Crescendo Juntos

Centro Educacional da Fundação Salvador Arena

Brincadeiras e atividades que divertem e ensinam

As brincadeiras são mais do que um simples passatempo para as crianças; são maneiras divertidas de explorarem novas situações, solucionarem problemas, desenvolverem o raciocínio lógico, seguirem regras, controlarem suas emoções e desenvolverem o senso de equipe, habilidades importantes para a formação do adulto. Se desde pequenas elas forem estimuladas a brincadeiras novas e desafiadoras, podem crescer mais preparadas para lidar com situações do dia a dia em sociedade.

As crianças são cheias de curiosidade, criatividade, energia e possuem uma imaginação fértil. Nos meses de férias escolares em que a maioria delas está em casa, é comum que algumas passem a maior parte do dia deitadas no sofá assistindo a vídeos no celular ou se entretendo com jogos eletrônicos, deixando de se movimentar e de desenvolver esse lado criativo e tão importante.

Algumas atividades, simples e baratas, podem divertir e ao mesmo tempo desenvolver nas crianças diversas habilidades. Eis algumas delas:

Leitura: todos sabem a importância da leitura e a diferença que ela representa quando faz parte do dia a dia da criança: melhora a fala, aumenta o vocabulário e a compreensão das palavras, aperfeiçoa a escrita, além de estimular a imaginação. E quando os pais participam dessa atividade, ela se torna ainda mais divertida. Se os pais lerem para seus filhos desde pequenos, eles terão maior incentivo para desenvolver esse hábito e com certeza se tornarão adultos mais cultos e preparados para exercer papéis importantes futuramente no campo social e profissional.

Gincana: a gincana é uma competição recreativa que desenvolve diversas habilidades nas crianças, como senso de estratégia, trabalho em equipe e empatia. As atividades podem ser desde as mais simples como caça ao tesouro até as mais desafiadoras com alguns obstáculos pelo caminho; tudo depende do espaço disponível e da quantidade de crianças que participam. O importante é a diversão e a segurança que essa brincadeira promove.

DIY (Do it yourself) ou Faça você mesmo: na internet há milhares de vídeos e publicações DIY, que ensinam as pessoas a fazer diversos objetos reaproveitando aquilo que já existe em casa. Para as crianças, fazer seu próprio brinquedo é ainda mais divertido, já que estimula a criatividade, a coordenação motora e a autonomia.

Desenhar e colorir: rabiscar, colorir e pintar são atividades que estimulam a criança a expressar seus sentimentos, conceitos e emoções por meio de desenhos e cores, além de propiciar o aumento da criatividade. Diversos materiais podem fazer parte dessa atividade como tintas (não tóxicas), lápis de cor, giz de cera, canetinhas, etc. Tudo isso são instrumentos que servem para manifestar o lado artístico dos pequenos.

Teatrinho com objetos: uma ótima maneira de entreter as crianças e fazer aflorar a imaginação. Para isso, é necessário apenas usar a criatividade utilizando objetos como personagens das histórias, como por exemplo canetas, borracha, canecas, prendedor de roupa etc. Tudo é válido para produzir uma história, usando principalmente a criatividade.

Como vimos, basta dar asas à imaginação para criar novas brincadeiras e atividades. O papel dos pais e familiares é fundamental nessa iniciativa. Além das vantagens já demonstradas, a utilização dessas atividades serve também para fortalecer ainda mais os vínculos afetivos entre pais e filhos. Por isso, sempre que possível, brinque com as crianças e estimule sua imaginação!

Colaboração: Sarah Rocha dos Santos (aluna do curso de Administração da FTT)

Compartilhe!

Um comentário em “Brincadeiras e atividades que divertem e ensinam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo