Logo CEFSA

FTT Carreiras inspira universitários para o mundo do trabalho


quinta-feira, 12 de setembro de 2019 às 2:23

O que vou ser quando crescer já não é mais a dúvida do estudante universitário. Para os alunos da FTT, os questionamentos são outros. Como faço para ingressar no mundo do trabalho? O que posso esperar do mercado como profissional recém-formado? Essas são algumas das inquietações desse público que contou com a programação do FTT Carreiras para auxiliá-los nas suas escolhas e decisões de carreira.

O projeto foi realizado no dia 04 de setembro no campus da faculdade. Pela manhã, o Teatro Eng. Salvador Arena recebeu o painel executivo “Carreira e Engajamento” com a participação dos profissionais Pedro Wickbold, diretor de marketing e novos negócios da Wickbold, e Ricardo Prieto, diretor comercial para a América da Nexa Resources. Os profissionais compartilharam sua trajetória profissional, os desafios das escolhas de carreira e dividiram conselhos para a próxima geração de talentos em engenharia e administração.

No período da tarde, os alunos participaram do painel “Vida de Estagiário” e puderam conhecer o início da carreira profissional dos estudantes Lucas Pires, aluno de Administração e estagiário do Linkedin; Isabela Heideker, aluna de Eng. de Alimentos e estagiária da Braskem; Amanda Ruza, aluna de Eng. de Computação e estagiária da Termomecanica; e Barbara Rabello, aluna de Eng. de Controle e Automação e estagiária da General Motors. Os 4 estudantes compartilharam sua experiência nos processos seletivos de estágio e mostraram um pouco mais de suas atividades nas empresas de estágio. O “Vida de Estagiário” é um dos principais painéis do evento e reforça o protagonismo do estudante no desenvolvimento da sua carreira profissional.

Seguindo com a programação, o painel “Egressos que Inspiram” trouxe a cadeia da indústria de alimentos para o palco. Os ex-alunos Maithê Almeida, tecnóloga em Mecatrônica Industrial e colaboradora da Tetra Park; Rode Esly Anjos, tecnóloga em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e colaborada da Britvic ebba; Amanda Boton, administradora e analista da Nestlé; e Reginaldo Paixão, engenheiro de alimentos e funcionário da ADM do Brasil, falaram sobre o mercado de trabalho após a formação na FTT e compartilharam seus conselhos para facilitar o ingresso e a permanência em um ambiente globalizado e competitivo.

No encerramento do FTT Carreiras, os alunos participaram da “Feira de Carreiras”. Foram mais de 15 estandes de empresas e agentes de integração falando sobre seus produtos e serviços e sobre as principais portas de entrada para ingresso na organização, como os programas de aprendiz, estágio e trainee. A novidade dessa edição foi a valorização dos talentos dos estudantes que vão além das competências técnicas exigidas pelo mercado. A atração “Live Painting” foi uma surpresa para o público presente. Os alunos prestigiaram o trabalho artístico dos estudantes Marcella Satie, do curso de Administração, e Anderson Bonadio, do curso de Eng. de Computação. Esses alunos aceitaram o desafio de pintar uma tela “ao vivo” sobre o tema o futuro do trabalho. O resultado final do trabalho dos artistas está disponível nas fotos dessa matéria. A feira contou também com o talento do DJ Gabriel Magalhães, estudante de Administração, que agitou a entrada da feira com um line-up exclusivo do evento.

Fora toda programação para alunos, o FTT Carreiras cultivou a consciência social dos futuros profissionais com o projeto “Ação Social – Elaboração de Currículos”. Toda ação foi realizada por um time de estudantes voluntários que colocaram a mão na massa e resgataram o otimismo de pessoas da comunidade que estão buscando uma nova oportunidade profissional.

O resultado do “FTT Carreiras” mostra que a construção das trajetórias profissionais é de responsabilidade de cada indivíduo. E, vai além, pois esse indivíduo não existe sozinho. Ele é formado pelo ambiente e pelas pessoas que conhece, interage e se comunica. Estamos ansiosos pela próxima edição do evento que já tem tema definido “FTT Carreiras – Eu sou porque nós somos”.

Confira as fotos: