Logo CEFSA
Ensino Médio

Atendendo ao disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e aos princípios que regem as políticas para as unidades Educacionais da Fundação Salvador Arena, o Ensino Médio é considerado uma etapa básica do processo educacional por assegurar aos jovens, de forma articulada, o acesso à cidadania plena.

No Ensino Médio do Colégio Termomecanica prioriza-se a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico dos jovens, por meio da aquisição de competências e habilidades, que lhes permitam buscar e gerar informações utilizando-as adequadamente de acordo com as necessidades impostas, sendo, portanto, gestores do próprio conhecimento.

Matutino
– das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira;
Sábados, das 7h45 às 11h20 – aulas de reforço e recuperação;

Vespertino – das 13h15 às 19h15, de segunda a sexta-feira;
Sábados, das 7h45 às 11h20 – aulas de reforço e recuperação;

Extracurricular

A proposta do Colégio visa à formação integral do educando, fazendo com que ele tenha acesso ao conhecimento contextualizado com o momento em que vivemos.

Dessa forma, através de atividades extracurriculares, eventos planejados e promovidos durante o ano letivo, busca-se proporcionar ao aluno a formação cultural e o desenvolvimento da capacidade de integração ao meio em que ele está inserido. Entre eles, destacam-se: saídas pedagógicas para estudo do meio, eventos culturais, apresentações de peças e shows teatrais, apresentações musicais, fórum de profissões, campeonatos, atividades e treinamentos esportivos.

Na grade diversificada, contamos com as disciplinas de: Inglês e Espanhol, além de aulas semanais em laboratórios específicos das disciplinas de Química, Física e Biologia.

As visitas referentes às saídas de estudo do meio são agendadas de acordo com a faixa etária dos alunos e dos conteúdos programáticos desenvolvidos com as turmas, visando ampliar os conceitos transmitidos nas aulas.

O Setor de Orientação Educacional tem como principal objetivo acompanhar o desenvolvimento dos educandos e orientá-los nos diversos aspectos relacionados à aprendizagem: profissional, comportamental, cognitivo, social e familiar. Este acompanhamento deve auxiliar o docente na construção de um caminho reflexivo e promover seu aprendizado por intermédio da interação com o meio. O orientador educacional não é apenas um aplicador de sanções e punições. Ele deve colaborar também com a disciplina da escola, analisando, junto à equipe pedagógica e disciplinar, os problemas que aparecem, sugerindo soluções cabíveis e de caráter preventivo, para que o processo educacional e formativo ocorra da melhor maneira possível.

O Ensino Médio dispõe das seguintes instalações nas quais são desenvolvidas as atividades educacionais:
• Salas de aulas
• Salas de artes
• Laboratório de Informática
• Laboratório de Química
• Laboratório de Biologia
• Laboratório de Geografia
• Laboratório de Física
• Laboratório de línguas
• Biblioteca interativa
• Auditório
• Teatro Engenheiro Salvador Arena
• Ginásios poliesportivos
• Quadras poliesportivas
• Estádio Olímpico Bronze TM23
• Conjunto aquático (piscinas aquecidas)

Biblioteca
A biblioteca atende simultaneamente os alunos do Ensino Médio e Superior do Centro Educacional da Fundação Salvador Arena proporcionando perspectiva profissional e de formação permanente, colaborando nos projetos pedagógicos e culturais do ciclo, trabalhando em parceria com os professores, promovendo campanhas de incentivo à leitura e auxiliando nas pesquisas acadêmicas. O acervo geral é especializado, composto por livros, folhetos, periódicos, materiais audiovisuais e multimídia. É composto por materiais voltados à formação profissional contemplada pelos cursos mantidos pela instituição. Os equipamentos, salas de estudo e o atendimento diferenciado viabilizam a autonomia face aos dispositivos existentes. Todo o material produzido pelos alunos do curso superior (TCCs) ficam disponíveis para consulta na biblioteca.

Atendimento
De segunda a sexta-feira, das 7h às 23h.
Sábados, das 8h às 12h.

O processo seletivo ocorre apenas para a 1ª Série do EM por meio de vestibulinho. As informações para as inscrições são divulgadas entre meados do mês de setembro e início de outubro. Consulte regularmente o site do CEFSA para obter as informações desejadas sobre o curso.

Para receber um email de aviso quando as inscrições para o processo seletivo forem abertas, cadastre seu email abaixo:

E-mail: