Logo CEFSA

FACEBOOK CTM   FACEBOOK FTT

Educação Infantil

Na Educação Infantil, o Colégio Termomecanica busca oferecer condições para que o desenvolvimento da identidade e da autonomia ocorram de forma didática e efetiva, criando assim condições para que crianças e adolescentes descubram novos conhecimentos, sentimentos, valores, ideias e costumes, por meio de estratégias de aprendizagem, ambientes e espaços diferenciados, o que gera uma maior interação entre os alunos e os profissionais de ensino, proporcionando um melhor aprendizado.

Com ambientes especialmente projetados para atender as necessidades dos docentes com toda a segurança, e contando com corpo docente e equipe técnico-pedagógica altamente qualificados e material pedagógico adequado, são oferecidas todas as condições para que a criança construa uma imagem positiva de si e utilize diferentes linguagens, entre elas, a corporal, a musical, a plástica, a oral e a escrita, construindo a possibilidade de ampliar suas relações sociais de maneira harmoniosa.

Período integral, das 7h50 às 15h45, de segunda a sexta-feira;
Sábados, das 7h45 às 11h20 – aulas de reforço e de recuperação.

Material didático

O uso do material didático permite o desenvolvimento da sequência de conteúdos definidos para cada nível, levando em consideração os objetivos e expectativas de aprendizagem para cada série/ano e seus respectivos ciclos, visando uma proposta curricular progressiva.

Com o intuito de proporcionar uma aprendizagem significativa, são utilizadas as mais variadas estratégias de ensino com o apoio de materiais manipulativos, jogos, recursos audiovisuais, pesquisas, atividades lúdicas, entre outras.

Componentes Diversificados

Filosofia
A criança vivencia o meio social e natural no qual está inserida e, durante esse processo, sofre influências das pessoas com as quais convive. Nesse momento, ela está desenvolvendo conceitos de valores, relações, de aproximações sucessivas, bem como da formação de identidade. É um período que deve ser bem articulado, para a descoberta de si e do outro, incentivando o desenvolvimento das relações interpessoais e visando um processo de socialização para o desenvolvimento de sua subjetividade.

Educação Física
O objetivo primordial desta disciplina é fazer com que a criança conheça e cuide do próprio corpo, reconhecendo-o como elemento integrante do ambiente, estabelecendo relações equilibradas, construtivas e cooperativas com os outros, respeitando características físicas e de desempenho de si própria e dos outros, sem discriminar os demais colegas em razão de características pessoais, físicas, sexuais ou sociais. Além disso, a disciplina tem por princípio fazer com que os alunos adotem hábitos de higiene, de alimentação e a prática de atividades corporais, relacionando-os com os efeitos sobre a própria saúde, tendo autonomia na elaboração das atividades e sua manutenção e interagindo para a melhoria da saúde coletiva.

Arte
O propósito desta disciplina é propiciar o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas: por meio da sensibilidade, da percepção, da reflexão e da imaginação. Aprender arte implica fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles. Significa, também, conhecer, apreciar e refletir sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas individuais e coletivas de culturas e épocas distintas.

Musicalização
O objetivo geral desta modalidade de ensino é desenvolver na criança o prazer de ouvir e apreciar música. A musicalização infantil é um poderoso instrumento que desenvolve, na criança, além da sensibilidade à música, qualidades como: concentração, coordenação motora, socialização, acuidade auditiva, respeito a si próprio e ao grupo, destreza de raciocínio, disciplina pessoal, equilíbrio emocional e inúmeros outros atributos que colaboram para a formação do indivíduo.

Cerâmica
Os fundamentos da disciplina de cerâmica são: propiciar aos alunos o conhecimento sobre Cerâmica, a partir de sua matéria-prima, a argila; ensinar sobre as técnicas de modelagem, decoração e pintura na argila e associar as manifestações artísticas e culturais com as características básicas deste tipo de arte.

Inglês
Tendo em vista que a língua inglesa está diretamente inserida no mundo atual e presente no nosso dia-a-dia, é importante que a criança entre em contato com o seu ensino desde as séries iniciais do EF I. Portanto, o objetivo do ensino da língua estrangeira, neste ciclo, é introduzir o aluno à nova língua, levando-o a utilizá-la de forma significativa, promovendo a formação de uma atitude positiva em relação à aprendizagem de outros idiomas.

Informática
As aulas de Informática têm como seu principal objetivo, além de complementar as atividades propostas e desenvolvidas em sala de aula, a disponibilização dos seus recursos como ferramenta pedagógica, auxiliando os alunos no aprendizado dos diversos componentes curriculares.

Orientação Educacional- Orientadoras

O Setor de Orientação Educacional tem como principal objetivo acompanhar o processo de desenvolvimento dos educandos e orientá-los em seus diversos aspectos: profissional, afetivo, cognitivo, social e familiar. Este processo visa uma formação integral do aluno, procurando desenvolver nele a melhor qualidade possível das suas relações nas mais diversas dimensões.

Todos os ambientes, mobiliários e outros equipamentos foram projetados e concebidos especialmente para atender as necessidades dos alunos, com os devidos cuidados em termos de segurança e exclusivamente para que os objetivos educacionais sejam alcançados.

A Unidade de Educação Infantil possui:
• Seis salas de aula
• Sala do-faz-de-conta
• Oficina de Educação Artística
• Sala de vídeo
• Dois parques
• Mini quadra
• Pátio coberto
• Biblioteca interativa
• Banheiros adaptados para os alunos
• Refeitório

Biblioteca

A biblioteca da Educação Infantil Salvador Arena atende crianças de 5 anos, promovendo o contato desses docentes de tenra idade com o mundo da leitura, através do livre acesso aos diversos recursos e dispositivos informacionais disponíveis, como: livros, livros-de-pano, livros-brinquedos, DVDs, CDs, fantoches e outros componentes lúdicos, que favorecem o desenvolvimento das aprendizagens nesta faixa etária.

Atendimento

De segunda a sexta-feira, das 7h às 15h40.

Existem horários fixos que são destinados aos projetos, leituras e empréstimos, alguns agendados para pesquisa, de acordo com a necessidade do professor, e outros utilizados para a organização do espaço, a separação de materiais para pesquisa e a participação de reuniões com a coordenação.

Atualmente, o Colégio Termomecanica abre vagas para crianças que irão ingressar no Nível V (fase II da antiga pré-escola) do Curso de Educação Infantil de acordo com a faixa etária divulgada pela escola a cada abertura de processo seletivo.

O Colégio Termomecanica não atende o Maternal.

A divulgação deste processo seletivo ocorre geralmente em meados dos meses de setembro ou outubro de cada ano.As inscrições são realizadas exclusivamente pelo site do Centro Educacional da Fundação Salvador Arena.

Para receber um email de aviso quando as inscrições para o processo seletivo forem abertas, cadastre seu email abaixo:

E-mail: