Crescendo Juntos

Centro Educacional da Fundação Salvador Arena

Vestibular, e agora? – Parte III

Já escolhi o curso e fiz minha lista de faculdades; e agora?

Após o estudante completar suas pesquisas e escolher a instituição desejada para prestar vestibular, chega o momento de pensar nas inscrições. É muito importante que a família se organize financeiramente para o pagamento das taxas de inscrições dos vestibulares, que vão de R$ 100,00 a R$ 400,00 (preço médio), sem contar os custos de transporte para a realização das provas. Dependendo da faculdade escolhida, o exame é aplicado fora da cidade onde a família reside.

Para as famílias que não têm condições de arcar com essas despesas, uma opção é tentar obter isenção dessas taxas. A grande maioria das faculdades oferece essa possibilidade, mas é necessário ficar de olho nos critérios e prazos; normalmente essas informações estão disponíveis no Manual do Candidato e/ou no Edital. Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) encontram em algumas instituições particulares a opção de inscrição gratuita; por isso é importante pesquisar.

Para algumas famílias, o ingresso de um de seus membros num curso superior significa a realização de um sonho, que muitas vezes esbarra em um obstáculo que está além do vestibular: a falta de condições financeiras para manter o estudante na faculdade. Mas é importante saber que existem alternativas para superar essa dificuldade. Veja abaixo algumas opções:

FIES: o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

PROUNI: é o programa do Ministério da Educação que concede bolsas de estudo integrais e parciais de 50% para cursos em instituições privadas de educação superior e cursos de graduação e sequenciais de formação específica a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

SISU: Sistema de Seleção Unificada – é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), pelo qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Fonte: www.mec.gov.br

Lembrete: fique atento aos critérios desses programas, principalmente aos prazos de inscrição.

Espero que essas dicas auxiliem os adolescentes nesta importante decisão sobre seu futuro profissional e desejo boa sorte a todos em suas novas jornadas!

Helena Cristina (Colaboradora do setor de Comunicação, do CEFSA)
Graduada em Marketing

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo