Crescendo Juntos

Centro Educacional da Fundação Salvador Arena

A crise como fator impulsionador para reinventar sua carreira

A crise causada pela covid-19 chegou ao Brasil com força a partir do mês de março de 2020. O impacto foi significativo em todas as áreas existentes, porém a força com a qual atingiu a vida profissional dos brasileiros foi inesperada. O fato é que a pandemia desacelerou a vida de todos e trouxe consigo novas perspectivas, mais tempo em casa e revisão das prioridades. Se você, por vezes, se perguntou se esse é o momento certo para reinventar sua carreira, a resposta é: sim, sem dúvida alguma!

A fase atual de nossas vidas profissionais está sendo sustentada por 4 pilares relevantes: oportunidade, aceitação, possibilidade e flexibilidade. A adversidade criou oportunidades de aprender novas habilidades: de se comunicar remotamente, de se apresentar por vídeo conferência, de coordenar uma equipe à distância e até mesmo o ensejo de repensar os gastos, como por exemplo, dispensar o aluguel de salas comerciais que puderam ser substituídas pelo home office. A atual conjuntura é o típico cenário em que se desencadeiam diversas contingências, e quem está preparado para elas irá sobreviver e passar por este período com menos danos, e isso serve tanto para os donos de empresas como para os colaboradores delas. Concomitante a isso, também surgiu a oportunidade de modificar a visão acerca da volatilidade de tudo que temos e a necessidade de estarmos preparados para as eventuais mudanças e como reagir a elas.

A aceitação de que as mudanças inevitavelmente irão acontecer, traz uma nova perspectiva para aqueles que tiveram seus empregos impactados negativamente e precisam se recolocar no mercado de trabalho, de forma autônoma ou como empregados formais.  Um estudo do LinkedIn indica que a geração dos millennials muda de emprego, em média, quatro vezes nos primeiros anos após o ingresso no mercado de trabalho, corroborando o fato de que suas carreiras não são lineares. Desta forma, o momento de realizar uma mudança na sua carreira pode ser exatamente agora quando está lendo este texto, seja você pertencente aos 12,4 milhões de pessoas desocupadas no Brasil em julho de 2020 (IBGE, 2020) ou esteja empregado, porém com o desejo de sair da inércia e aceitar que a mudança pode acontecer amanhã.

Talvez você sempre tenha desejado atuar de forma independente e colocar a sua lojinha on-line em ação, porém não tinha tempo. Que tal o tempo disponível agora? As possibilidades são infinitas, visto que muitos diziam que não tinham tempo para colocar um projeto pessoal em prática, até mesmo abrir um empreendimento ou empreender dentro da própria empresa. Rever os seus negócios, os processos em sua organização, as dinâmicas do dia a dia para manter a equipe unida e motivada podem ser sugestões de como manter ou até mesmo melhorar a produtividade.

Quem imaginaria que um happy hour poderia ser feito remotamente via plataformas de reunião virtuais? Pode ter certeza de que, finalmente, nesta quarentena, você aprendeu ou desenvolveu alguma habilidade que achava não ser possível antes, ou seja, criou certa flexibilidade que não existia anteriormente. Agora, com a agenda mais controlada por você mesmo, a adequação de outras atividades e projetos com o seu ritmo atual ajusta-se de acordo com as suas necessidades.

O futuro sempre foi incerto, mas, na verdade, a crise causada pela pandemia testou e demonstrou quem realmente está preparado para contingências e quem precisa desenvolver novas habilidades para se adaptar a mudanças.

Fontes: Forbes, 2020; Blog Na Prática, 2020; iCev, 2020.

Colaboração: Thifany Costa (aluna da FTT do curso de Administração)

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo