Crescendo Juntos

Centro Educacional da Fundação Salvador Arena

Dezesseis anos das bibliotecas do CEFSA

É na biblioteca que os alunos viajam para além dos conhecimentos trabalhados em sala de aula, descobrem o mundo da literatura, estimulam a criatividade, aprofundam conceitos e aprendem histórias.

As bibliotecas interativas do CEFSA foram idealizadas como espaços de extensão e apoio ao trabalho pedagógico, com infraestrutura adequada para cada ciclo. Desde os primeiros anos, os alunos são estimulados a conhecerem o universo literário e de pesquisa; a eles, são apresentadas práticas de aproximação linguística que desenvolvem a capacidade leitora, o pensamento crítico e a compreensão dos mais variados campos do mundo do conhecimento.

Foto: Comunicação CEFSA

Nosso objetivo é garantir o acesso à informação de qualidade com critério de escolha e seleção do acervo especializado, indicado para estreitar a relação do indivíduo com a leitura e ampliar as conexões e a troca de conhecimento.

ATIVIDADES E AÇÕES

Um espaço para aprendizagem cultural e pedagógica, troca de saberes, ampliação de repertório, interatividade digital e ambiente de convivência, essa é a concepção básica, o alicerce de nosso trabalho nas bibliotecas do CEFSA.

Empréstimos semanais com mediação do infoeducador, socialização de obras lidas, rodas literárias, narrativas e contos de tradição oral são procedimentos comuns no cotidiano de nossas bibliotecas.

Foto: Comunicação CEFSA

No intervalo interativo, as bibliotecas disponibilizam jogos pedagógicos, acesso às ferramentas tecnológicas e à leitura, com o intuito de desenvolver a autonomia dos alunos.

As bibliotecas contam com espaços para exposições temáticas, como por exemplo, biografia e informações sobre autores, periódicos, novas aquisições, obras de vestibular, etc.

Encontros com autores, cartunistas, ilustradores, poetas, músicos acontecem em nossas bibliotecas em eventos como: café literário, estação memória, cantigas, parlendas, contação de história,  entre outros.

Nesses 16 anos de sua criação, as bibliotecas contribuíram com a formação e aprendizagem dos alunos da educação infantil ao ensino superior, sempre em parceria com professores e a comunidade acadêmica. O futuro é desafiador, mas continuaremos crescendo juntos!

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo