Crescendo Juntos

Centro Educacional da Fundação Salvador Arena

Pesquisas Científicas

No mundo todo, especialistas, pesquisadores e cientistas esforçam-se ao máximo para obter bons resultados em suas pesquisas científicas nos mais diversos ramos da atividade humana. No entanto, nem todas chegam a ser conhecidas pela maioria das pessoas.

As pesquisas científicas precisam ser divulgadas para que o conhecimento avance nos vários campos do saber. Ao tomar contato com pesquisas desenvolvidas, os cientistas podem formular problemas, novas soluções ou aplicar o conhecimento desenvolvido na produção de tecnologia. Na leitura de artigos científicos, os pesquisadores encontram o conhecimento disponível para dar continuidade ao seu trabalho. Faz parte, portanto, da prática científica sua divulgação em revistas especializadas. Ciência que não é divulgada não produz os efeitos sociais desejados, entre eles, o bem-estar.

Na preparação de um artigo científico, o primeiro aspecto a ser destacado é o fato de que ele é fruto de uma pesquisa realizada, seja ela experimental, teórica, de campo, documental, entre outras possibilidades. Assim, o que precisa ser comunicado são os resultados obtidos na pesquisa, ou seja, o principal objetivo é apresentar esses resultados, destacando sua relevância. Não basta, porém, o relato puro e simples. Boa ciência se faz a partir de perspectivas teóricas ou a partir do conhecimento de estudos realizados sobre determinado tema. Desse modo, a exposição teórica deve também fazer parte do artigo. Como os resultados foram obtidos? Este é próximo questionamento que deve ser respondido. Falamos assim diretamente dos métodos, isto é, dos procedimentos e das técnicas utilizadas que nos permitiram atingir determinados resultados.

A mera exposição metodológica, porém, é insuficiente. A qualidade do relato tem a ver com a análise e avaliação dos resultados. Neste ponto, é possível perceber o talento do pesquisador na articulação entre teoria, método e avaliação dos resultados. O artigo que descreve um determinado experimento se encerra com as considerações finais. Neste tópico, deve-se recuperar brevemente o percurso da pesquisa, destacar os resultados e apontar caminhos para futuras pesquisas, porque a ciência está em constante evolução e uma pesquisa nunca se encerra totalmente. Basta, na sequência, arregaçar mangas e se dedicar à escrita. Para facilitar, a estrutura básica do texto deverá conter os seguintes elementos: título, resumo e palavras-chave, em português e inglês, introdução, fundamentação teórica, metodologia, discussão dos resultados e considerações finais. Esta estrutura básica é requerida pela grande maioria das revistas científicas, com ligeiras variações. Cada pesquisador deve consultar as normas de publicação da revista em que deseja publicar seu artigo e seguir o padrão. O artigo enviado para uma revista científica é avaliado por especialistas que dão seu parecer sobre a possibilidade de publicação. Além disso, podem ser sugeridos esclarecimentos, alterações, de modo que o artigo atenda aos padrões de cientificidade e qualidade de pesquisa.

A FTT Journal of Engineering and Business, nossa revista acadêmica, é bom exemplo para consulta. Lá você encontra artigos que seguem os padrões acima mencionados. Esperamos em breve contar com sua contribuição na FTT Journal!

Fernando Pachi (Professor de Metodologia Científica, Comunicação e Ética e Cidadania na FTT)
Dr. em Linguística, Mestre em Comunicação

Pós-Doutorado em Comunicação

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo