Logo CEFSA

FTT Carreiras – Empreender para Transformar!


terça-feira, 18 de setembro de 2018 às 2:21

No dia 5 de setembro de 2018, o Teatro Eng. Salvador Arena recebeu mais uma edição do FTT Carreiras. O evento tem por objetivo inspirar os estudantes de Engenharia e Administração da faculdade a encontrar os indispensáveis caminhos na tão ambicionada busca pela futura profissão e permite a aproximação do jovem com a realidade do mundo do trabalho.

Neste ano, a programação do evento contou com a presença de Tania Cosentino, Presidente da Schneider-Eletric para a América do Sul, e de Eduardo Migliano, CEO e cofundador da 99.Jobs. Em sua palestra, Tania compartilhou os principais desafios da sua trajetória profissional e reforçou o propósito da sustentabilidade na rotina de uma executiva da empresa em que trabalha, líder global na transformação digital em gestão de energia elétrica e automação. O executivo Migliano, por sua vez, procurou descontruir o estereótipo da Jornada do Herói e reforçou o valor da experiência do erro e da frustração para o fortalecimento da personalidade profissional no período de retomada ou de superação de um obstáculo. Eduardo Migliano está à frente da 99.Jobs, uma plataforma de recrutamento e seleção, especializada na reinvenção de novas formas de contratação de talentos de grandes organizações, focando muito mais na experiência de vida do que nas competências técnicas dos futuros profissionais.

A programação do evento também deu voz aos alunos e ex-alunos da FTT. O painel de estudantes que apresentam experiências distintas de estágio contou com a participação de: Lucas Bispo, aluno de Engenharia de Computação e estagiário no GuiaBolso; Augusto Munhoz, aluno de Engenharia de Controle e Automação e estagiário na Oximag; Bianca Messas, aluna de Administração e funcionária da Adient e Brunna Salles, aluna de Engenharia de Alimentos e funcionária da B. Blend. Cada um, à sua maneira, compartilhou a experiência da conquista do estágio e os desafios da atividade profissional no dia a dia da empresa.

Já o Painel de Egressos da FTT compartilhou a experiência profissional de: Diego Romero, ex-aluno de Processos Gerenciais e gerente na Uber; Rodrigo Furchini, ex-aluno de Tecnologia em Alimentos e gerente na Danone e de Denis Rosa, ex-aluno de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e desenvolvedor sênior na Couchbase. Os egressos valorizaram os momentos marcantes de sua história profissional, mostrando que a construção do currículo se faz a partir da integração das escolhas profissionais e de vida.

Para auxiliar os estudantes da FTT a ingressar no mundo do trabalho, a Feira de Carreiras teve 17 estandes de empresas no foyer do Teatro Eng. Salvador Arena. As organizações presentes foram: Fundação Salvador Arena, Scania, Nestlé, Termomecanica São Paulo S. A., PepsiCo, Mercedes-Benz, CIEE, Cia. de Estágios, Schneider-Eletric, AirLiquide, T-Systems, Nèscara, DXC Technology, ADM do Brasil, Brayton, General Motors e Adient, além da participação da CTR – Central de Trabalho e Renda da Prefeitura de São Bernardo do Campo -, realizando a emissão de carteiras de trabalho (CTPS) e cadastramento de alunos nos programas de empregabilidade do município.

Uma programação repleta de grandes nomes que disponibilizaram seu tempo e conhecimento para o desenvolvimento da geração futura não poderia deixar de estender suas atividades para a prestação de serviços à comunidade. Assim sendo, um time de 10 alunos voluntários dos cursos de Engenharia e Administração realizou o atendimento à comunidade escolar, auxiliando os participantes na revisão de currículos e orientando-os na busca de oportunidades profissionais.

O Núcleo de Apoio à Carreira, responsável pela realização desse projeto, acredita que a carreira profissional é constituída de diferentes experiências e referências que se associam mutuamente, originárias na nossa história de vida, influindo diretamente nas escolhas da trajetória profissional. Dessa forma, o FTT Carreiras é mais uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e ocupacional dos estudantes da faculdade, que busca consolidar o perfil humano e profissional que queremos formar para a efetiva transformação da nossa sociedade.

Confira mais fotos: