Logo CEFSA

FTT promove o Arena em Debate


quinta-feira, 08 de novembro de 2018 às 1:38

No dia 27 de Outubro, a FTT promoveu o seu primeiro Arena em Debate. A proposta é oferecer um espaço de integração no qual seja possível discutir harmoniosamente e refletir sobre temas como relações étnicas raciais; educação ambiental e educação em Direitos Humanos.

O convidado foi o escritor Daniel Munduruku, indígena, graduado em Filosofia, licenciado em História e Psicologia, doutor em Educação pela USP, e pós-doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Daniel também é diretor presidente do Instituto UKA – Casa dos Saberes Ancestrais, autor de 52 livros para crianças, jovens e educadores, Comendador da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República desde 2008 e membro Fundador da Academia de Letras de Lorena.

Alunos do Ensino Superior, Ensino Médio, convidados e funcionários tiveram a oportunidade de compartilhar uma manhã especial, exercitamos a escuta, a reflexão sobre um povo que compreende a natureza e por isso a respeita.

O aluno Filipe Nobre do curso Administração, 8º período, complementa: “Diante de uma sociedade contemporânea tão intolerante e agressiva quanto a temas de diversidade cultural, tivemos a honra de participar de uma palestra com o Daniel da tribo Munduruku, que é um exemplo não só de profissional como professor, mas também de um cidadão. Com ele aprendemos as diferenças entre culturas e a maneira de enxergarmos o mundo sobre outra perspectiva: a indígena, que não possui um tempo linear, mas sim um tempo cíclico que presa pelo presente e considera uma dádiva o fato de podermos usufruir de cada momento, em que, todos os dias são únicos e devem ser aproveitados.”

Confira as fotos: