Crescendo Juntos

Centro Educacional da Fundação Salvador Arena

Atividades divertidas e criativas para as crianças na quarentena

Com as aulas presenciais suspensas devido à pandemia, a rotina das crianças sofreu uma grande mudança com a diminuição de suas atividades diárias, deixando-as com mais tempo ocioso.

Pode ser difícil para a criança entender que não estamos em período de férias e que a nova rotina também exige regras, com horários estabelecidos e controlados para cada atividade.

Sabemos também que existe a necessidade de um tempo para as brincadeiras, uma vez que além de trazer aprendizado, diminui o tédio, o estresse e o sedentarismo causados pela quarentena.

Neste momento, a participação da família é fundamental, pois contribui positivamente com o sentimento da afetividade, do estar junto e da atenção. Então, a sugestão é explorar o mundo da imaginação juntamente com a criança. Seja inovador e surpreenda!

 

Dicas:

  1. Pinturas: o clássico é uma ótima opção de distração para as crianças. Proponha novos temas e faça com que o momento seja divertido.
  • Separe um espaço confortável e dê preferência a áreas externas da casa, para não se preocupar com a sujeira.
  • Sugira novos conteúdos para as obras de arte: que tal retratarmos o que está naquela fotografia? Vamos desenhar o retrato do nosso animal de estimação? Faça um retrato seu com fantasia de super-herói!
  • Que tal um dia dedicado para as pinturas faciais? Você pode ter certeza que isso vai ser muito divertido.
  1. Desenhos: uma excelente opção de distração é o momento de desenhar. Sugira novas opções: use objetos, formas, novas cores, personagens e libere a criatividade dos pequenos.
  • Use a sombra das mãos e desafie a criança a contorná-la em um papel, depois disso sugira a criação de um monstro bonzinho.
  • Que tal imprimir aquele desenho e deixá-lo bem colorido? Depois você poderá recortá-lo e usá-lo como quebra cabeça. As crianças vão amar!
  • Estimule a criança a criar o seu próprio jogo da memória, deixando que demostre todo o seu empenho e habilidade.
  1. Jogos: os jogos em tablets, computadores e celulares, sem dúvidas são as maneiras mais fáceis de distração, porém devem ser controlados. Criem jogos familiares que além de serem divertidos, estimulam todos a se exercitarem.
  • Jogos com bexigas sempre são mais divertidos. Organizar um campeonato de vôlei com balões é uma boa atividade para os dias de chuva.
  • Esconde-esconde, amarelinha e batata-quente são brincadeiras que trabalham a coordenação motora, o equilíbrio, ensinam a respeitar as regras e também os princípios básicos de compartilhamento e cooperação.
  • Jogos de cartas: Que tal a brincadeira do 21? Se preferir algo mais emocionante, tente empilhar as cartas em formato de castelo ou fazer alguns truques de mágica!
  1. Para os dias frios: nada melhor que atividades em um ambiente quentinho e aconchegante.
  • Acampamento: você vai precisar somente de um lençol estendido entre duas cadeiras; depois disso é só incrementar a brincadeira com almofadas, travesseiros, cobertores. Não se esqueça dos livros, pois a diversão só estará completa com uma bela história.
  • Cine pipoca: faça uma lista com os filmes mais divertidos e interessantes, deixe que a criança escolha e prepare a pipoca para o clima de cinema ficar perfeito!
  • Explorar o mundo: estimule a criança a realizar pesquisas, escolha entre países, plantas, espécies de animais e no final ajude a montar um resumo de tudo o que o explorador identificou de interessante. Assim, a criança aprenderá sobre cultura, ciência e sustentabilidade enquanto se diverte.
  1. Mãos na massa: com certeza em algum momento na sua casa o seu filho(a) já chegou perto de você na cozinha e perguntou: posso ajudar? Claro que sim!
  • Brigadeiros: tem receita de doce mais saboroso na culinária brasileira? Pode ser que sim, mas podemos concordar que o brigadeiro é uns dos mais queridos.
  • Cookies: essa delícia é mais fácil de fazer do que você imagina! Na internet, você encontra receitas simples, rápidas e que com certeza os pequenos vão amar.
  • Mini pizzas: o que acha da noite da pizza? Cada um pode montar o seu sabor favorito e compartilhar a receita com toda a família.

Aproveite para registrar tudo, e mesmo que algo dê errado, não tem problema! O importante é brincar, participar e fazer com que cada momento de alegria fique para sempre como boas recordações.

 

Colaboração: Deborah de Morais Rigueira (colaboradora do setor de Comunicação do CEFSA)

 

 

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo