Crescendo Juntos

Centro Educacional da Fundação Salvador Arena

Receita de Estrogonofe de Carne

Além de tantas informações úteis e interessantes veiculadas pelo nosso blog, damos também espaço para uma arte que se destaca por ser tipicamente “saborosa”: a culinária. Muitas receitas já foram aqui publicadas, todas deliciosas, mas faltava um prato que se consolidou por ser simples e, ao mesmo tempo, agradar aos mais variados paladares: o estrogonofe. Confira nossa receita e… bon appétit!!!

Ingredientes:

600g de coxão mole ou filé-mignon
250g de cogumelos em conserva
1 cebola grande picada
1 dente de alho picado
250ml de creme de leite
1 colher de sopa de extrato de tomate
1 colher de sopa de catchup
1 colher de sopa de molho inglês
Azeite ou margarina
Sal
Pimenta-do-reino

Modo de preparo:

Corte a carne em várias fatias finas. Em seguida, corte cada fatia em tiras de 4 cm aproximadamente. Coloque numa tigela e tempere com sal e pimenta-do-reino. Corte os cogumelos em fatias.

Acrescente azeite na panela e aumente o fogo. Junte uma parte da carne picada e espere dourar. Mexa um pouco para dourar todos os lados. Retire a carne já refogada da panela, coloque mais um pouco de azeite e junte as tirinhas de carne restantes. Se você colocar toda a carne de uma só vez, ela esfriará a panela e irá cozinhar no próprio líquido, ficando dura.

Coloque um pouco de azeite em outra panela grande e leve ao fogo baixo para esquentar. Adicione a cebola picada e refogue por 2 minutos. Faça o mesmo com o alho picado e refogue por mais 1 minuto. Junte a carne, o cogumelo, o extrato de tomate e deixe cozinhar por 2 minutos, mexendo sempre.

Acrescente o catchup e o molho inglês. Cozinhe por mais 1 minuto e retire do fogo. Logo após, acrescente o creme de leite.

Sirva com arroz branco e batata palha.

 

Colaboração: Michelle Regina Ramos Gratieri (Coordenadora do Restaurante do CEFSA)

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo