consultoria, de forma prática e em formato dinâmico, permitindo que eles pudessem adquirir novos conhecimentos, esclarecer dúvidas e obter prática no uso das ferramentas. É a FTT Junior se desenvolvendo e profissionalizando. “Os alunos ficaram muito satisfeitos e empolgados com a oportunidade. Tanto os integrantes da FTT Júnior quanto os demais estudantes se mostraram bastante envolvidos no evento”, comentou Daniela Merida, Presidente da FTT Júnior.

I Show de Talentos do Pense Bem

O projeto Pense Bem promoveu o I Show de Talentos, tendo em vista proporcionar aos alunos um momento para que demonstrassem seus talentos através de manifestações artísticas dentro da FTT. Na entrada e no auditório da faculdade foram realizadas 13 apresentações, entre elas, de música, de filmes de curta metragem, painel com desenhos e dança.

“A arte é um caminho para a demonstração de afetos e competências socioemocionais. Assim, estaríamos contribuindo para a promoção de habilidades emocionais como trabalho em equipe, resiliência, foco, determinação e compartilhamento de aprendizado”, declarou Pablo Carneiro, professor responsável pelo projeto.

Confira as fotos: