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Centro Educacional da Fundação Salvador Arena

Desvendando a Gramática – Parte VIII

Uma das classes gramaticais que mais dúvidas traz a quem escreve é o verbo, especialmente no que diz respeito à sua regência. Neste artigo, vamos tratar de alguns dos verbos mais comuns que quase sempre aparecem nos textos com falhas de regência, notadamente no que diz respeito ao uso (ou não) de preposição.

  1. Chegar e Ir: embora na linguagem falada a maioria das pessoas use a preposição “em” após estes verbos, de acordo com a norma culta o correto é usar “a”. Exemplos: “Chegaremos a Belo Horizonte ao anoitecer”. “Cheguei a minha casa cansado e desanimado.” “Vovó vai ao dentista amanhã.” “Fomos a Brasília no feriado.” “Vamos todos ao baile da primavera.”
  2. Aspirar: no sentido de “inalar”, “absorver” é transitivo direto, ou seja, não se deve usar preposição. Exemplos: “Aspirar o ar do campo.” “Aspirar o pó do tapete.” Quando significa “almejar”, “ambicionar”, “desejar muito”, deve ser regido com a preposição “a”. Exemplos: “Ele sempre aspirou a esse emprego.” “Nunca aspirei a ser rico.”
  3. Assistir: quando representa a ideia de “prestar assistência, socorrer” deve ser usado sem preposição. Exemplos: “O bombeiro assistiu o doente por horas.” ”A advogada assistiu o réu durante o julgamento.” Nas acepções de “ser espectador” ou “caber”, a preposição “a” é necessária. Exemplos: “Não assisto a jogos de futebol.” “Crianças não podem assistir a esse programa.” “Esse direito não assiste aos
  4. Atender: se o complemento do verbo for uma pessoa, pode ser usado com ou sem preposição. Exemplos: “O presidente não atendeu os/aos” “A prefeitura atenderá todos / a todos os munícipes.” Se o complemento for coisa, é preciso usar a preposição. Exemplos: “A secretária atendeu ao telefone.” “Não atenda à porta após as 18 horas.”
  5. Esquecer: se for usado como verbo pronominal (acompanhado de pronome oblíquo – me, te, se etc.) deve ser seguido da preposição “de”. Exemplo: “Esqueci-me de trazer meus documentos.” “Não se esqueçam de fechar o cofre.” Não sendo usado o pronome oblíquo, não há necessidade da preposição. Exemplo. “Joana esqueceu a bolsa no metrô”. “Vamos esquecer esse fato.”
  6. Lembrar: segue a mesma regra adotada para o verbo esquecer. Exemplos: “Não me lembro da hora exata do acidente.” “Não lembro o seu nome.” Este verbo, porém, conta com outros significados: “fazer recordar”. Exemplo: “Esse rapaz lembra o pai em tudo.” (sem preposição); “advertir, recordar” (com preposição): “Lembrei a todos do dia da prova.” “Lembrei aos presentes que já passava da meia-noite.”
  7. Implicar: no sentido de “acarretar” usa-se sem preposição. Exemplo: “Toda ação implica uma reação igual e contrária.” “Aquela atitude implicou sua demissão.” Quando traz a significação de “ter implicância”, deve ser regido pela preposição “com”. Exemplo: “O velho implicava com todo mundo.”
  8. Obedecer e Desobedecer: ambos exigem sempre a preposição “a”. Exemplos: “Bons filhos obedecem a seus pais.” “Obedeça sempre aos regulamentos da empresa.” “Ele desobedeceu ao
  9. Morar e Residir: devem ser regidos sempre pela preposição “em” e não por “a”. Exemplos: “Moro em bairro pobre.” “Residimos na (em + a) mesma casa por muitos anos.”
  10. Namorar: é um verbo transitivo direto, ou seja, não exige preposição, apesar de quase sempre ser usado na linguagem coloquial acompanhado da preposição “com”: “Você está namorando alguém?” “Selma namorou João por muitos anos.” “Estou namorando aquele carro há muito tempo.”
  11. Simpatizar e antipatizar: ambos os verbos exigem a preposição “com”. Exemplos: “Não simpatizo com o novo chefe.” “Antipatizo com meu professor de História.” “Simpatizamos com suas ideias.”
  12. Preferir: deve ser usado com a preposição “a”, e não com a expressão “do que”. Exemplos: “Prefiro dançar a fazer ginástica”. “As crianças preferem doces a frutas”. Obs.: com este verbo, deve-se evitar complementos como “mil vezes”, “muito mais”, “antes”, “milhões de vezes”, “mais”, uma vez que no prefixo “pre” já está embutida a ideia de anterioridade.

No próximo artigo, trataremos de problemas de regência nominal, que também geram muitas dúvidas.

 

Colaboração: Sérgio Martins (ex-professor do CEFSA e atual colaborador do Setor de Comunicação nos serviços de revisão de textos)

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