Logo CEFSA

FACEBOOK CTM   FACEBOOK FTT

Perguntas Frequentes

Você que está interessado no trabalho do CEFSA, mas ainda tem dúvidas, confira na lista abaixo as dúvidas mais frequentes:

 

1. Qual a idade mínima para ingressar no Colégio?

Atualmente, o Colégio Termomecanica abre vagas para crianças que irão ingressar no Nível V (fase II da antiga pré-escola) do Curso de Educação Infantil, de acordo com a faixa etária divulgada pela escola, a cada abertura de processo seletivo. O Colégio Termomecanica não atende o Maternal.

 

2. Para participar do processo seletivo do Colégio e da Faculdade de Tecnologia Termomecanica, precisa morar na cidade de São Bernardo do Campo?

Não. Podem participar do processo seletivo pessoas que residam em qualquer região.

 

3. Para ingressar na Faculdade tem limite de idade? Precisa ter estudado no Colégio Termomecanica?

Não. Para o ingresso na faculdade não necessita ter estudado no Colégio Termomecanica e também não tem limite de idade. É necessário ter concluído o Ensino Médio.

 

4. As vagas são disponíveis apenas para filhos ou parentes de funcionários?

Não. As vagas são disponibilizadas para toda a comunidade. No processo da Educação Infantil, além das vagas da comunidade, uma porcentagem de vagas é destinada a filhos de funcionários da Termomecanica São Paulo e da Fundação Salvador Arena.

 

5. Os pais dos candidatos precisam trabalhar na área da indústria?

Não existe essa necessidade.

 

6. Para ingressar no Colégio e na Faculdade, posso apenas solicitar transferência de outra Instituição?

Não. É preciso que o candidato participe e seja classificado nos processos seletivos divulgados pelo Colégio e pela Faculdade.

 

7. O Colégio Termomecanica oferece auxílio com material escolar e uniforme?

O uniforme é doado ao aluno, assim que ele ingressa na Instituição (Colégio e Faculdade) e, nos anos seguintes, os pais/responsáveis devem cuidar da reposição.

O material escolar é concedido, parcialmente, para alunos do Colégio, com renda familiar per capita comprovada de até meio salário mínimo. Esse material consiste em produtos de papelaria, como caderno, lápis de cor e tintas.  Para isso é necessário que a família agende um horário com o Serviço Social.

Todos os livros são doados ao aluno, indistintamente, independente da condição social.

 

8. O Centro Educacional da Fundação Salvador Arena (CEFSA) disponibiliza transporte escolar próprio para os alunos?

Não. A contratação desse tipo de serviço deve ser feita diretamente com os pais/responsáveis, que arcam com essas despesas. O CEFSA mantém, a título de colaboração, um cadastro de transportadores contratados pelos pais/responsáveis, com o intuito de facilitar-lhes a escolha de um novo transportador, se necessário.

 

9. É cobrada taxa de inscrição para participar dos processos seletivos do Colégio e da Faculdade?

A empresa responsável pelo processo (Consesp) cobra taxa apenas para os processos seletivos do Ensino Médio e da Faculdade de Tecnologia Termomecanica. O valor atual é de R$ 15,00.

 

10. Posso solicitar dispensa de matérias das disciplinas dos cursos da Faculdade de Tecnologia Termomecanica, caso tenha concluído as mesmas disciplinas em outra Instituição de Ensino?

Sim. O aluno entra com o pedido de dispensa (deve anexar uma via original do histórico escolar da outra IES e do Conteúdo Programático das disciplinas), que será encaminhado para avaliação da Coordenação e Direção.

 

11. Como funciona o processo seletivo da pós-graduação?

Por enquanto não temos nenhum processo seletivo aberto para pós-graduação. Aguardem informações dos novos cursos no site www.cefsa.org.br.

 

12. Como faço para conhecer pessoalmente o Centro Educacional da Fundação Salvador Arena?

Para solicitar uma visita ao Centro Educacional da Fundação Salvador Arena, envie uma solicitação por meio do Agende sua Visita, no site www.cefsa.org.br.

 

13. Os alunos formados no CEFSA têm garantia de emprego na Termomecanica São Paulo S.A.?

Não.

 

14. Alunos de escolas particulares podem participar dos processos seletivos?

Sim. Tanto alunos de escolas públicas como de escolas particulares.

 

15. Posso realizar um pré-cadastro para vagas no Colégio?

Não. O cadastro será permitido somente no período de vigência dos processos seletivos.

 

16. As inscrições podem ser feitas pessoalmente no CEFSA?

Não. São realizadas exclusivamente pelo site.

 

17. Qual é o período regular de inscrições?

Colégio: anualmente, em meados de setembro/outubro, para a Educação Infantil e Ensino Médio; em janeiro, para vagas remanescentes do ensino Fundamental (quando houver).

FTT – semestralmente, em meados dos meses maio e setembro de cada ano.

 

18. Aluno reprovado pode participar do processo seletivo do Colégio?

Não.

 

19. Aluno reprovado perde o direito da vaga no Colégio e na FTT?

Sim.

 

20. Existe possibilidade de transferência durante o ano para o Colégio?

Sim, mas somente quando da abertura de processo de vagas remanescentes do Ensino Fundamental.

 

21. A escola tem cantina?

Não. Todas as refeições são fornecidas pelo CEFSA.

 

22. Qual é o critério para preenchimento de vaga no caso de crianças gêmeas?

A vaga é atribuída apenas ao candidato que for aprovado no processo de seleção do CEFSA, de acordo com os critérios definidos no Edital, independente da criança ser gêmea ou não.

 

23. O que são vagas remanescentes? Como funciona o processo seletivo para essas vagas?

Vagas remanescentes são aquelas decorrentes do desligamento de alunos do Colégio, do 3º ao 8º Ano do Ensino Fundamental, que devem ser preenchidas para completar o quadro das turmas. O processo seletivo para o preenchimento dessas vagas ocorre normalmente ao final do ano letivo, após os resultados finais.

 

24. O Centro Educacional da Fundação Salvador Arena oferece outros cursos além do ensino escolar regular e dos cursos de nível superior (graduação e pós-graduação)?

Além dos cursos de educação básica e dos cursos de nível superior, o CEFSA passou a oferecer, a partir de 2011, o curso Técnico em Metalurgia, destinado a candidatos que tenham concluído o Ensino Médio e que não tenham concluído curso de nível superior. O objetivo deste curso é formar profissionais de nível técnico na área metalmecânica para atuação no mercado de trabalho. Sua duração é de um ano e meio e os processos seletivos são divulgados semestralmente através do site: www.cefsa.org.br .