Crescendo Juntos

Centro Educacional da Fundação Salvador Arena

7 Dicas para Reuniões On-line

Diante do cenário atual, em que precisamos evitar o contato físico, o meio corporativo teve que se adaptar a essa nova realidade, principalmente quanto ao distanciamento físico.

Uma das principais mudanças foram as reuniões, geralmente feitas com quinze ou mais pessoas e que hoje estão sendo realizadas on-line, um recurso que sempre esteve disponível, porém, devido à falta de costume ou necessidade, eram realizadas presencialmente.

As reuniões on-line têm se mostrado tão eficientes quanto as presenciais, e ainda agregam alguns benefícios como: a gravação da reunião, o compartilhamento de conteúdos, a dispensa de deslocamento, etc.

Diante disso, destacamos 7 dicas para você se preparar para uma reunião on-line:

  1. Antes de qualquer reunião, verifique com antecedência quais os assuntos que serão tratados e suas possíveis contribuições; não deixe para se preparar de última hora só porque a reunião não será presencial.
  1. Para quem está trabalhando de casa (home office), é importante vestir-se de forma adequada, como se fosse para trabalhar presencialmente; além disso, verifique se o ambiente está organizado; lembre-se: você está num ambiente de trabalho normal.
  1. Pontualidade é fundamental, seja em reuniões presenciais ou on-line, portanto, procure respeitar a agenda dos seus colegas e ingresse na hora marcada. Faça o login alguns minutos antes da hora indicada, a fim de permitir que eventuais falhas de conexão ou de acesso sejam reparadas a tempo e não atrasem o início da conversa. Procure também não passar do horário planejado e ser objetivo.
  1. Abra o site ou programa que será utilizado na reunião e teste com seus colegas a câmera e o microfone. Durante a reunião, se alguém estiver falando, desabilite seu microfone para que não haja interferência do barulho do ambiente em que você está; a câmera também pode ser desligada, caso ela não seja necessária naquele momento, para aumentar a qualidade da internet e facilitar a comunicação.
  1. Garanta que o local de reunião esteja silencioso a ponto de possibilitar que você escute atentamente o que dizem os participantes. Desligue ou silencie qualquer aparelho que possa fazer barulho enquanto estiver conectado.
  1. Deixe tudo de que possa precisar ao seu alcance, como lápis, agenda, telefone, etc. Mantenha um copo de água próximo ao computador e vá ao banheiro antes da reunião. Evite interromper o encontro por motivos irrelevantes.

A transição de um encontro presencial para reuniões on-line é difícil para muitas pessoas. Procure ser compreensivo com a sua equipe e facilitar ao máximo essa transição.

Resumindo, é possível que as reuniões on-line continuem mesmo depois da pandemia, pois esse novo tipo de encontro trouxe visivelmente vários benefícios para o meio corporativo.

Espero que essas dicas ajudem na sua próxima reunião.

Colaboração:
Helena Cristina (Colaboradora do setor de Comunicação, do CEFSA)
Graduada em Marketing

Compartilhe!

Um comentário em “7 Dicas para Reuniões On-line

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo