Crescendo Juntos

Centro Educacional da Fundação Salvador Arena

Acidentes domésticos: como prevenir?

Os acidentes domésticos são bastante comuns, principalmente envolvendo idosos e crianças de até 9 anos de idade. São muitos os cuidados que precisamos ter em casa para preveni-los, pois alguns perigos estão presentes em ações simples do dia a dia.

Muitos deles podem ser evitados. Por isso, fizemos uma pesquisa e listamos algumas ações que contribuem para salvar vidas e poupar as pessoas de sérios transtornos:

Produtos de limpeza: deixe-os sempre longe do alcance de crianças, que podem ingeri-los sem querer, ou mesmo de adultos, especialmente idosos ou deficientes, que possam confundi-los com outros líquidos; caso sejam utilizados produtos de fabricação caseira, não se esqueça de identificar as embalagens.

Tropeços e escorregões: pisos molhados e úmidos podem gerar acidentes graves. Em pisos secos, mas que são naturalmente escorregadios, evite andar calçando meias. Tome cuidado com os tapetes dobrados ou levantados, principalmente se houver crianças e idosos em casa.

Escadas: é ideal que todas as escadas fixas de uma casa tenham corrimão. Quando usar escadas móveis ou cadeiras para alcançar alguma coisa, tente fazer isso com alguém por perto para ajudá-lo(a). Caso tenha criança, instale portões nas extremidades (se quiser mais informações sobre esse assunto  clique aqui);

Vazamento de gás: todo cuidado é pouco na utilização de gás. Fique atento quanto a vazamentos e verifique sempre se o registro está ajustado e a mangueira não está ressecada ou encostada na parte de trás do fogão.

Panelas quentes: enquanto as panelas estiverem quentes, certifique-se sempre de que os cabos estejam voltados para o lado de dentro do fogão. Dessa forma, você evita esbarrar e derrubar o conteúdo.

Janelas e sacadas: jamais se debruce em janelas ou sacadas. Quando for limpá-las, tome muito cuidado para que seu corpo permaneça no lado interno, no interior da casa ou do apartamento. Se tiver crianças ou animais de estimação, instale telas ou redes de proteção.

Choques: não mexa em equipamentos eletroeletrônicos, como secadores de cabelo por exemplo, quando estiver com as mãos molhadas. Caso tenha criança em casa, mantenha as tomadas bloqueadas com protetores de borracha ou de plástico.

Piscinas e banheiras: não se esqueça de que crianças nunca devem ficar sozinhas nas proximidades de banheiras ou piscinas. Quando houver menores em local com água acumulada, é preciso estar atento 100% do tempo.

Pequenos objetos: nunca deixe botões e moedas no chão ou em locais baixos, de fácil acesso às crianças; além da possibilidade de serem engolidos, podem causar asfixia.

 

Algumas dicas importantes para idosos:

– Mantenha a casa bem iluminada; instale abajures e telefones próximo à cama.

– Instale barras fixas ao lado do chuveiro e do vaso sanitário.

– Se necessário, tome banho sentado para evitar quedas.

– Tenha todo o cuidado ao andar em ambientes molhados e encerados.

– Não coloque tapetes soltos ao lado de escadas e corredores.

– Chinelos ou sapatos inadequados ou em más condições podem causar quedas.

 

Fontes:

www.corpodebombeiros.sp.gov.br

www.seguros.sompo.com.br

 

 Rubens Fogaça Junior (Colaborador do setor de Segurança do Trabalho, do CEFSA)
Técnico em Segurança do Trabalho

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo