Logo CEFSA

Brincando como nos tempos da Vovó


segunda-feira, 02 de setembro de 2019 às 1:44

Durante o primeiro semestre de 2019 os alunos do Nível V e do primeiro ano do Fundamental I, realizaram atividades com o objetivo de “despertar o corpo” para brincar, criar e explorar o mundo corporalmente, como fazíamos antigamente, com o intuito de equilibrar o corpo em seus aspectos cognitivos, afetivos e motores.

Este projeto está pautado na psicomotricidade, que pressupõe que um corpo só será bem alfabetizado se os aspectos cognitivos, afetivos e motores estiverem funcionando  como a engrenagem de uma máquina. Dessa forma, o ano começou com um trabalho de “despertar o corpo” por meio das percepções sensoriais. Embora a fase sensorial da criança deva acontecer de maneira intensa dos 0 aos 3 anos, foi resgatado a fase do “corpo vivido”, devido a infância da vida moderna, muitas vezes, não viver adequadamente essa etapa.

Posteriormente, foram propostas brincadeiras, jogos e desafios que aprimorassem habilidades nas crianças obedecendo a mesma ordem da sua maturação cerebral. Foram trabalhadas atividades de tonicidade e equilibração; Num segundo momento foram enfatizadas atividades de noção corporal, noção espaço-temoral e lateralização, finalizado com atividades de coordenação motora grossa e fina.

No mês de agosto o projeto foi encerrado com o convite de uma aula aberta aos familiares, para que conhecessem o projeto e entendessem a importância de incentivar as crianças a brincar corporalmente. Iniciamos a aula com uma roda de conversa com alunos e famílias e finalizamos com um circuito de atividades, onde puderam rolar, andar de pé -de -lata, pular, se equilibrar, competir e trocar momentos de muita alegria e amor.

Confira as fotos: