Crescendo Juntos

Centro Educacional da Fundação Salvador Arena

Nós precisamos é de calma!

Em época de isolamento social, uma das maiores dificuldades enfrentadas pelo fato de não podermos sair de casa é lidar com a ociosidade e com a ansiedade. O excesso de informações negativas relacionadas à pandemia do coronavírus, a pressão social para que sejamos mais produtivos em casa e a incerteza do que está por vir são fatores que definitivamente acabam com a nossa saúde mental. Porém, neste momento, nós precisamos é de calma!

Acalmar a mente não é uma tarefa fácil, mas é extremamente necessária para uma boa convivência com você mesmo. Sua mente e seu corpo precisam caminhar juntos, alinhados ao seu interior, para que tudo funcione bem, para que você viva bem. O estresse cotidiano causado pelo caos social em época de pandemia pode ser muito prejudicial à sua saúde; sendo assim, merece atenção e cuidado.

“Que o momento seja também de auto-conhecimento e de conexão com o próximo: em casa, sozinho ou com a família, o melhor lugar do mundo é onde você está.” – Monja Coen, líder da comunidade Zen Budista Brasil, em entrevista para a revista Veja.

Cuide-se. Respeite o seu tempo para as coisas, respeite as suas necessidades e, claro, respeite o isolamento social. Crie circunstâncias, oportunidades pessoais, valorize momentos importantes de silêncio, de reflexão. E se você mora com a sua família, reflita: qual foi a última vez que vocês sentaram juntos para conversar? Para fazer algo totalmente manual, sem uso da tecnologia? Desligue o smartphone por um período do dia; ele só vai aumentar sua ansiedade de consumir tudo o que o mundo oferece lá fora; agora não é o momento. Relaxe. Inspire. Expire.

“A vida mudou, de maneira que estamos apenas começando a compreendê-la. ” – Tradução da Folha de São Paulo de um artigo de autoria de Amanda Hess para o The New York Times

Como se adaptar ao isolamento social e cuidar da sua saúde mental? Não existe uma cura para essa angústia que nos consome em tempos de crise. Também não é do dia para a noite que vamos nos sentir melhor, mas é do dia para a noite que uma nova atitude pode partir de cada um de nós e trazer ao longo do tempo uma mudança significativa na forma como encaramos as adversidades.

Todos nós sairemos perdendo algo durante esta crise. Ninguém está isento e você não está sozinho! Vamos então, seguir os passos para uma mente mais tranquila? Acompanhe abaixo algumas dicas para atingir esse propósito:

• Evite o excesso de informação e procure sempre se basear em fontes confiáveis.
• Use o tempo para se dedicar a coisas que você gosta de fazer, por mais simples que sejam.
• Evite o excesso de tecnologia, mas aproveite seus recursos para se aproximar das pessoas (ligue, faça uma chamada de vídeo ♥).
• Se puder, faça terapia on-line.
• Alimente-se bem, crie uma rotina saudável.
• Escute algo relaxante uma vez por dia, por exemplo, música clássica.
• Medite!
• Lembre-se: caso tenha alguma dúvida relacionada à sua saúde física ou mental procure orientação médica.

Para finalizar, precisamos ter em mente que esse difícil período que estamos vivendo irá passar. Só precisamos esperar, acreditar e, claro, ter calma!

Colaboração: Mariana Duarte (colaboradora do setor de Comunicação do CEFSA)

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo