Crescendo Juntos

Centro Educacional da Fundação Salvador Arena

INDICAÇÃO DE OBRAS: BIOGRAFIA

Biografia é o gênero de texto que conta a história da vida de uma pessoa (bio = vida, grafia = escrita). É uma mistura entre jornalismo, literatura e história, em que se relata e se registra a história da vida de uma personalidade, enfatizando os principais fatos. É um gênero de narrativa não ficcional.

É a descrição dos fatos particulares da vida de uma pessoa, podendo conter fotos que testemunham os acontecimentos, um documento que narra sua trajetória de vida com dados precisos, incluindo nomes, locais e datas dos principais acontecimentos, escrita geralmente na terceira pessoa.

A estrutura básica de uma biografia geralmente inclui uma apresentação inicial do protagonista (introdução), a descrição dos principais fatos que compõem a história (desenvolvimento) e uma parte final de caráter subjetivo (conclusão).

Em geral, são feitas biografias de figuras públicas e reconhecidas mundialmente, como políticos, escritores, cientistas, esportistas, artistas, ou de pessoas que deram uma contribuição importante para o mundo.

Muitas vezes as biografias, especialmente de celebridades, podem causar polêmicas por divulgarem fatos desconhecidos inclusive da própria família.

Eis algumas frases encontras na biografia de personalidades famosas:

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar. ”  (Nelson Mandela)

“Não se pode criar experiência. É preciso passar por ela.” (Albert Gamus)  

“Ser humilde com os superiores é obrigação, com os colegas é cortesia, com os inferiores é nobreza.” (Benjamin Franklin)

“Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar a desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o DECIDIR.” (Cora Coralina)

 INDICAÇÕES DE LIVROS:

• Para seguir minha jornada – Chico Buarque e Regina Zappa
• Ronaldo, a jornada de um gênio – James Mosley
• História perdida de Eva Braun – Ângela Lambert
• Gigantes da física: uma história da física moderna através de oito biografias – Richard Brennan
• Villa-Lobos – Nereide Schilaro Santa Rosa.

INDICAÇÕES DE FILMES:

• O Aleijadinho
• Olga
• Elis
• Chaplin: a obra completa
• Michelle e Obama

Simone dos Santos Farias (Colaboradora da Biblioteca do CEFSA)

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo