Crescendo Juntos

Centro Educacional da Fundação Salvador Arena

Você está preparado para o mercado de trabalho do futuro?

Que o mundo está mudando, isso todos já sabem. As inovações tecnológicas estão fazendo parte do nosso cotidiano cada vez mais; no entanto, como elas podem afetar o mercado de trabalho?

De acordo com um estudo publicado pelo Instituto francês Sapiens, é provável que cerca de 2,1 milhões de trabalhadores poderão ver suas profissões desaparecerem nos próximos cinco anos. Entre eles, podem ser citados: funcionários de bancos, de seguradoras e de escritórios de contabilidade; secretários de escritórios; agentes de manutenção; caixas de lojas e supermercados.

Isso ocorre porque atualmente algumas profissões e atividades já estão sendo realizadas por robôs e pelas novas tecnologias, com destaque para a inteligência artificial. Nesse sentido, precisamos estar preparados para nos adaptarmos a esse mundo em constante mudança, pois à medida que certas profissões serão extintas, outras surgirão.

Segundo um relatório do Center for the Future of Work, estabelecido pela Cognizant Technology Solutions, determinadas profissões serão tendências para os próximos 10 anos. Vejamos algumas delas:

  1. Detetive de dados:

Visto que estamos na era digital, a quantidade de dados que produzimos diariamente é enorme. Nesse sentido, tal profissional terá de ser capaz de extrair, analisar e interpretar grandes quantidades de dados e utilizá-los de maneira estratégica.

  1. Facilitador de TI:

É fato que a tecnologia se tornou um fator essencial para o sucesso de uma organização. Dessa forma, o facilitador de TI surge como um profissional que irá desenvolver plataformas colaborativas, como os assistentes digitais, além de analisar as tendências de tecnologia de informação do mercado futuro.

  1. Profissional de Ética Sourcing (fornecimento, aquisição)

Esse profissional terá a responsabilidade de garantir que todo tipo de negociação em qualquer organização deverá estar alinhada com os padrões de ética de seus stakeholders (mantenedores, investidores e interessados no sucesso da empresa). Nesse contexto, precisará utilizar em seu campo de atuação de diversos conhecimentos da área de auditoria e de comportamento ético.

  1. Gestor de desenvolvimento de negócios e de inteligência artificial

Tendo em vista a ascensão da inteligência artificial em diversas áreas, surge a necessidade de um profissional que desenvolva e implemente projetos capazes de acelerar as vendas e negociações por meio da inteligência artificial, pois, segundo os autores da pesquisa, apesar de tais recursos tecnológicos terem grande capacidade de conexão, eles não conseguem se vender sozinhos.

  1. Mestre de Edge Computing

Um fator essencial para o bom funcionamento da tecnologia numa organização é a sua segurança. Nesse sentido, este profissional terá de manter e proteger o ambiente de edge computing, ou na tradução literal, “computador na borda”, ou seja, os equipamentos de processamento que estariam perto da fonte de dados e do limite da rede de computação em nuvem.

É claro que há outras profissões e tendências para o futuro, e é por isso que não devemos focar apenas em algumas. Nesse sentido, quanto mais nos atualizarmos e nos desenvolvermos para um futuro cada vez mais tecnológico maiores serão as oportunidades de conquistarmos um emprego e de fazermos carreira profissional.

E apesar dessa tendência tão voltada à tecnologia, profissões ligadas às pessoas também serão importantes; por isso, a análise da sociedade atual e de nossas atitudes poderá contribuir para a escolha de uma boa profissão no futuro.

Fontes:

Sarah Rocha dos Santos (Aluna do curso de Administração da FTT)

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo