Crescendo Juntos

Centro Educacional da Fundação Salvador Arena

Enem: Como devo me preparar para o maior vestibular do Brasil?

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que foi criada em 1998.

É, sem dúvida, o exame mais temido pelos jovens brasileiros, visto ser um dos requisitos imprescindíveis para o ingresso em universidades públicas e particulares do país (sistema ProUni). Assim, é de suma importância que os candidatos estejam bem preparados para realizá-lo. O termo “preparar” inclui tanto os estudos para um bom desempenho intelectual, como também estar com o lado emocional e a saúde em boa situação, pois as pressões externas podem fragilizar os candidatos e fazer com que toda dedicação destinada à prova seja consumida pelo nervosismo excessivo, fazendo com que o resultado seja insatisfatório.

Portanto, o bem-estar, elemento indispensável para se obter sucesso no ENEM, pressupõe a importância de se alimentar saudavelmente, de não abdicar dos momentos de lazer e de saber conciliar os estudos com as outras tarefas cotidianas. Com isso, o vestibulando estará plenamente preparado para poder colocar em prática tudo aquilo que lhe foi transmitido ao longo de sua vida escolar.

Ouvir a opinião das pessoas que passaram por essas mesmas etapas de avaliação auxilia e traz maior encorajamento ao candidato. Por essa razão, irei compartilhar aqui algumas dicas sobre minha vivência no período de preparação para o ENEM.

Meu nome é Jéssica Alves Amorim e estou cursando Administração na FTT. Nas próximas linhas irei compartilhar algumas dicas sobre experiências que eu e minha amiga Stella Santana de Lima, bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi Morumbi e aluna de Administração da FTT, vivenciamos no período do ENEM.

Realizei a prova do ENEM duas vezes, uma em 2015 como treineira e outra em 2016 como vestibulanda. O fato de ter feito o exame como um teste no primeiro ano me auxiliou para eu poder ter noção da prova e sua estrutura. Acredito que seja importante que o candidato se sinta familiarizado com a prova, com o tempo para poder responder às questões e que tenha treinado muito a redação, estando por dentro dos acontecimentos cotidianos e dos prováveis temas que podem cair. Ter assistido às palestras sobre esses exames durante o ano todo e participado do “aulão” para o ENEM em cursinhos me deixou mais tranquila para o dia oficial.
Outra dica valiosa: na véspera da prova, dormir oito horas é essencial. Se o corpo estiver cansado e o aluno ansioso, o resultado vai ser prejudicado. Ficar em casa ouvindo música junto à família acalma e tranquiliza aqueles que têm ansiedade.

Já para Stella, o preparo para o vestibular deve ser com exercícios das matérias nos dias em que foram solicitados em aula, buscando tirar dúvidas com os colegas e em vídeo-aulas na internet. Para a prova do ENEM, ela procurou refazer os testes de anos anteriores de modo a identificar quais matérias precisaria estudar mais, e foi treineira numa versão anterior do exame para “sentir” como era a prova.

Para que pudesse se acalmar durante a prova, ela diz ter seguido o conselho de um professor: “Quanto maior a preparação, menor a chance de errar”. Portanto ela optou por estudar bastante nas semanas anteriores ao exame e um dia antes das provas decidiu fazer coisas diferentes: sair de casa, ir ao cinema, enfim, fazer qualquer coisa que não fosse relacionada à prova ou ao vestibular. Até porque, afirma, se ela não tinha aprendido e se preparado nos meses anteriores, não seria no dia anterior que conseguiria; e o pior é que ainda ficaria mais ansiosa do que o normal.

Como conselho ela orienta: “Confie em seus estudos, busque fazer revisão nos dias anteriores e focar no que você tem mais dificuldade. Na hora da prova, comece pelas matérias em que você tem mais segurança, seja a redação ou a parte de matemática; assim você ganha tempo para tentar resolver posteriormente aquelas questões que você tem mais dúvidas. Acredite, o ENEM não é nenhum bicho de sete cabeças. Ficar ansioso e ter medo é normal, mas você é capaz de superar esse desafio e essa fase passa logo. Boa sorte!”

Outras dicas valiosas para o dia a prova:
• Alimente-se bem, mas com comidas leves;
• Confira o local da prova;
• Chegue com bastante antecedência;
• Leve um documento original com foto;
• Não se esqueça de levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente; não é permitido caneta de outra cor.

Portanto, a todos que realizarão o Enem 2019 e os vestibulares do final do ano, um recado: não deixem que uma nota traga desmotivação ou limite o seu sonho. A palavra “impossível” existe apenas para aqueles que não perpetuam o ideal que alimenta suas almas. Nenhum desafio é colocado em nossa vida que nós não sejamos capazes de realizá-lo. Afinal, para se conseguir algo, é necessário muito esforço, dedicação e amor. Acredite na sua capacidade, no seu esforço e, acima de tudo, no seu sonho. Fortes são aqueles que persistem até conseguirem o que querem e que se encorajam cotidianamente na esperança de alcançar seus objetivos.

Bom exame a todos!

Jéssica Alves Amorim (Aluna do curso de Administração da FTT)

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo