Logo CEFSA

FACEBOOK CTM   FACEBOOK FTT

Fundamental I

O objetivo geral do Ensino Fundamental I é o desenvolvimento integral da criança nos aspectos físico, psicológico, intelectual, social e cognitivo. A prática adotada pelo Colégio é fundamentada na articulação dos conteúdos das áreas de Ciências Sociais e Naturais, das noções Lógico-Matemáticas e das Linguagens, compreendendo a importância do desenvolvimento de competências e habilidades específicas a cada série / ano escolar.

Período integral: das 7h50 às 15h45, de segunda a sexta-feira;
Sábados: das 7h45 às 11h20 – aulas de reforço e de recuperação.

Material didático

O uso do material didático permite o desenvolvimento da sequência de conteúdos definidos para cada nível, levando em consideração os objetivos e expectativas de aprendizagem para cada série/ano e seus respectivos ciclos, visando uma proposta curricular progressiva.

Componentes diversificados

Filosofia
A criança vivencia o meio social e natural no qual está inserida e, durante esse processo, sofre influências das demais pessoas com as quais convive. Nesse momento, estão se desenvolvendo nela conceitos de valores, relações, de aproximações sucessivas, bem como da formação de sua identidade. É um período que deve ser bem articulado para a descoberta de si e do outro, incentivando o aprimoramento nas relações interpessoais e visando um processo de socialização para o desenvolvimento de sua subjetividade.

Educação física
Conhecer e cuidar do próprio corpo, reconhecendo-o como elemento integrante do ambiente, estabelecendo relações equilibradas, construtivas e cooperativas com seus semelhantes, respeitando características físicas e de desempenho de si próprio e dos outros, sem discriminar seus colegas em razão de suas características pessoais, físicas, sexuais ou sociais são alguns dos principais objetivos desta disciplina. Além disso, a Educação Física procura fazer com que os docentes adotem hábitos de higiene, de alimentação e a prática de atividades corporais, relacionando-os com os efeitos sobre a própria saúde, tendo autonomia na elaboração das atividades e sua manutenção de modo a interagirem para a melhoria da saúde coletiva.

Agricultura
Esta disciplina tem como proposta oferecer conhecimentos e noções básicas de cultivo de plantas e criação de animais, valorizando a agricultura como prática de sobrevivência humana, assim como o desenvolvimento do país e a preservação do meio ambiente.

Inglês
Tendo em vista que a língua inglesa está diretamente inserida no mundo atual e presente no nosso dia-a-dia, é importante que a criança entre em contato com o seu ensino desde as séries iniciais do EF I. Portanto, o objetivo do ensino da língua estrangeira, neste ciclo, é apresentar ao aluno a nova língua, levando-o a utilizá-la de forma significativa, promovendo a formação de uma atitude positiva em relação à aprendizagem de idiomas.

Música
O objetivo geral desta modalidade é desenvolver na criança o prazer de ouvir e apreciar música. A musicalização infantil é um poderoso instrumento que desenvolve, na criança, além da sensibilidade à música, qualidades como: concentração, coordenação motora, socialização, acuidade auditiva, respeito a si próprio e ao grupo, destreza de raciocínio, disciplina pessoal, equilíbrio emocional e inúmeros outros atributos que colaboram para a formação do indivíduo.

Cerâmica
Os objetivos gerais da disciplina de cerâmica são: propiciar aos alunos o conhecimento sobre Cerâmica, a partir de sua matéria-prima, a argila; ensinar sobre as técnicas de modelagem, decoração e pintura na argila e associar as manifestações artísticas e culturais  às características básicas da cerâmica.

Oficina
Esta disciplina extracurricular tem o objetido de desenvolver no aluno a capacidade de se apropriar de ideias, procedimentos, conceitos, habilidades e atitudes que possam contribuir para a interpretação e resolução de problemas do cotidiano, tendo em vista o mundo tecnológico em que vivemos.

Informática
As aulas de Informática têm como seu principal objetivo, além de complementar as atividades propostas e desenvolvidas em sala de aula, a disponibilização dos seus recursos como ferramenta pedagógica, auxiliando os alunos no aprendizado dos diversos componentes curriculares.

Arte
A disciplina de educação artística tem como objetivo principal propiciar o desenvolvimento dos conceitos e valores relacionados às artes, que caracterizam um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas: por meio da sensibilidade, da percepção, da reflexão e da imaginação. Aprender arte envolve a elaboração de trabalhos artísticos, bem como a apreciação e reflexão sobre eles. Significa, também, conhecer, apreciar e refletir sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas individuais e coletivas de culturas e épocas distintas.

Modelismo
Entre os objetivos desta disciplina, destacam-se: realizar atividades que levem o aluno a relacionar o fazer com o conhecimento adquirido; dar oportunidade aos alunos de vivenciarem atividades propostas, materiais e saberes relacionados à confecção de objetos em escala; dar subsídios a outras disciplinas e trabalhar informações e conteúdos de outras áreas.

O Ensino Fundamental I ocupa as instalações dos blocos 1, 2 e 3.

Bloco 1:
• Quatro salas de aula
• Oficina de Cerâmica
• Banheiros para alunos (masculino e feminino)
• Pátio descoberto

Bloco 2:
• Cinco salas de aula
• Oficina de Modelismo
• Oficina de educação artística
• Biblioteca interativa
• Banheiros para alunos (masculino e feminino)
• Pátio coberto

Bloco 3:
• Cinco salas de aula
• Oficina de Geografia
• Oficina de Matemática
• Laboratório de Informática
• Oficina
• Banheiros para alunos (masculino e feminino)

Biblioteca

A Biblioteca do Ensino Fundamental I tem como objetivo o desenvolvimento de aprendizagens relativas ao acesso e uso de informações, mediando e incentivando o desenvolvimento de atitudes, habilidades e competências que permitam a autonomia na construção do conhecimento. Para isto, conta com um acervo diversificado e atualizado, bem como um ambiente lúdico que favorece o desenvolvimento cognitivo e a convivência.

Atendimento

De segunda a sexta-feira, das 7h às 15h40.
Existem horários fixos que são destinados aos projetos, leitura e empréstimos, alguns agendados para pesquisa de acordo com a necessidade do professor e outros utilizados para a organização do espaço, a separação de materiais para a pesquisa e a realização de reuniões com a coordenação.

A biblioteca permanece aberta no horário do almoço, para que os alunos tenham a oportunidade de utilizar seu espaço para a leitura e a pesquisa.

Ensino Fundamental  I e II – somente  para vagas remanescentes, do 3º ao 8º Ano.

O processo seletivo de vagas remanescentes para o Ensino Fundamental é realizado quando há disponibilidade de vagas, do 3º ao 8º Ano,  decorrentes de desligamento de alunos do Colégio. Todas as informações e critérios são divulgados em Edital, ao final de dezembro e meados de janeiro.

Consulte regularmente o site, no período acima referido, para obter as informações desejadas a respeito dos cursos.

Para receber um email de aviso quando as inscrições para o processo seletivo forem abertas, cadastre seu email abaixo:

E-mail: