Logo CEFSA
Técnico em Mecânica

O objetivo do Curso Técnico em Mecânica é formar profissionais de nível técnico na área metalmecânica com habilidade para planejar e controlar processos de produção mecânica, planejar e executar a manutenção mecânica, coordenar equipes de trabalho e atuar no desenvolvimento de projetos mecânicos, de acordo com normas técnicas, ambientais, de qualidade, de saúde e de segurança.

Tem por finalidade formar profissionais com sólida capacidade técnica, bem como visão ampla e crítica que lhes permita participar ativamente das mudanças da realidade nacional vigente.

Para atingir os objetivos propostos o Colégio deve propiciar ao aluno:

- condições que possibilitem o desenvolvimento de sua criatividade, aptidões e a sua integração sociocultural na comunidade;

- condições para a compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina;

- possibilidade de ingresso no mercado de trabalho como profissional técnico em mecânica;

- orientação sobre a necessidade de pesquisa constante a aperfeiçoamentos posteriores.

Denominação: CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA – Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais.

Modalidade: Curso técnico de nível médio, subsequente ao Ensino Médio.

Carga Horária Total: 1.200 horas, distribuídas em 400 horas por semestre, complementada com 200 horas obrigatórias de prática profissional, na área do curso.

Duração: Três semestres letivos.

Horário: Curso presencial, desenvolvido no período noturno, de segunda a sexta-feira, das 18h25 às 22h35, com 6 aulas diárias e 30 aulas semanais (hora-aula com duração de 40 minutos).

Horários de aulas:
1ª aula: das 18h25 às 19h05
2ª aula: das 19h05 às 19h45
3ª aula: das 19h45 às 20h25

Intervalo: 20h25 às 20h35

4ª aula: das 20h35 às 21h15
5ª aula: das 21h15 às 21h55
6ª aula: das 21h55 às 22h35

Excepcionalmente poderá haver aulas aos sábados para o cumprimento dos dias letivos exigidos por lei e, neste caso, serão indicados no calendário escolar, homologado pela Diretoria de Ensino.

Gratuidade: De acordo com o que estabelece o Regimento Escolar do Colégio Termomecanica, a mantenedora da escola assegura a gratuidade de todos os cursos instituídos, reservando-se o direito de seleção para ingresso na instituição.

O curso Técnico em Mecânica será oferecido de forma subsequente ao Ensino Médio, no período noturno, de segunda a sexta-feira, com duração de três períodos semestrais, integrado por componentes curriculares profissionalizantes.

Sua carga horária total é de 1.200 horas, sendo 400 horas por semestre. Além disso, o aluno deverá cumprir e comprovar 200 horas de prática profissional conforme critérios indicados neste Plano. São ministradas seis aulas diárias com duração de 40 minutos cada aula, totalizando 4 horas/relógio por dia.

Cada semestre tem a duração mínima de 100 dias letivos, totalizando 400 horas (relógio) por semestre.

A estrutura curricular do curso atende às exigências do Ministério da Educação e do Conselho Estadual de Educação, no que se refere ao Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos. Além disso, é complementada com disciplinas correlatas para a formação geral e preparação do aluno ao mercado de trabalho.

No projeto do curso são previstos, além das aulas teóricas, desenvolvimento de projetos, estudos de casos, visitas técnicas, pesquisas de campo, aulas práticas em laboratórios, oficinas e salas-ambiente, que possibilitarão o pleno desenvolvimento de competências específicas da área de formação.

As disciplinas são desenvolvidas de forma teórica ou prática de acordo o programa e a especificidade dos assuntos tratados, conforme descrição a seguir:

Desenho Técnico e CAD: aulas teóricas e práticas em laboratório de Desenho Técnico e CAD.

Informática: aulas expositivas e práticas em laboratório de informática.

Acionamentos e Comandos Elétricos, Automação Industrial, Metrologia Industrial, Comandos Numéricos Computadorizados (CNC), Manufatura Assistida por Computador (CAM), Manufatura Integrada por Computador (CIM): aulas expositivas e práticas em laboratórios específicos.

Resistência dos Materiais e Elementos de Máquinas: aulas expositivas.

Práticas de Oficina Mecânica: aulas práticas em máquinas operatrizes e máquinas para processos de soldagem.

Processos de Produção Mecânica, Ensaios dos Materiais, Metalurgia dos Materiais Ferrosos e Não Ferrosos, Ciência dos Materiais: aulas teóricas e práticas em laboratórios, com utilização de computadores, microscópios e fornos.

Matemática Aplicada, Gestão da Qualidade, Gestão Industrial, Ética Profissional, Segurança e Meio Ambiente: aulas expositivas.

Desenvolvimento e Viabilidade de Projetos: aulas expositivas e práticas em laboratórios de informática, CAD, CNC, CAM e oficina mecânica.

Estão previstas, na organização curricular do referido curso, 200 (duzentas) horas de prática profissional. Estas horas deverão ser realizadas pelo aluno por meio de experiências profissionais correlatas à área do curso (trabalho formal) ou por estágio profissional, conforme Lei nº 11.788/2008 e Deliberação CEE nº 87/2009. São obrigatórias para a conclusão do curso e emissão do diploma.

A documentação comprobatória dessa prática profissional deverá ser entregue pelo aluno durante o período de realização do curso ou após o seu encerramento, no prazo máximo de um ano.

As normas gerais da prática profissional estão estabelecidas em regulamento interno denominado “Regulamento de Prática Profissional”, disponível para consulta à comunidade escolar.

O Curso Técnico em Mecânica dispõe das seguintes instalações nas quais são desenvolvidas as atividades educacionais:
• Salas de aula
• Salas de aula com recursos de multimídia.
• Sala de Desenho Técnico.
• Laboratório de CAD e CAE.
• Laboratório de CNC e CAM.
• Laboratório de Manufatura Integrada por Computador – CIM.
• Laboratório de Automação Industrial e Robótica.
• Laboratório de Eletroeletrônica.
• Laboratório de Metrologia.
• Oficina mecânica, usinagem e soldagem.
• Laboratórios de informática.
• Programas e aplicativos diversos.
• Auditório para palestras.
• Teatro para palestras e congressos.
• Rede de bibliotecas interativas.
• Acessibilidade para portadores de necessidades especiais.
• Laboratório de Ensaios Metalográficos
• Laboratório de Fundição e Tratamento Térmico

Biblioteca
A biblioteca atende, simultaneamente, os alunos do Ensino Médio, do Curso Técnico em Mecânica e do curso superior do Centro Educacional Salvador Arena, tendo em vista sua perspectiva profissional e sua formação permanente. Ela tem como uma de suas propostas fundamentais colaborar nos projetos pedagógicos e culturais dos cursos, trabalhando em parceria com os professores, promovendo campanhas de incentivo à leitura e auxiliando nas pesquisas acadêmicas.
O acervo geral é especializado, composto por livros, folhetos, periódicos, materiais audiovisuais e multimídia, ou seja, materiais voltados à formação profissional contemplada pelos cursos mantidos pela instituição. Os equipamentos, salas de estudo e o atendimento diferenciado viabilizam a autonomia face aos dispositivos existentes.
Todo o material produzido pelos alunos do curso superior (TCCs) ficam disponíveis para consulta na biblioteca.

Atendimento
De segunda a sexta-feira, das 7h às 23h.
Sábados, das 7h30 às 11h30.

O processo seletivo do Curso Técnico em Mecânica ocorre semestralmente.
As vagas são destinadas aos candidatos aprovados no processo seletivo, que tenham concluído o Ensino Médio e que não tenham curso superior (sem limite de idade).
As informações para os processos seletivos são divulgadas em meados de abril e setembro de cada ano.
Consulte o site regularmente para obter todas as informações desejadas sobre o curso.

Quer saber mais sobre as novidades do curso e processo seletivo? Cadastre seu e-mail!